-
"Algumas Teorias", aff.....
-
FGV baixando o nível aqui...Aff
-
É só lembrar dos lideres democráticos participativos(empodera subordinados) ou democráticoconsultivo(pede opinião para então decidir). O presidente está no topo mandando portanto no gerente(consultivo) que é apenas gestor.
-
Putz...agora o Gerente promove participação e debate!!!
Só não é Profissional de RH porque este não toma decisão final...mas dizer que Gerente promove participação e debate...que é arbrito...coordenar; me parece uma definição melhor para Líder!!!
-
Alternativa C
Dentre as opções, Gerente é o que mais se apróxima das caracteristica de um lider.
Presidente = autoridade, nem toda autoridade tem caracteristica de lider.
RH profissional de gerir pessoas.
Coordenador é o profissional que coordena as rotinas administrativas, o planejamento estratégico e a gestão dos recursos organizacionais, sejam estes: materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos ou humanos.
Tecnico é o que detem o conhecimento tecnico.
-
FGV e seu Mix de administração e LSD!
-
Quem trabalha em call center assim como eu tem um conhecimento na prática da hierarquia de cargos. Uma vez tive problemas com a supervisão e só foi de fato resolvido com o gerente da empresa.
-
Questão do tipo: estava escrito nas estrelas... pois, só se for nelas mesmo!
-
A questão trata da evolução do termo Administração de Recursos Humanos para Gestão de Pessoas.
Para Motta e Vasconcellos (2002), a expressão ARH está sendo deixada de lado pela expressão Gestão de Pessoas ou ainda Gestão de Talentos Humanos. Estudos recentes mostram que o modelo instrumental de Gestão de Pessoas, que valoriza um perfil gerencial mais conservador e burocrático, está sendo progressivamente substituído pelo modelo político, em que o papel do gerente é o de promover a participação e o debate.
Segundo os autores, o gerente deste último modelo é visto como um árbitro, que após ouvir as diversas partes tem a responsabilidade final pela solução a ser adotada. A capacidade de coordenar debates e gerir conflitos e relações interpessoais passa a ser cada vez mais valorizada.
GABARITO: C.
MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. F. Gouveia. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson, 2002.
-
C
-
Não compreendi por qual motivo colocaram decisão final... Compreendi que por ser decisão final teria que ser tomada pela presidência... Complicado.
-
Eu pensei assim, no nível estratégico se tem uma maior habilidade conceitual e como o presidente pertence a esse nível eu eliminei a letra A. O profissional de RH assessora e não toma decisões finais, logo letra B fora. Técnico esta no nível operacional, detentor de habilidades técnicas e Coordenador, coordena suas atividades. Portanto, só sobra o gerente que está no nível tático, no qual predomina habilidades humanas, representada pelas relações interpessoais.
ITEM C
-
Alternativa C
O autor Henry Mintzberg, ao contrário de Robert L. Katz, identificou um maior número de habilidades que um grande administrador deve ter: 8 habilidades que estão relacionadas aos 10 papéis gerenciais criados pelo autor. Espera aí... não são 10 habilidades? Não! Não confunda os papéis com as habilidades. Os papéis é que são em número de 10.
Pois bem! Vejamos as 8 habilidades listadas pelo autor:
• 1. Relacionamento com os colegas – mesmo nível hierárquico;
• 2. Liderança – orientação, motivação, uso da autoridade;
• 3. Resolução de conflitos – produz tensão e exige tolerância;
• 4. Processamento de Informações – habilidades de comunicação;
• 5. Tomar decisões em condições de ambiguidades – saber decidir e lidar com problemas diversos;
• 6. Locação de Recursos – recursos são sempre escassos;
• 7. Empreendedorismo – busca de problemas e oportunidades;
• 8. Introspecção – reflexão e autoanálise.
Já os 10 papéis são os seguintes:
- 1. Representação/Símbolo;
- 2. Líder;
- 3. Contato/Elemento de Ligação.
- 4. Monitor/Coletor;
- 5. Disseminador;
- 6. Porta-voz.
- 7. Empreendedor;
- 8. Solucionador de Distúrbios ou Problemas;
- 9. Alocador ou Administrador de Recursos;
10. Negociador
Prof: Adriel Sá - Gran Cursos