SóProvas


ID
1793704
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Especialistas dão dicas para pagar contas de começo de ano


     Passada a euforia das compras e viagens de fim de ano, é chegada a hora em que o consumidor precisa lidar com uma série de obrigações financeiras que surgem em todo ano novo. Matrícula, material escolar, IPTU e IPVA estão entre as despesas que pesam no orçamento nessa época.

    Especialistas sugerem que, para quitar seus débitos sem correr o risco de já começar o ano endividado, o consumidor analise cada despesa separadamente e estipule prioridades.

    No começo de 2012, com os juros em alta, o rendimento de aplicações como a poupança e os fundos de renda fixa muitas vezes era superior ao desconto dado no pagamento de IPVA e IPTU à vista. Por isso, no ano passado, parcelar esses impostos era uma interessante opção.

    Ao longo de 2012, porém, os juros caíram e isso teve um forte impacto no rendimento das aplicações. Assim, nesse início de 2013, pode valer a pena sacar o dinheiro investido e pagar as contas à vista.

A presença de especialistas para as dicas mostra que:

Alternativas
Comentários
  • O texto é voltado para os CONSUMIDORES e não para os pais..
    Material escolar e matrícula são apenas exemplos de gastos mas não os únicos tratados pelo texto.

    Na minha opinião, há no mínimo, margem para questionamento sobre esse gabarito.

  • Se ainda dissesse  "ajuda aos pais" seria menos complicado, embora ainda incorreto ao meu ponto de vista.

    "ajuda pelos pais" indica que os pais precisam ajudar os filhos, que estariam com problemas financeiros. Em momento algum, o texto trata desse aspécto.

  • O texto relata que mesmo que tiveram vários gastos de final de ano os pais tem a opção de investir em rendimentos ou pagar as contas a vista no começo de ano então no meu ponto de vista a resposta A seria a correta.

  • Questão de interpretação e a banca não sabe nem usar a regência correta... Ajuda AOS pais e não PELOS pais, para dar algum sentido no gabarito... Lamentável! Deveria ser anulada...

  • Não há nada no texto que sustente o argumento da letra D. Banca Sem noção !!!