SóProvas


ID
17944
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Uma empresa que utiliza o COBIT 4.0 como modelo de melhoras práticas para Governança de TI, estabeleceu como meta, até dezembro de 2008, executar um Plano de Ação com o objetivo de elevar o nível de maturidade de seus processos prioritários de 2 para 3. Isso significa que

Alternativas
Comentários
  • Um modelo de maturidade é uma medida que possibilita uma organização a classificar sua maturidade para determinado certo processo de inexistente (0) à otimizado (5).

    Abaixo os níveis existentes e uma breve descrição:

    0 - Inexistente - Não existe controles

    1 - Inicial - Já existe processos, só que não tem documentos, não existe padrões.

    2 - Repetível - Processos padronizados, só que falta documentação, comunicação

    3 - Definido - Os processos são formalizados, existe documentação, treinamento, comunicação definida.

    4 - Gerenciado - Processos em aperfeiçoamentos, já fornecem as boas práticas. Mas falta ferramentas de automação,

    5 - Otimizado - Os processos já estão refinados a partir das melhores práticas identificadas. Já existe institucionalização das melhores práticas.
  • Acrescentando... (achei em um blog, mas não lembro qual!):

    .. o que caracteriza um processo de nível 3, como citado na questão:
    - Procedimentos são padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamento
    - Cabe ao indivíduo seguir esses padrões e é pouco provável que desvios sejam detectados
    - Os procedimentos não são sofisticados, mas apenas formalização de práticas existentes


  • a) nivel 2 para o 3 b) nivel 2 para o 4 c) nivel 4 para o 3 d) nivel 5 para os 3 e 4 e) nivel 1 para o 4
  • 0 inexistente – Completa falta de um processo reconhecido. A empresa nem mesmo reconheceu que existe uma questão a ser trabalhada.

    1 inicial / Ad hoc – Existem evidências que a empresa reconheceu que existem questões e que precisam ser trabalhadas. No entanto, não existe
    processo padronizado; ao contrário, existem enfoques Ad Hoc que tendem a ser aplicados individualmente ou caso-a-caso. O enfoque geral de geren-ciamento é desorganizado.

    2 repetível, porém intuitivo – Os processos evoluíram para um estágio onde procedimentos similares são seguidos por diferentes pessoas fazendo a mesma tarefa. Não existe um treinamento formal ou uma comunicação dos procedimentos padronizados e a responsabilidade é deixado com o indivíduo. Há um alto grau de confiança no conhecimento dos indivíduos e conseqüentemente erros podem ocorrer.

    3 Processo definido – Procedimentos foram padronizados, documentados e comunicados através de treinamento.  É mandatório que esses processos sejam seguidos; no entanto, possivelmente desvios não serão detectados. Os procedimentos não são sofisticados mas existe a formalização das práticas existentes.

    4 Gerenciado e Mensurável – A gerencia monitora e mede a aderência aos procedimentos e adota ações onde os processos parecem não estar funcionando muito bem. Os processos estão debaixo de um constante aprimoramento e fornecem boas práticas. Automação e ferramentas são utilizadas de uma maneira limitada ou fragmentada.

    5 otimizado – Os processos foram refinados a um nível de boas práticas, baseado no resultado de um contínuo aprimoramento e modelagem da
    maturidade como outras organizações. TI é utilizada como um caminho integrado para automatizar o fluxo de trabalho, provendo ferramentas para
    aprimorar a qualidade e efetividade, tornando a organização rápida em adaptar-se.
  • Basta dar uma olhada na "Legendas para o Ranking"