-
O Princípio de Peter, em Administração, pode ser resumido no enunciado:
"
Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência."
-
Princípio de Peter é promover um funcionário até elevá-lo ao seu maior nível de incompetência. Isso pode ser uma deccorrência do recrutamento interno. Como Maria usou o recrutamento externo, essa técnia minimizará o surgimento desse princípio.
-
Marquei errada, pois hora alguma o enunciado dá a entender que o funcionário chegará ao "nível de incompetência".
Também não entendi o seguinte, os comentários anteriores falam que o Princípio de Peter se relaciona com recrutamento interno, mas o enunciado fala em seleção externa.
Alguém pode me explicar melhor?
-
Manoella,
O princípio de Peter, conforme exposto acima, relaciona-se com o recrutamento interno. A questão fala que a gestora decidiu optar pelo recrutamente externo. Logo, essa opção REDUZ a incidência do princípio de Peter. Correto, reduz.
Clareou um pouco?
-
Princípio de Peter, cunhado em 1968 pelo educador canadense Laurence Peter, que afirma: “Em uma hierarquia, todo empregado tende a subir até seu nível de incompetência”. Logo, “com o tempo, todo posto tende a ser ocupado por um funcionário que é incompetente para cumprir seus deveres”.
“Lidar bem com mudanças e situações novas é um indicador mais forte de potencial e desempenho no longo prazo do que apenas inteligência”
-
Efeito de Peter - Frustração proveniente de sucessivos recrutamentos INTERNOS que geram a estagnação do profissional em determinado grau da carreira
-
Uma das desvantagens do recrutamento interno é denominada princípio de Peter. Nesse caso, se o recrutamento interno for administrado incorretamente, pode levar a organização a promover continuamente seus empregados, elevando-os até a posição ou a função em que demonstram o máximo de sua incompetência, ou seja, não apresentam mais capacidade de responder adequadamente às exigências que lhes são impostas.
Questão de Concurso (Cespe/Aneel/Analista Administrativo/2010) Para evitar a ocorrência do “Princípio de Peter”, o gerente de RH deve utilizar o recrutamento interno.
Gabarito: errado. O recrutamento interno propicia a incidência desse princípio
Fonte: Andreia Ribas e Cassiano Salim
-
CERTO
O principio de Peter é uma DESVANTAGEM do
recrutamento INTERNO!
-
VANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO:
● INTRODUZ NOVAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO: TALENTOS, HABILIDADES E EXPECTATIVAS;
● ENRIQUECE O PATRIMÔNIO HUMANO PELO APORTE DE NOVOS TALENTOS E HABILIDADES;
● EXPANSÃO DO CAPITAL INTELECTUAL AO INCLUIR NOVOS CONHECIMENTOS E DESTREZAS;
● RENOVA A CULTURA ORGANIZACIONAL E A ENRIQUECE COM NOVAS ASPIRAÇÕES;
● INCENTIVA A INTERAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO COM O MERCADO DE RECURSOS HUMANOS;
● INDICADO PARA ENRIQUECER INTENSA E RAPIDAMENTE O CAPITAL INTELECTUAL;
● AUMENTO DA INTERAÇÃO DA EQUIPE DA ORGANIZAÇÃO;
● IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS MELHORIAS;
● EVITA A OCORRÊNCIA DO PRINCÍPIO DE PETER.
OU SEJA, EVITA A OCORRÊNCIA DO DENOMINADO PRINCÍPIO DA INCOMPETÊNCIA PROGRESSIVA (PRINCÍPIO DE PETER). SE A MARIA FIZESSE O RECRUTAMENTO INTERNO, ELA ESTARIA PROGREDINDO AS PESSOAS INCOMPETENTES.
NOTEM O QUE DIZ O ENUNCIADO: "Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar."
GABARITO CERTO