SóProvas


ID
1798369
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A presença do preconceito em relação às pessoas com deficiência, muitas vezes existente na escola, só faz aumentar sua situação de desvantagem criada por essa atitude, assim como, acentuar seu sentimento de incapacidade. No entanto, muitas vezes não é uma situação de preconceito somente, mas a falta de convívio com os diferentes.

Uma das medidas necessárias para que se minimize esta situação é a concretização das determinações contidas na LDB, como 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: a)

    Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
    § 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
    § 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
    § 3º A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos,durante a educação infantil.
    Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do
    desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I currículos,métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
    II terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
    III professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
    IV educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
    V acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
     

  • Acertei a questão mas tenho uma crítica na redação dela: a palavra "integração" foi colocada de forma indevida e deveria ser substituida por "inclusão". 

    Só não marquei ''errado'' pra essa alternativa devido à falta de outra opção, porque as outras são ''muito falsas''.

  • Apesar de especificar na letra da Lei da LDB a resposta do gabarito A na referida questão.... Todas as outras alternativas, penso eu, (que são externas da Lei - LDB) também fazem parte da minimização no aspecto da inclusão escolar. 

  • A alternativa a) traz o termo "integração". A questão trouxe a literalidade da lei. Contudo, sabemos que o pensamento pedagógico atual propõe a inclusão, a despeito da "integração" preconizada no momento histórico do legislador de 1996.

  • A alternativa correta é um exemplo de equipe colaborativa.