SóProvas


ID
179392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas
organizações.

O gerente consegue o equilíbrio organizacional, no que tange à gestão de pessoas, quando existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Equilíbrio Organizacional

    Postulados básicos desta teoria:

    * Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
    * Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
    * Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;
    * As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;
    * A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições.

    Ou seja, existe proporcionalidade entre os benefícios ofertados pela organização e os custos pessoais desembolsados.Questão correta.

  •  O que eu não tinha entendido dessa questão foi quando ele falou sobre "custos pessoais desembolsados", mas agora entendo que esses custos pessoais desembolsados sejam as contribuições feitas pelos empregados.

  • Eu acertei essa questão apostando na maldade do Cespe em colocar custos pessoais "desembolsados", fazendo uma conotação com o custo financeiro da manutenção de um empregado. Porém trata-se, como o colega já disse, de "custo/trabalho" do colaborador. (Teoria da Equidade)
  • Teoria do Equilíbrio Organizacional
    Conceitos básicos desta teoria:

    • Incentivos ou alicientes: são os "pagamentos" que a organização faz aos seus participantes (p. ex.: salários, benefícios, prêmios de produção, elogios, promoções, reconhecimento, etc.)
    • Utilidade dos incentivos: cada incentivo possui determinado valor de utilidade que varia de um indivíduo para outro.
    • Contribuições: são os "pagamentos" que cada participante efetua à organização (p. ex.: trabalho, dedicação, esforço, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.)
    • Utilidade das contribuições: é o valor que o esforço de cada indivíduo tem para a organização, a fim de que esta alcance seus objetivos.
    Postulados básicos desta teoria:
    • Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
    • Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
    • Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os incentivos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos;
    • As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes;
    • A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em qualidade bastante para induzirem os participantes à prestação de contribuições.
    Tipos de participantes

    Os participantes da organização são todos aqueles que dela recebem incentivos e que trazem contribuições para sua existência. Existem cinco classes de participantes: empregados, investidores, fornecedores, distribuidores e consumidores. Nem todos os participantes atuam dentro da organização, mas todos eles mantém uma relação de reciprocidade com ela.
    Fonte: http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/tcomportamental.html

  • Este equilíbrio é uma preocupação constante, já que as organizações precisam obter benefícios com a atuação de seus colaboradores. Para que a relação entre indivíduo e organização seja vista como justa, o indivíduo precisa achar que os custos pessoais para participar dela são equivalentes aos benefícios por ela ofertados.
    Gabarito: C
    Fonte: Gestão de Pessoas - Ponto dos Concursos
    Bons estudos

  • Eu concluir que " os custos pessoais desembolsados" faz uma menção ao trabalho, lealdade, esforço etc... ou seja é contribuição que o trabalhador dar em troca dos incentivos ofertados pela empresa.

    Bons estudos!
  • o CESPE é MALA! Na hora que eu li pensei que se tratasse da mesma coisa , por isso marquei errado :(
  • Custos desembolsados foi cruel companheiros !
  • Certo
    O Equilíbrio organizacional, em termos de administração
    de recursos humanos, ocorre quando as contribuições dadas
    pelos colaboradores são compatíveis em quantidade e qualidade,
    com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.

    Gestão de pessoas - Chiavenato

  • O equilíbrio organizacional ou reciprocidade organizacional ocorre com a coexistência de dois fatores de satisfação:



    - Satisfação do indivíduo que espera que as recompensas - materiais e não materiais - sejam maiores que o seu sacrifício empenhado na execução de tarefas.

    - Satisfação da organização que espera que as colaborações e o nível de serviço sejam maiores que o custo de se manter o indivíduo na organização.

  • Equilíbrio Organizacional: Relação entre incentivos (pagamentos feitos pela organização) e contribuições (pagamentos feitos pelos indivíduos).
  • vi esta questão em curso da professora Andreia Ribas,ela disse que "custos pessoais desembolsados" foi colocado no sentido dos esforços dos colaboradores,não em sentido de financeiro,creio eu que foi o que gerou mais confusão.
    mas eu erraria, sinceramente, na hora da prova. 
    Graças que foi aqui.

    EDITANDO MEU COMENTÁRIO, 14/07/2012 
    (DAQUI para baixo) Andreia Ribas livro GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSO

    INCENTIVOS (INDUZIMENTOS) são PAGAMENTOS feitos pelaorganização aos seus participantes (salários, prêmios, benefíciossociais,oportunidades de crescimento, segurança no emprego,supervisão

    aberta, elogios etc.).

    CONTRIBUIÇÕES são PAGAMENTOS que cada participante efetuaà organização a que está ligado (trabalho, esforço, dedicação,pontualidade, assiduidade, comprometimento etc.).


  • "Custos Pessoais Desembolsados"

    Questão típica do CESPE, possuir justificar o gabarito como certo ou errado.

    Até quando????????????????

  • "Custos Pessoais", tudo bem: seria o retorno do funcionalismo frente aos benefícios organizacionais, ocorrendo o equilíbrio organizacional. Mas "desembolsados" não possui outra denotação ou conotação senão a financeira. Teria sentido em mencionar que estou desembolsando tempo ou ideias pessoais para o trabalho? Questão válida porque ninguém entrou com recurso.

  • Acredito que uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais.

    GABARITO: CERTA.

  • concordo com voce Rossini,pelo fato do termo desembolsar deixar a questão com certa dubiedade. o cespe coloca cada termo pra confundir a gente,parece mais questão de interpretação textual. 

