SóProvas


ID
1799272
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir, do site da Prefeitura de Curitiba (Secretaria Municipal da Desfesa Social), serve de apoio para a questão.

    Em 1986, A cidade de Curitiba enfrentava um aumento nas depredações em seus “Próprios“ Municipais, despertando a necessidade de se criar um grupo diferenciado, onde proteção a população seria prioridade. Com este intuito, em 17 de julho daquele ano, o Prefeito Municipal, sancionou após aprovação da Câmara Municipal de Curitiba, o Projeto de Lei n.º 56/84, surgindo assim a Lei n.º 6867/1986, que criou o Serviço Municipal de 
Vigilância – VIGISERV. www.curitiba.pr.gov.br

    No segmento “...proteção a população seria..." está faltando o acento indicativo da crase que, neste caso, representaria a fusão da preposição “a" com o artigo “a". 

Assinale a alternativa em que há o mesmo tipo de desvio em relação à norma culta:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica por favor

  • Ficou com crase devido ao fato de que a RUA está ESPECIFICADA?

  • Letra B.

    “...proteção a população seria..."  não há necessariamente erro gramatical.

    “...proteção a moradores seria..."

    Banca fundo de quintal dá nisso.

  • "Lápis" é palavra masculina >> "O lápis". Não cabe crase antes de palavra masculina.

  • A expressão correta usada para marcar o ponto inicial de algo, sendo sinônima de “a começar de”, é “a partir de” – sem crase e separado! Exemplo:

    A partir de segunda-feira, começará a fazer dieta.

    Mas por que o “a” não é craseado?

    Trata-se de uma locução prepositiva formada pela preposição “a”, pelo verbo “partir” e pela preposição “de”. E a regra é clara: não se usa crase diante de verbos!

    https://portugues.dicaseexercicios.com.br/crase-a-partir-de-ou-a-partir-de/

  • Mestre dos Concursos mimizento!

    Tem "moradores" na frase? Não! Então, sim, há necessariamente erro gramatical, pois não é um caso de proposição seguida de palavra no plural (sem determinante - artigo).

  • B - O objetivo era o de transformar a Rua das Flores em espaço seguro à comunidade.

    => quem transforma transforma algo (não pede preposição) OU ... transformar o bairro... (substituindo por palavra masculina) => logo, esse "a" é apenas um artigo

    => ....seguro a alguém (pede preposição) OU ... seguro ao público (substituindo por palavra masculina - preposição+artigo) => logo o "a" deve ser craseado.