SóProvas


ID
1799269
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir, do site da Prefeitura de Curitiba (Secretaria Municipal da Desfesa Social), serve de apoio para a questão.

    Em 1986, A cidade de Curitiba enfrentava um aumento nas depredações em seus “Próprios“ Municipais, despertando a necessidade de se criar um grupo diferenciado, onde proteção a população seria prioridade. Com este intuito, em 17 de julho daquele ano, o Prefeito Municipal, sancionou após aprovação da Câmara Municipal de Curitiba, o Projeto de Lei n.º 56/84, surgindo assim a Lei n.º 6867/1986, que criou o Serviço Municipal de 
Vigilância – VIGISERV. www.curitiba.pr.gov.br

    Avalie as proposições a seguir e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso. 

( ) O vocábulo “depredações" deveria estar grafado assim: “depedrações

( ) O vocábulo “intuito" deveria estar grafado com acento: “intuíto". 

( ) A expressão “Com este intuito..." poderia ser substituída por “Com esta finalidade...", sem prejuízo algum de significado. 
( ) Para obedecer à norma culta da língua portuguesa, o segmento “onde proteção a população seria prioridade." poderia ser, por exemplo, substituído por “cuja finalidade fosse a proteção à população".

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • A grafia intúito, com acento, está incorreta e deve ser evitada.

  • intuito é paroxítona

  • Fiquei confuso pois "finalidade" é muito diferente de "prioridade".

  • despertando a necessidade de se criar um grupo diferenciado, onde proteção a população...

    Um grupo é fisico? Acho que nao.

    Proteção a quem ? à população

    Reescrevendo..

    despertando a necessidade de se criar um grupo diferenciado, em que a proteção à população...

  • Complementando...

    (F) O vocábulo “depredações" deveria estar grafado assim: “depedrações" --> depredação é a grafia correta . Significa ação de natureza destrutiva; aniquilação, devastação.

    (V) A expressão “Com este intuito..." poderia ser substituída por “Com esta finalidade...", sem prejuízo algum de significado. --> intuito = objetivo, finalidade, propósito

    (V) Para obedecer à norma culta da língua portuguesa, o segmento “onde proteção a população seria prioridade." poderia ser, por exemplo, substituído por “cuja finalidade fosse a proteção à população". -->

    Concordo com o Alan Lacerda, mas perceba que essa última apenas quis saber quanto à norma culta, não quanto à diferença de sentido. Por isso ela está correta !

  • Cuidado com que a banca pede, neste caso ela só exigiu do candidato o uso do "onde" e "cuja" na última proposição.

    "(...) despertando a necessidade de se criar um grupo diferenciado, onde proteção a população seria prioridade (...) "

    O "onde" indica um local, o substantivo ao qual se refere é "grupo", neste caso se encaixa adequadamente o "cuja finalidade" mesmo, pois estabelece relação de posse "a finalidade do grupo". Apesar de que eu concordo que deveria ser "cuja prioridade", creio que a banca colocou assim para tentar confundir mesmo.