-
Nos processos de validação preditiva e concorrente, procura-se
comparar os resultados da prova a comportamentos exibidos em outras
situações, tomando-se tais comportamentos como definição do que a prova
pretende avaliar – situações e comportamentos que formam o que se
denomina de “critério”. São concepções que relacionam a validade ao uso
que se pretende fazer dos resultados observados na prova.
-
Basicamente a questão tá dizendo isso: vamos ver se a prova aplicada no concurso condiz com o que ele desempenhou. Meio para aferir a eficácia do concurso.
-
Bom, ainda não vi esse tipo de avaliação ser feita. Gabarito: CERTO.
-
Validade preditiva é o grau com que o resultado de um teste (ou medida) prevê o comportamento futuro do indivíduo.
Por exemplo o resultado de um teste de inteligência (QI) pode predizer o sucesso escolar de uma criança.Se guardarmos resultados dos testes de inteligência e os correlacionarmos com os resultados escolares obtidos posteriormente podemos ter uma ideia do grau de concordância das duas medidas.
A própria assertiva serve como um exemplo de Validade Preditiva. CERTO
-
Galera, tudo bem... pode até ser. Mas vai depender muito de como será essa avaliação de desempenho, pois ela pode não ter relação nenhuma com o que foi cobrado no concurso de seleção (mais provável que não)kkk
-
A validade preditiva de provas de conhecimento em concursos públicos pode ser especificada ao se comparar os resultados alcançados pelo candidato nomeado com os escores por ele obtidos em avaliações de desempenho por competência.
O COMANDO DA QUESTÃO NÃO AFIRMOU NADA.
-
Sim, você não está viajando ou ficando doido, esse ESCORE usado pela banca é aquele mesmo SCORE que você fazia nos joguinhos de videogame.
Escore é sinônimo de: placar, contagem, pontuação
Cespe mais uma vez Cespeando da mesma forma que usa becape, saite, leiaute etc.
Gab.: CORRETO
-
A questão tá certinha. Trocando em miúdos a banca disse que o concurso é como se fosse uma avaliação de desempenho por competência. A dimensão da avaliação é validada pela nota que vc tira na prova.
-
Validade de Critério: Estabelece a validade de um instrumento, comprando-o com algum critério externo.
É a eficácia que um teste tem em predizer um determinado desempenho de um sujeito.
O teste, dentro da validade de critério, pode ser um preditor presente ou futuro. Indicadores de rotatividade e de absenteísmo, elementos associados ao comportamento no trabalho, entrevista de seleção, podem ser utilizados para determinar a validade de critério dos procedimentos adotados em processos seletivos.
Determina até que ponto uma técnica de seleção consegue prever com precisão um ou mais elementos importantes do comportamento no cargo.
Existem dois tipos de Validade de Critério: a Preditiva e a Concorrente:
Validade Preditiva: os estudos de validade preditiva são aqueles que possibilitam identificar em que medida os testes aplicados serão capazer de oferecer aos psicólogos, indicadores de comportamentos futuros dos avaliados. O interesse está no desempenho futuro do sujeito. Exemplo: Teste vocacionais, classificação de pessoal. Se propõe a identificar, a partir de um teste, as diferenças futuras.
Validade Concorrente/Simultânea: Aqui a coleta de informações pelo teste a ser validado e a coleta de informações sobre o critério são simultâneas. É a capacidade de um teste diferenciar dois instrumentos, ao mesmo tempo. A validade simultânea consiste em aplicar testes aos funcionários que estejam ocupando determinado cargo. Mais ou menos ao mesmo tempo, também são colhidas as avaliações de desempenho desses funcionários. Os resultados dos testes são correlacionados com a avaliação de desempenho. Se houver uma relação significativa entre o teste e o desempenho, o teste pode ser disponibilizado para uso em futuros processos seletivos.
-