SóProvas


ID
179350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao planejamento estratégico e aos processos
organizacionais, julgue os itens subsequentes.

Com o mapeamento de processo, é possível estudar o fluxo operacional de cada atividade de uma organização, identificando-se os chamados gargalos produtivos.

Alternativas
Comentários
  • O mapeamento de processos serve justamente para isso. É uma ferramenta de visualização completa e compreensão das atividades executadas num processo, assim como da inter-relação entre os processos existentes na organização. Se fica mais fácil a visualização e o entendimento desses processos, consequentemente o administrador poderá perceber onde está ocorrendo os pontos que limitam a capacidade final de produção.

  • Na atividade de Mapeamento de Processos, levanta-se o fluxo de atividades que permeia pela organização, seguindo a sua passagem por diversos departamentos, áreas e funções, onde gargalos podem ser identificados, e duplicidades de atividades são levantadas.






  • Mapear processo significar estudá-lo e descrevê-lo, com a finalidade de entender o funcionamento e detectar problemas para solucioná-los posteriormente. Esses problemas são os gargalos. Por exemplo: uma máquina que esteja funcionando com apenas 50% da sua capacidade.
    Existe um gargalo que é comumente citado, quando se fala em desenvolvimento brasileiro. É o gargalo logístico: qualidade das estradas, dos portos, ausência de ferrovias e hidrovias. São problemas que “travam” o crescimento, que poderia ser maior. Outro gargalo para o desenvolvimento do Brasil é a corrupção.

    Gabarito: C


    Fonte: Prof. Vinícios O. Ribeiro
    Bons estudos
  • Os "gargalos" são todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção. E por capacidade final de produção devemos entender a quantidade de produtos disponibilizados ao consumidor final em um determinado intervalo de tempo.
  • O MAPEAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS OBJETIVA DETERMINAR A FORMA EM QUE OS INSUMOS RECEBIDOS DE UM FORNECEDOR, SÃO TRATADOS E TRANSFORMADOS EM PRODUTOS QUE SERÃO ENTREGUES AOS CLIENTES (CADEIA CLIENTE/FORNECEDOR). A ESSA TRANSFORMAÇÃO, CHAMADA DE PROCESSO, SÃO ALOCADOS RECURSOS (MATERIAIS, FINANCEIROS, DE PESSOAS, ETC) DESTINADOS A PROMOVER ESSA TRANSFORMAÇÃO COM EFETIVIDADE (EFICIÊNCIA + EFICÁCIA).

     

     

    CESPE: ''O MAPEAMENTO DE UM PROCESSO TEM POR FINALIDADE PROPICIAR A TRANSIÇÃO DE UMA VISÃO ESTÁTICA PARA UM MODELO DINÂMICO QUE POSSIBILITE MELHOR COMPREENSÃO DO PROCESSO''. (CERTO)

     

     

     

    GABARITO CERTO