SóProvas


ID
1794397
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere que em um Banco de Dados (BD) há duas tabelas: RCLM_CLIENTE (Reclamações de Clientes), com cerca de 30.000 linhas, e TP_MTVO_RCLM (Tipo do Motivo da Reclamação), com 150 linhas, que atendem à área de Ouvidoria de uma organização. Considere ainda que:

− Há uma transação crítica no ambiente online que requer a leitura das duas tabelas em conjunto, pois sempre que recupera uma reclamação, precisa obter a descrição (DS_MTVO) do motivo.

− São cerca de 4.000 usuários concorrentes. Usuários com permissão executam a transação crítica 5 vezes ao dia, em média, sendo que, em uma mesma execução, milhares das linhas da tabela RCLM_CLIENTE são acessadas.

− A tabela de TP_MTVO_RCLM tem perfil estável, quase não há inclusões, alterações e exclusões.

O Administrador, considerando que é necessário que o projeto físico do BD atenda ao requisito de qualidade de “alta performance na execução da transação crítica", propôs, corretamente: 

Alternativas
Comentários
  • Quando tratamos de Tunning de banco de dados, devemos levar em conta que quanto maior for a normalização das tabelas, menor será o desempenho das consultas devido a possíveis junções que deverão ser realizadas para extrair os dados. Desta forma, a literatura destaca que o DBA deverá sempre analisar o custo benefício do Desempenho X Normalização.

     

    Diante disso podemos elimitar as alternaticas A) e C). A alternativa D) está incorreta pois vai de encontro ao que destaquei acima. Ora, se normalizado já é um problema, imagina inseririndo mais tabelas. 

     

    A alternativa D) é absurda pois os dados da tabela TP_MTVO_RCLM são ESTÁVEIS e por isso  não tem impacto no desempenho.

     

    Portanto a alternativa correta é a A).

     

    avante!

  • Como o colega acima pontuou, a desnormalização geralmente aumenta o desempenho. O equívoco da alternativa D está em "primeira forma normal". A primeira forma normal apenas prevê o uso de atributos atômicos (por exemplo, endereço não é atômico porque inclui rua, cidade, CEP etc.). A terceira forma normal trata da ausência de dependência transitiva (o atributo deve depender apenas da chave primária). O atributo de descrição da reclamação, ao ser inserido na tabela RCLM, fere a terceira forma normal, porque depende de outros atributos da referida tabela (são 150 linhas de tipo para 30.000 linhas de reclamações, ou seja, os tipos se repetem e variam de acordo com as reclamações) não apenas na chave primária. GABARITO: B