"},{"@type":"Answer","text":"Quanto ao uso (Teoria das três idades)
\t
\t\tArquivo corrente (Primeira idade): Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (D.T.A.) de 1996, página 6, é o “conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados”. Essa idade corresponde a produção do documento, sua tramitação, a finalização do seu objetivo e a sua guarda.
\t
\t\tArquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final” (D.T.A. 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.
\t
\t\tArquivo permanente (Terceira idade): “Conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor” (D.T.A. 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.
Olhem essa questão e tirem as suas conclusões. -> Q18842
Até quando as bancas examinadoras irão brincar com a vida de quem se dedica e abstém da família, amigos, lazer........... É complicado a vida de concursando, principalmente quando entá em jogo a vaidade daqueles que elaboram questões mediocres como essa. Quem é que se lasca nessas situações? kkkkkkk
Pessoal, tentando aprofundar a questão, muitas vezes a gente tenta se adaptar à banca.
A lei de 8159/91 que dispõe sobre a política nacional de arquivos, conceitua arquivo corrente e intermediário da seguinte forma:
Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.
§ 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Conclui-se: se até mesmo os arquivos correntes, conforme a lei, podem não ser mais movimentados, quem dirá os intermediários."},{"@type":"Answer","text":"Questão Errada!!!!
" Não são mais Movimentados".... ERRADíssimo.
" Continuam e movimento, mas são utilizados com menos freeqência ".
"},{"@type":"Answer","text":"esse cespe e de mais , nao mais movimentados ou menos movimentados ? discordo dessa parte "},{"@type":"Answer","text":"Os arquivos intermediários tem uso eventual, conservam seu valor primário e tem função consultiva. Porém,não são mais movimentados, visto que essa é uma atividade do protocolo, que só acontece na fase corrente."},{"@type":"Answer","text":"Ao meu ver a questão esta CERTA. Pois a questão diz \"UMAS DAS principais funções do arquivo intermediário é armazenar temporiariamente os documentos que não são mais movimentados\". ou seja, os arquivos podem ser armazenados teporiamente com pouca frequência de uso. OU podem ser armazenados temporariamente sem nehum tipo de movimentação. EU ACHO QUE A PEGADINHA ESTÁ EM \"UMAS DAS\" "},{"@type":"Answer","text":"Pegadinha totalmente desnecessária da banca organizadora! Prejudica mesmo os conhecedores do assunto quando fala "que não são mais movimentados". Pois bem, já estamos acostumados com isso.
Abraço e bons estudos."},{"@type":"Answer","text":"
A questão esta errada
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO: conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequenteque aguardam , em depósito de armazenamento temporário sua destinação final.
"},{"@type":"Answer","text":"
A questao esta deveria ter gabarito \"ERRADO\". É simples. O arquivo intermediário armazena temporariamente os documentos que que são pouco movimentados.
"},{"@type":"Answer","text":"
Errei a questão porque, que eu saiba, a FASE INTERMEDIÁRIA armazena, temporariamente, os documentos com pouco uso ou pouca movimentação. Eu heim!
"},{"@type":"Answer","text":"
Entendi
\n\n
Arquivos intermediario sao sem movimento.causalmente utilizado.
\n\n
Usando essa premissa, ele costuma ficar mais parado que movimentado.
\n\n
Vcs colocaram na cabeca q a utilizacao rara dele supera a inercia.
\n\n
\n\n
Ele fica mais parado que movimentado,entao por que o estranhamento do |sem movimentacao|
\n"},{"@type":"Answer","text":"
Caramba! Tem que tomar muita água para engolir essa.
\r\n\r\n
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Reparei que essa banca (Cespe), gosta de afirmar que arquivos intermediários não são mais usados. Já fiz umas 4 ou 5 questões em que ela disse isso. Mesmo que os aquivos intermediários ainda sejam usados (poucas vezes), o cespe vai dizer que não são mais usados. Se virem isso nas questões, podem marcar que ta certo. Porém, sugiro que resolvam questões antes e tirem suas próprias conclusões antes de marcar na prova, porque é muito triste chegar lá na prova, marcar certo porque lembrou desse meu comentário, e a banca acabar dando a resposta como errada. Repito: façam exercicios antes pra entenderem do que eu to falando.
