-
Teoria do Equilíbrio Organizacional
Postulados básicos desta teoria:
* Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
* Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
* Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;
* As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;
* A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições.
Ou seja, existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.Questão correta.
-
O que eu não tinha entendido dessa questão foi quando ele falou sobre "custos pessoais desembolsados", mas agora entendo que esses custos pessoais desembolsados sejam as contribuições feitas pelos empregados.
-
Eu acertei essa questão apostando na maldade do Cespe em colocar custos pessoais "desembolsados", fazendo uma conotação com o custo financeiro da manutenção de um empregado. Porém trata-se, como o colega já disse, de "custo/trabalho" do colaborador. (Teoria da Equidade)
-
Teoria do Equilíbrio Organizacional
Conceitos básicos desta teoria:
- Incentivos ou alicientes: são os "pagamentos" que a organização faz aos seus participantes (p. ex.: salários, benefícios, prêmios de produção, elogios, promoções, reconhecimento, etc.)
- Utilidade dos incentivos: cada incentivo possui determinado valor de utilidade que varia de um indivíduo para outro.
- Contribuições: são os "pagamentos" que cada participante efetua à organização (p. ex.: trabalho, dedicação, esforço, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.)
- Utilidade das contribuições: é o valor que o esforço de cada indivíduo tem para a organização, a fim de que esta alcance seus objetivos.
Postulados básicos desta teoria: - Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
- Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
- Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;
- As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;
- A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições.
Tipos de participantes Os participantes da organização são todos aqueles que dela recebem incentivos e que trazem contribuições para sua existência. Existem cinco classes de participantes: empregados, investidores, fornecedores, distribuidores e consumidores. Nem todos os participantes atuam dentro da organização, mas todos eles mantém uma relação de reciprocidade com ela.
Fonte: http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/tcomportamental.html
-
Este equilíbrio é uma preocupação constante, já que as organizações precisam obter benefícios com a atuação de seus colaboradores. Para que a relação entre indivíduo e organização seja vista como justa, o indivíduo precisa achar que os custos pessoais para participar dela são equivalentes aos benefícios por ela ofertados.
Gabarito: C
Fonte: Gestão de Pessoas - Ponto dos Concursos
Bons estudos
-
Eu concluir que " os custos pessoais desembolsados" faz uma menção ao trabalho, lealdade, esforço etc... ou seja é contribuição que o trabalhador dar em troca dos incentivos ofertados pela empresa.
Bons estudos!
-
o CESPE é MALA! Na hora que eu li pensei que se tratasse da mesma coisa , por isso marquei errado :(
-
Custos desembolsados foi cruel companheiros !
-
Certo
O Equilíbrio organizacional, em termos de administração
de recursos humanos, ocorre quando as contribuições dadas
pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade,
com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.
Gestão de pessoas - Chiavenato
-
O equilíbrio organizacional ou reciprocidade organizacional ocorre com a coexistência de dois fatores de satisfação:
- Satisfação do indivíduo que espera que as recompensas - materiais e não materiais - sejam maiores que o seu sacrifício empenhado na execução de tarefas.
- Satisfação da organização que espera que as colaborações e o nível de serviço sejam maiores que o custo de se manter o indivíduo na organização.
-
Equilíbrio Organizacional: Relação entre incentivos (pagamentos feitos pela organização) e contribuições (pagamentos feitos pelos indivíduos).
-
vi esta questão em curso da professora Andreia Ribas,ela disse que "custos pessoais desembolsados" foi colocado no sentido dos esforços dos colaboradores,não em sentido de financeiro,creio eu que foi o que gerou mais confusão.
mas eu erraria, sinceramente, na hora da prova.
Graças que foi aqui.
EDITANDO MEU COMENTÁRIO, 14/07/2012
(DAQUI para baixo) Andreia Ribas livro GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSO
• INCENTIVOS (INDUZIMENTOS) são PAGAMENTOS feitos pelaorganização aos seus participantes (salários, prêmios, benefíciossociais,oportunidades de crescimento, segurança no emprego,supervisão
aberta, elogios etc.).
• CONTRIBUIÇÕES são PAGAMENTOS que cada participante efetuaà organização a que está ligado (trabalho, esforço, dedicação,pontualidade, assiduidade, comprometimento etc.).
-
"Custos Pessoais Desembolsados"
Questão típica do CESPE, possuir justificar o gabarito como certo ou errado.
Até quando????????????????
-
"Custos Pessoais", tudo bem: seria o retorno do funcionalismo frente aos benefícios organizacionais, ocorrendo o equilíbrio organizacional. Mas "desembolsados" não possui outra denotação ou conotação senão a financeira. Teria sentido em mencionar que estou desembolsando tempo ou ideias pessoais para o trabalho? Questão válida porque ninguém entrou com recurso.
-
Acredito que uma outra questão ajuda a responder, vejam:
-
concordo com voce Rossini,pelo fato do termo desembolsar deixar a questão com certa dubiedade. o cespe coloca cada termo pra confundir a gente,parece mais questão de interpretação textual.
