-
Em processos seletivos não há como eliminar a subjetividade, pois o fator humano está presente. Existe a possibilidade apenas de reduzir a subjetividade.
-
EU NUNCA ACERTO ESTA QUESTÃO, QUI CHATO
-
Para investigar o comportamento dos indivíduos em uma seleção uma das técnicas mais utilizadas é a entrevista.
Entrevista: Segundo Marras esta objetiva detectar dados e informações dos candidatos a emprego subsidiando a avaliação do processo seletivo em todos os campos descritos no quadro acima. Ela pode ser classificada quanto a sua estrutura de duas maneiras:
a) dirigidas ou estruturada (quando possuem um roteiro definido, preestabelecido)
b) não-estruturada ou livres (sem roteiro definido)
Quando uma organização já tem as suas competências definidas torna-se mais eficaz para o selecionador adotar um esquema de entrevista comportamental com foco emcompetências. Conforme destaca Rabaglio (2001) a entrevista comportamental é estrategicamente estruturada para investigar o comportamento passado da pessoa numa situação similar da competência a ser investigada.
http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=A-Entrevista-Por-Competencia&idc_cad=eigylg04
-
O comentário do Bruno está perfeito. Todas as vezes que falarem em eliminar variáveis que não podem ser controladas, a questão estará errada, pois, apenas, é possível reduzi-las.
-
Segundo Chiavenato:
"Apesar do seu forte componente subjetivo e impreciso, a entrevista pessoal é aquela que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos. Entrevistar é, provavelmente, o método mais utilizado em seleção de pessoal."
Fonte: Gestão de Pessoas - 3 ed - Idalberto Chiavenato.
-
"tendem"
-
Aprendi com o Professor Rafael Ravazzolo que NADA na administração será 100%. Sempre haverá chances de ter alguma porcentagem de subjetividade/incerteza. - Ué, mas e se fizerem uma prova de conhecimentos, o melhor não será recrutado? Também depende...no ramo Privado, por exemplo, não quer dizer grandes coisas. Portanto é Errada a questão pelo fato de não ter como ELIMINAR a subjetividade/incerteza.
-
Não vejo a tendência com ideia absoluta nesta questão.
-
Tender a eliminar é diferente de eliminar. Não concordo, mas segue o jogo.
-
Entrevistas estuturadas: as perguntas são pré-definidas e não podem ser alteradas, ou seja, todos os candiatos recebem os mesmos questionamentos durante a entrevista. Tal tipo de entrevista tem como vantagem permitir a comparação entre os candidatos, mas, como desvantagem, não permite aprofundar assuntos da entrevista com o candidato.
A meu ver, TEEEENDE a eliminar sim a subjetividade.. cespe decide o que quer e o não quer. ://
foooda
GAB ERRADO
-
Perfeito Bruno.
-
ELIMINAR , GARANTIR, PRESCINDÍVEL E IMPRESCINDÍVEL + cespe = Errado.
-
entrevista é justamente para pegar algum dado subjetivo do candidato que possa diferenciá-lo dos demais e decidir sobre a contratação.
-
Entrevistas estruturadas, comportamentais e com base em competências são justamente os tipos de entrevistas mais subjetivas.
-
-
Entrevista é justamente para pegar algum dado subjetivo do candidato que possa diferenciá-lo dos demais e decidir sobre a contratação. Melhor comentário Maris!
-
Entrevistas estruturadas, comportamentais e com base em competências tendem a eliminar a subjetividade dos processos seletivos desde que sejam fundamentadas em expectativas claras de desempenho no trabalho e em critérios objetivos de avaliação.
Esse tipo de questão é pra matar!
"entrevista estruturada" = baseada em um roteiro, as mesmas perguntas pra todos os candidatos
"tendem a eliminar a subjetividade" = em vez de o entrevistador gostar ou nao do papo do candidato, vai procurar e perguntar aquilo que é importante para o cargo e para a empresa.
"fundamentada em critério objetivo de avaliação" = avaliar se o candidato a uma vaga de mecanico de motos conhece de motos em vez de entrar no assunto de futebol ou de pagode versus rock.
Faz todo o sentido, mas oque a banca quer é que se decore que entrevista nao tem como nao ser subjetiva e ponto final.
https://www.dicio.com.br/tender/
Significado de Tender
Como verbo transitivo indireto
-Possuir uma inclinação, aptidão para: sua filha sempre tendia para o piano.
-Ser parecido ou estar próximo de: o vestido listrado tendia para o vermelho.
-Encaminhar; seguir em direção a: seus projetos tendem à falência.
-Destinar-se; ter como objetivo, como motivo: os impostos tendem à falência do consumidor.
-
Não eliminam as subjetividade!
-
Gab: ERRADO
Estaria correta se dissesse que "tendem a minimizar", mas eliminar, não. Impossível!
-
Mesmo que seja bem estruturada e com base em competências, a entrevista nunca deixará de ser subjetiva, por conta do fator humano do entrevistador.