SóProvas


ID
1797469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de classificações orçamentárias, julgue o item seguinte.

Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, incluindo os provenientes de aporte dos proprietários da entidade.

Alternativas
Comentários
  • "A receita é definida na NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro como aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumentos do patrimônio líquido da entidade e que não sejam provenientes de aporte de recursos dos proprietários da entidade."

    Fonte: Resolução 1.412/12 da Norma Brasileira de Contabilidade TG 30 (http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2012/001412)

  • Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, incluindo os provenientes de aporte dos proprietários da entidade.

    ERRADO

  • Receitas: são os aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, EXCETO AQUELES REFERENTE AS CONTRIBUIÇÕES DE DETENTORES DE DIREITOS SOBRE O PATRIMÔNIO.

  • ERRADO

    Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, EXCLUINDO os provenientes de aporte dos proprietários da entidade.

  • GABARITO ERRADO

    Receitas: aumento no ativo ou redução do passivo, resultando em aumento do patrimônio líquido. NÃO PODE CONTAR COM DINHEIRO DOS SÓCIOS.

  • Gabarito: Errado

    Receita é a expressão monetária, validada pelo mercado, do agregado de bens e serviços da entidade, em sentido amplo (em determinado período de tempo), e que provoca um acréscimo concomitante no ativo e no patrimônio líquido, considerado separadamente da diminuição do ativo (ou do acréscimo do passivo) e do patrimônio líquido provocados pelo esforço em produzir tal receita.

    Nessa definição ficam perfeitamente caracterizadas as dimensões básicas da receita:

    I - Está ligada à produção de bens e serviços em sentido amplo;

    II - Embora possa ser estimada pela entidade, seu valor final deverá ser validado pelo mercado;

    III - Está ligada a certo período de tempo;

    IV - Embora se reconheça que o esforço para se produzir receita provoca, direta ou indiretamente, despesas (diminuição do ativo e do patrimônio líquido), não subordina. no tempo, o reconhecimento da receita ao lançamento da despesa.

  • Errado

    CPC 00 (R2)

    Definição de receita e despesa

    4.68 Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.

    4.69 Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.

  • Já dizia o tio Gilson: receita não pode ser dinheiro dos sócios.

  • GAB. ERRADO

    Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, incluindo os provenientes de aporte dos proprietários da entidade.