  • Gab.: Certo

    A principio a redação transmite a ideia de que não há proporcionalidade porque o desprendimento é unilateral (só da empresa), mas agora sabendo do gabarito vejo que o examinador queria dizer que os ''custos pessoais desembolsados'' são as contribuições do colaborador à empresa, isto é, sua entrega de competência. Poxa vida, uma boa redação do enunciado ajuda demais na resolução das questões, dessa vez o examinador não foi feliz na escolha de palavras capazes de elucidar sua questão.

  • Os empregados, hoje em dia, não são vistos "apenas" como custos para as organizações, na medida em que utilizam de seus esforços para atingir seus objetivos e os objetivos organizacionais e as organizações contribuem com isso por meio de incentivos salariais, remunerações variáveis, benefícios, etc. Assim, os empregados são vistos como um "investimento", pois utilizam-se dos seu esforços para alcançar os desejos organizacionais e esperam ser recompensados com isso. A teoria do equilíbrio concretiza-se quando essa relação é estável.

    CORRETA
  • Agora temos que advinhar o SENTIDO dos termos?

    Tá de brincadeira!

  • "Equilíbrio Organizacional e a Rotatividade de Pessoal

     

    A relação entre as pessoas e as organizações se dá pela troca de contribuições e incentivos. Os colaboradores dão contribuições (trabalho, esforço, dedicação, pontualidade, assiduidade e outras) que contribuirão para o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para os colaboradores incentivos (salários, prêmios, benefícios, oportunidades de crescimento, elogios e outros) que proporcionem a realização de seus objetivos pessoais.

    Se os incentivos recebidos são diretamente proporcionais às contribuições há o equilíbrio organizacional, que contribui para que os colaboradores permaneçam na organização.

    E as organizações só existirão se os incentivos proporcionados aos seus colaboradores forem suficientes para estimulá-los a dar mais e mais contribuições para a empresa. E estas contribuições precisam ser em quantidade bastante para que as organizações se mantenham e possam proporcionar novos incentivos.

    Ou seja, há entre os colaboradores e as organizações uma relação de reciprocidade, cada um avalia o que oferece e o que recebe em troca. Quando as expectativas recíprocas são atendidas ocorre uma significativa melhora na relação entre as pessoas e as empresas, mas se as pessoas julgam que o que recebem é menos em relação ao que proporcionam, surge um desiquilíbrio neste sistemae os colaboradores ficam propensos a deixar a organização, como relata Idalberto Chiavenato:"

    Fonte: http://flaviofausto.blogspot.com.br/2011/06/causas-da-rotatividade-de-pessoal-parte_19.html

  • Achei a questão incorreta ou mal elaborada,

     

    "Benefícios Ofertados pelas organização" - Incentivos (salários, prêmios, benefícios, oportunidades de crescimento, etc)

     

    "e os custos pessoais DESEMBOLSADOS." - Era pra ser contribuições (trabalho, esforço, dedicação, pontualidade...)

    Não se desembolsa trabalho

    Não se desembolsa esforço

    Não se desembolsa dedicação

    Não se desembolsa pontualidade,

    O "desembolsado" dá sentido material ao custo pessoal. Materialidade que as contribuições não possuem. Se fosse: custos pessoais exercidos ou só custos pessoais, concordaria com a questão.

     

    Essa é minha humilde opinião

  • CESPE ME AJUDA !!! SE COLOCASSE ENTRE ASPAS AINDA TERIA SENTIDO MAS ASSIM NÃO DA....

    " DESEMBOLSADOS" FICA RIDICULO MAS DA PRA ENTENDER

  • Teoria da equidade (ADAMS) - Base - Teoria da comparação social.

    Percepção - Há equidade - satisfação motivação para trabalhar.

    Não há equidade - Insatisfação - Motivação - para reestabelecer a justiça equidade. 

    Ocorre quando as pessoas buscam corrigir as situações em que exista injustiça ou desigualdade por acreditarem nos valores pessoais de justiça nas relações sociais para o trabalho. 

     

  • Teoria do equilibrio organizacional= proporionalidade empregado x empregador

    1 - empresa: paga salário, benefícios....= desembolsa custos organizacionais

    2 - Presta serviço = desembolsa custos pessoais

    o prolema está na palavra desembolsa custos pessoais ------------cespe, sendo cespe!!!!

  • "Custos pessoais desembolsados" é uma expressão infeliz (e proposital?) usada pelo CESPE para designar as contribuições dos funcionários, ou seja, esforço, persistência, desempenho, motivação, resiliência, etc.

     

    Lembrando que a Teoria do Equilíbrio Org. diz que a participação na empresa continua se as recompensas ou incentivos recebidos são iguais ou maiores que as contribuições realizadas pelos colaboradores.

  • Exatamente. O equilibrio org é quando a relação de troca entre empresa <---> participante é proporcional. A empresa dá os incentivos e os participantes retribuem por meio de contribuições .

    Por ex. A empresa oferece ao mercado uma caneta boa e barata (incentivo) e o consumidor retribui consumindo a caneta. Este capital vai retroalimentar o sistema, oferecendo condições para a empresa continuar com o incentivo. Esta é uma situação de equilibrio organizacional. 

     

  • Ari Carvalho,seja bem-vindo ao mundo dos estudiosos,adapte-se.

    GABARITO: CERTO

    Questão totalmente correta. Equilíbrio organizacional é quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis com quantidades e qualidades com as repectivas recompensas ofertadas pela organização,neste contexto: equilíbrio=proporção.

    Abraços.