SóProvas


ID
1796686
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É coerente com as razões que levaram à 1ª Grande Guerra Mundial:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E está relacionada à Segunda Guerra Mundial.

  • A) ERRADA:

    Embora a Rússia tenha entrado na guerra, sua situação interna não era das mais favoráveis: constantes crises de fome, superexploração dos trabalhadores (urbanos e rurais), assim como movimentos que contestavam o poder do czar. Nos campos de batalha a situação dos combatentes russos não era melhor, pois os soldados eram obrigados a racionar munição e sofriam com a superioridade bélica dos inimigos – a Rússia não tinha condições financeiras para manter seus soldados na guerra.

    A entrada da Rússia na guerra serviu para acirrar os ânimos entre os opositores do regime czarista. Em 1917 estoura a chamada Revolução Russa e, em outubro deste mesmo ano, após a subida dos bolcheviques ao poder, a Rússia finalmente deixa a guerra.

     

    C) ERRADA:

    A Tríplice Aliança foi estabelecida formalmente em 20 de maio de 1882, em que cada uma das nações garantia apoio às demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes. O objetivo principal era construir uma barreira político-militar que isolasse a França na Europa Ocidental.

    O acordo entre o Império Alemão e o Reino de Itália neste ponto era bem específico afirmando que seu apoio não se estenderia na defesa contra um ataque vindo do Reino Unido.

    A situação da Itália neste acordo, no entanto, era instável na medida em que sua população era desfavorável ao estabelecimento de um acordo com o Império Austro-Húngaro, antigo inimigo do processo de unificação da Itália. Além disso, os territórios da Ístria, do Trentino e da Dalmácia, sob controle da Áustria, tinham também populações italianas (entre outras), e não haviam sido incorporados à Itália unificada.

    Quando estourou a Primeira Guerra Mundial, Áustria-Hungria e Alemanha se viram em guerra com a Tríplice Entente (Império Russo, França e, mais tarde, o Reino Unido). A Itália, tendo prometido apoio às duas primeiras, entrou para o lado da Tríplice Entente contra a Áustria-Hungria em maio de 1915 e contra a Alemanha em agosto de 1916. A justificativa da Itália era de que a Tríplice Aliança era um acordo de defesa enquanto que na ocasião foram os impérios centrais (Alemanha e Áustria-Hungria) os agressores.

     

    D) ERRADA

    A Invasão da Polônia marca o início da Segunda Guerra Mundial na Europa.

  • Letra b

  • Gab B

    As principais razões que levaram a eclodir a primeira guerra mundial foi o rápido desenvolvimento das potências europeias, suas pretensões imperialistas e o nacionalismo exacerbado.

    Os confrontos por territórios estavam ligados ao neocolonialismo que o continente africano vinha sofrendo desde a conferência de Berlim de 1885 cujo evento a Alemanha e Itália não participaram e posteriormente, após se tornarem grandes potências, passou a reivindicarem seus "direitos" como potências.

  • ERRADA: Foi a saída da Rússia e entrada dos EUA...

    CORRETA: O processo de Imperialismo, promovido pelas grandes potências capitalistas da Europa, principalmente França, Inglaterra e Alemanha, gerou conflitos e até confrontos pela disputa de territórios, ao ponto de desencadear a 1ª Guerra.

    ERRADA: Inglaterra, Rússia e França formaram a Tríplice Entente*.

    ERRADA: O item está relacionada a 2ª Guerra Mundial. Porém, o estopim da WW1 ocorreu quando a Áustria-Hungria declarou Guerra à Sérvia em 1914.

  • a) Em 1917, os russos estavam fragilizados após várias derrotas e atravessavam uma crise econômica duríssima, motivo pelo qual optaram por se retirar da guerra. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) A TRÍPLICE ALIANÇA era formada por: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. ITEM INCORRETO.

    d) Em 28 de junho de 1914, Gavrilo Princip, um jovem terrorista, com o apoio da MÃO NEGRA – uma sociedade secreta nacionalista sérvia que almejava a construção da Grande Sérvia –, assassinou o arquiduque Francisco Ferdinando, o que movimentou, apenas seis semanas depois, os exércitos da Europa – dando início à Primeira Guerra Mundial, conflito que também ficou conhecido como a GRANDE GUERRA. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B