-
Gabarito: CERTO
-
O modelo político de gestão de pessoas está associado às organizações pós-industriais, ou orgânicas, e diferencia-se do modelo instrumental de gestão de pessoas, associado às organizações industriais ou mecânicas. Este modelo favorece a emancipação dos indivíduos, o seu desenvolvimento político e cognitivo e o seu acesso a uma identidade autônoma na organização
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/raeel/v3n2/v3n2a10
-
-
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.
-
GAB. CERTO
MODELO INSTRUMENTAL
O modelo instrumental é o mais tradicional e concebe a gestão de pessoas como uma questão técnica, sustentada na racionalidade de meios e fins.
Dentre seus principais avanços, estabeleceu os instrumentos técnicos que conhecemos hoje, como as atividades de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e gestão da remuneração.
O modelo advoga o alinhamento entre os objetivos individuais, organizacionais e da sociedade. Busca assim ajustar o desempenho individual e do grupo às expectativas e objetivos da organização.
Neste modelo o conflito é visto como disfuncional e deveria ser evitado. Já as decisões são tomadas nos níveis elevados da organização, na alta cúpula.
Vê os empregados como recursos necessários para atingir seus objetivos e busca a conformidade no comportamento deles.
MODELO POLÍTICO
Já o modelo político encara o conflito como fundamental na gestão de pessoas e deixa de ser evitado.
As pessoas são vistas como atores que buscam a concretização de seus interesses e nem sempre tem necessidades alinhadas com as da organização.
Há a necessidade de integrar os interesses de cada um dos grupos sociais para encontrar uma solução negociada que resultará em um pacto político.
Em resumo, existe uma visão da organização como um processo de construção social, o reconhecimento do conflito existe e a noção de participação e flexibilidade são vistas como importantes.
MODELO ESTRATÉGICO
Finalmente, o modelo estratégico busca o alinhamento entre as práticas e as funções da área de Gestão de Pessoas aos objetivos estratégicos da organização.
De acordo com o modelo estratégico, a missão, a visão, os valores, os objetivos e as metas são elementos que devem nortear e basear as políticas e práticas de gestão de pessoas.
O modelo apresenta a ideia de que os profissionais devem ter uma formação ampla e que a responsabilidade pelos processos de Gestão de Pessoas não pode estar a cargo somente dos profissionais técnicos especializados.
QUESTÃO ''As novas configurações dos sistemas de gestão de pessoas (MODELO ESTRATÉGICO E POLÍTICO) diferem-se das configurações de caráter instrumental (MODELO INSTRUMENTAL) por privilegiarem as iniciativas de trabalho que contribuem para a realização das diretrizes estratégicas organizacionais. CERTO
-
1ª ERA - INDUSTRIAL (1900 - 1950) – MODELO INDUSTRIAL
- ESTRUTURA PIRAMIDAL, CENTRALIZADA, FUNCIONAL, BUROCRÁTICA, RÍGIDA.
- PESSOAS COMO INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO, FORNECEDORES DE MÃO DE OBRA.
- DEPARTAMENTO DE PESSOAL OU DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INDUSTRIAIS.
- SISTEMA FECHADO: FOCADO NOS PROCESSOS INTERNOS E OPERACIONAIS (PRODUÇÃO)
[...]
2ª ERA - NEOCLÁSSICA (1950 - 1990) – MODELO POLÍTICO
- ESTRUTURA MATRICIAL, COM UNIDADES DE NEGÓCIO, FLEXÍVEL, INOVADORA, DINÂMICA; MAS AINDA CENTRALIZADA.
- PESSOAS COMO RECURSOS QUE PRECISAM SER ADMINISTRADOS.
- DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS.
- SISTEMA FECHADO: FOCADO NA DIVISÃO DO TRABALHO, NA ESPECIALIZAÇÃO E NA FORMALIZAÇÃO DA NORMAS.
[...]
3ª ERA - DA INFORMAÇÃO (APÓS 1990) – MODELO ESTRATÉGICO
- ESTRUTURA DESCENTRALIZADA, VIRTUAL, EM REDE, ADHOCRÁTICA, MULTIFUNCIONAL.
- PESSOAS COMO SERES INTELIGENTES E PROATIVOS, PARCEIROS FORNECEDORES DE CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS.
- DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS (ESTRATÉGICO)
- SISTEMA ABERTO: FOCADO NAS VARIÁVEIS DEPENDENTES DO AMBIENTE E DA TECNOLOGIA.
[...]
GABARITO CERTO