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
opaaaaaaa mais uma boa resposta pra levar pra prova e mais um possível recurso anotado
\r\n\r\n
ta aqui ohhhhhhh cespe vc disse que intermediário não tem uso... siga macho e mantenha sua posição.
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Cespe infeliz, essa questão está errada, vou ter que fazer um curso para virar vidente, kkkkk.
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Fase Intermediária: documentos menos utilizados ( isso não quer dizer que não são movimentados).
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Passível de anulação, pois os arquivos intermediários são consultados só que não com a mesma frequência dos correntes.
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Questão mal formulada, ou aguardam a eliminação ou recolhimento para o arquivo permanente.
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Depende de qual vai ser a doutrina que a banca usa.
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Intermediário possui uma movimentação limitada, mas possui movimentação, é o que defendem muitos doutrinadores.
\n\n
No entanto Cespe támbem considera que o pouco uso ou nenhum uso pode ser considerado como arquivo intermediário.
\n"},{"@type":"Answer","text":"
Essas questões anteriores a 2013~2014 são BIZONHAS.. A doutrinha majoritaria considera que ainda existe uso SIM, apenas a freqnencia é diminuida!
\r\n\r\n
Ou seja, NAO podemos dizer que a movimentaçao simplesmente nao existe mais. pelo amor de deus
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Questão EEEERRRRAAADDDA !!!!
\r\n\r\n
Arquivo Intermediário = POUCA movimentação.
\r\n\r\n
CESPE faz o que quer mesmo, CAGA em nossas cabeças.
\r\n"},{"@type":"Answer","text":"
Posso responder esta questão 500 vezes sempre vou responder ela como errada.
\n\n
\n"},{"@type":"Answer","text":"
Certo.
\n\n
Uma das principais funções do arquivo intermediário é armazenar temporariamente os documentos que não são mais movimentados.
\n\n
Quando se diz que o documento não está mais em movimentação e a mesma coisa que dizer que não está mais em tramitação, mas que pode ainda assim ser objeto de consulta.
\n\n
Tramitar: Seguir os trâmites, o curso regular para a consecução de algo. ex: \"a petição ainda tramita no ministério\"
\n\n
Cosulta: Busca direta ou indireta de informações.
\n\n
\n\n
\n"},{"@type":"Answer","text":"
macete – movimentação x consulta
\n\n
arquivo corrente
\n\n
- armazena temporariamente os documentos movimentados.
\n\n
- as consultas são frequentes
\n\n
Arquivo intermediário - armazena temporariamente os documentos não mais movimentados.
\n\n
- são menos consultados
\n\n
----------
\n\n
arquivo intermediário – pelo fato de inexistir movimentação, eles são centralizados em local distante, temporariamente. Ainda assim, podem ser consultados ocasionalmente.
\n\n
\n"},{"@type":"Answer","text":"
CERTO
CESPE/MPU/2010 - A fase arquivística, o serviço ou depósito de armazenamento temporário estão associados ao conceito de arquivo intermediário. CERTO
Notem que ''de armazenamento temporário'' se refere à fase arquivística, serviço e depósito. Logo, fica assim:
Arquivo intermediário:
Fase arquivística de armazenamento temporário;
Serviço de armazenamento temporário;
Depósito de armazenamento temporário.
Boa noite! Bons estudos!
"},{"@type":"Answer","text":"
No arquivo intermediário os documentos ainda são movimentados, porém existe pouco movimento, questão merecedora de anulação.
O conceito de ciclo vital dos documentos é uma analogia da vida de um organismo biológico que nasce, vive e morre. Acerca dos arquivos corrente, intermediário e permanente, julgue os itens a seguir.
Uma das principais funções do arquivo intermediário é armazenar temporariamente os documentos que não são mais movimentados.