-
Gab.: Certo
A principio a redação transmite a ideia de que não há proporcionalidade porque o desprendimento é unilateral (só da empresa), mas agora sabendo do gabarito vejo que o examinador queria dizer que os ''custos pessoais desembolsados'' são as contribuições do colaborador à empresa, isto é, sua entrega de competência. Poxa vida, uma boa redação do enunciado ajuda demais na resolução das questões, dessa vez o examinador não foi feliz na escolha de palavras capazes de elucidar sua questão.
-
Os empregados, hoje em dia, não são vistos "apenas" como custos para as organizações, na medida em que utilizam de seus esforços para atingir seus objetivos e os objetivos organizacionais e as organizações contribuem com isso por meio de incentivos salariais, remunerações variáveis, benefícios, etc. Assim, os empregados são vistos como um "investimento", pois utilizam-se dos seu esforços para alcançar os desejos organizacionais e esperam ser recompensados com isso. A teoria do equilíbrio concretiza-se quando essa relação é estável.
CORRETA
-
Agora temos que advinhar o SENTIDO dos termos?
Tá de brincadeira!
-
"Equilíbrio Organizacional e a Rotatividade de Pessoal
A relação entre as pessoas e as organizações se dá pela troca de contribuições e incentivos. Os colaboradores dão contribuições (trabalho, esforço, dedicação, pontualidade, assiduidade e outras) que contribuirão para o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para os colaboradores incentivos (salários, prêmios, benefícios, oportunidades de crescimento, elogios e outros) que proporcionem a realização de seus objetivos pessoais.
Se os incentivos recebidos são diretamente proporcionais às contribuições há o equilíbrio organizacional, que contribui para que os colaboradores permaneçam na organização.
E as organizações só existirão se os incentivos proporcionados aos seus colaboradores forem suficientes para estimulá-los a dar mais e mais contribuições para a empresa. E estas contribuições precisam ser em quantidade bastante para que as organizações se mantenham e possam proporcionar novos incentivos.
Ou seja, há entre os colaboradores e as organizações uma relação de reciprocidade, cada um avalia o que oferece e o que recebe em troca. Quando as expectativas recíprocas são atendidas ocorre uma significativa melhora na relação entre as pessoas e as empresas, mas se as pessoas julgam que o que recebem é menos em relação ao que proporcionam, surge um desiquilíbrio neste sistemae os colaboradores ficam propensos a deixar a organização, como relata Idalberto Chiavenato:"
Fonte: http://flaviofausto.blogspot.com.br/2011/06/causas-da-rotatividade-de-pessoal-parte_19.html
-
Achei a questão incorreta ou mal elaborada,
"Benefícios Ofertados pelas organização" - Incentivos (salários, prêmios, benefícios, oportunidades de crescimento, etc)
"e os custos pessoais DESEMBOLSADOS." - Era pra ser contribuições (trabalho, esforço, dedicação, pontualidade...)
Não se desembolsa trabalho
Não se desembolsa esforço
Não se desembolsa dedicação
Não se desembolsa pontualidade,
O "desembolsado" dá sentido material ao custo pessoal. Materialidade que as contribuições não possuem. Se fosse: custos pessoais exercidos ou só custos pessoais, concordaria com a questão.
Essa é minha humilde opinião
-
CESPE ME AJUDA !!! SE COLOCASSE ENTRE ASPAS AINDA TERIA SENTIDO MAS ASSIM NÃO DA....
" DESEMBOLSADOS" FICA RIDICULO MAS DA PRA ENTENDER
-
Teoria da equidade (ADAMS) - Base - Teoria da comparação social.
Percepção - Há equidade - satisfação motivação para trabalhar.
Não há equidade - Insatisfação - Motivação - para reestabelecer a justiça equidade.
Ocorre quando as pessoas buscam corrigir as situações em que exista injustiça ou desigualdade por acreditarem nos valores pessoais de justiça nas relações sociais para o trabalho.
-
Teoria do equilibrio organizacional= proporionalidade empregado x empregador
1 - empresa: paga salário, benefícios....= desembolsa custos organizacionais
2 - Presta serviço = desembolsa custos pessoais
o prolema está na palavra desembolsa custos pessoais ------------cespe, sendo cespe!!!!
-
"Custos pessoais desembolsados" é uma expressão infeliz (e proposital?) usada pelo CESPE para designar as contribuições dos funcionários, ou seja, esforço, persistência, desempenho, motivação, resiliência, etc.
Lembrando que a Teoria do Equilíbrio Org. diz que a participação na empresa continua se as recompensas ou incentivos recebidos são iguais ou maiores que as contribuições realizadas pelos colaboradores.
-
Exatamente. O equilibrio org é quando a relação de troca entre empresa <---> participante é proporcional. A empresa dá os incentivos e os participantes retribuem por meio de contribuições .
Por ex. A empresa oferece ao mercado uma caneta boa e barata (incentivo) e o consumidor retribui consumindo a caneta. Este capital vai retroalimentar o sistema, oferecendo condições para a empresa continuar com o incentivo. Esta é uma situação de equilibrio organizacional.
-
Ari Carvalho,seja bem-vindo ao mundo dos estudiosos,adapte-se.
GABARITO: CERTO
Questão totalmente correta. Equilíbrio organizacional é quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis com quantidades e qualidades com as repectivas recompensas ofertadas pela organização,neste contexto: equilíbrio=proporção.
Abraços.