SóProvas


ID
1797973
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 9050:2004 não exige que, até o número total de 10 vagas de estacionamento, sejam reservadas vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoa com deficiência. Já para o número total compreendido entre 11 e 101 vagas, o número de vagas reservadas exigido é de:

Alternativas
Comentários
  • Considerando o disposto no Decreto n° 5.296, de 02 de dezembro de 2004, que regulamenta a Lei n° 10.098/00, para, no art. 25, determinar a reserva de 2 % (dois por cento) do total de vagas regulamentadas de estacionamento para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência física ou visual. 

  • Ana na questão vc nao deve considerar Decreto ou Lei, vc deve considerar a NBR em questão (9050)...

    6.12.3 Previsão de vagas
    O número de vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com
    deficiência deve ser estabelecido conforme tabela 7

    Tabela 7 — Vagas em estacionamento
    Número total de vagas Vagas reservadas
    Até 10 -
    De 11 a 100 1
    Acima de 100 1%

  • Essa incompatibilidade (entre legislação e NBR) foi sanada na revisão de 2015 da NBR9050:


    6.14.3 Previsão de vagas reservadas
    Nos estacionamentos externos ou internos das edificações de uso público ou coletivo, ou naqueles
    localizados nas vias públicas, devem ser reservadas vagas para pessoas idosas e com deficiência.
    Os percentuais das diferentes vagas estão definidos em legislação específica (ver [18] e [20]
    da Bibliografia).

    NOTA As vagas reservadas nas vias públicas são estabelecidas conforme critérios do órgão de trânsito
    com jurisdição sobre elas, respeitada a legislação vigente.

  • A NBR 9050, em 2015, passou a remeter a regulamentação do número de vagas para a Resolução 303 e 304 do CONTRAN (para idosos e deficientes físicos, respectivamente). Veremos que ao final ficará regulamentado a reserva de 5% para idosos e 2% para deficientes.

    RESOLUÇÃO DO CONTRAN 303: 

    Considerando a necessidade de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização do uso de vagas regulamentadas para estacionamento exclusivo de veículos utilizados por idosos;

    Considerando a Lei Federal no 10.741, de 1o de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, que em seu art. 41 estabelece a obrigatoriedade de se destinar 5% (cinco por cento) das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por idosos, resolve:

    .........................................

    RESOLUÇÃO DO CONTRAN 304:

    Considerando a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que dispõe sobre normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, que, em seu art. 7°, estabelece a obrigatoriedade de reservar 2% (dois por cento) das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção;

  • Questão desatualizada, a versão atual da norma exige 2. Portanto, nem adianta justificar dizendo que a questão se refere à norma anterior, pois ela já não é mais válida. Ou seja, não há mais base para a reposta dada como gabarito.