SóProvas


ID
1795201
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em 2011, foi criado o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, pelo Ministério da Saúde. Posteriormente, esse programa transformou-se em Política Nacional de Humanização, com o objetivo de promover

Alternativas
Comentários
  • A humanização é uma outra temática que surge com ênfase no final de 1990 e início dos anos 2000, tendo conseguido legitimidade a partir da 11ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília, em 200038. Em 2001, foi criado o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de promover a cultura de um atendimento humanizado na área da saúde. No governo Lula, o programa transforma-se em Política Nacional de Humanização, ampliando sua área de ação passando a contemplar a gestão e a atenção.
    Os assistentes sociais têm sido chamados para viabilizar, junto com outros trabalhadores da saúde, essa política. Uma das questões fundamentais é ter clareza das diversas concepções de humanização, pois a mesma envolve aspectos amplos que vão desde a operacionalização de um processo político de saúde calcado em valores como a garantiados direitos sociais, o compromisso social e a saúde, passando pela revisão das práticas de assistência e gestão (CASATE; CORRÊA, 2005)

    Parâmetros para a Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Saúde

  • B. A cultura de um atendimento humanizado na área da saúde.

  • Também tinha pensado nisso, mas o artigo 19 não é um ato de improbidade, trata-se de um crime previsto na lei, porém que se refere a uma representação falsa de ato de improbidade contra alguém inocente... Logo, a questão realmente está certa afinal não falou que na lei não há crimes, mas sim sobre os atos de improbidade.