SóProvas


ID
1799674
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

Democracia refém (José Roberto de Toledo)

Desde 2008, o ibope pergunta à população em idade de votar quão satisfeita ela está com o funcionamento da democracia no Brasil. Os resultados nunca foram brilhantes ainda menos se comparados com países latino-americanos como Uruguai e Argentina, mas jamais haviam sido tão chocantes quanto agora. Só 15% dos brasileiros se dizem “satisfeitos" (14%) ou “muito satisfeitos" (1%) com o jeito que o regime democrático funciona no país. (Estado de São Paulo, 04/09/2015)

Há uma série de vocábulos denominados “modalizadores", que se caracterizam por inserir opiniões do enunciador sobre o assunto tratado. O segmento abaixo, retirado do texto 2, cujo vocábulo sublinhado é exemplo de modalizador é:

Alternativas
Comentários
  • Modalizadores (Indicadores de opinião)

    São palavras ou expressões que mostram o modo como aquilo que se diz é dito.



    Exemplo:

    Infelizmente o governo toma medidas impopulares. É claro que o povo não lhe interessa.


    Possível / necessário

    É necessário que ele volte

    Ele necessariamente irá voltar



    É possível que ele volte

    Ele possivelmente irá voltar.


    Certo / Incerto (Duvidoso)

    É certo que ele volte

    Ele certamente voltará.

    Ele provavelmente voltará



    Obrigatório / Facultativo

    É obrigatória a sua volta.

    É facultativa a sua volta

    Ele deve voltar

  • A modalização é um fenômeno discursivo em que um sujeito falante se coloca como fonte de referências pessoais, temporais, espaciais, e, ao mesmo tempo, toma uma atitude em relação ao que diz ou ao seu co-enunciador. Ela pode ser evidenciada nas manifestações escritas e orais da linguagem, nos mais variados contextos.

    Exemplos de modalização

    * Vai chover amanhã.
    - Acho que vai chover amanhã.


    * Ele tem 50 anos de profissão.
    - Ele tem uns 50 anos de profissão.


    * A experiência vai dar certo.
    - A experiência tem de dar certo
  • Errei a questão, principalmente por não ter lido o texto, se tivesse lido não teria marcado a letra C. “ 15% dos brasileiros se dizem 'satisfeitos'". Apesar de também achar pequeno o número de satisfeitos (algo que poderia justificar o uso do "só"), é apenas o meu achar. 15% pode ser muito pra outros e por aí vai. Galera, FGV exige muita atenção. Todo cuidado é pouco ao responder cada questão.

  • Acertei a questão. Mas acho que há três modalizadores nas alternativas.

  • Tem que focar vocábulo sublinhado!!!

  • Marquei a letra C. Entendi que o adjetivo também é modalizador, e no caso do texto, ainda dá uma certa ironia à opinião do autor, que utiliza a palavra "brilhante" comparando com resultados de outros países. SE isso não é uma opinião do autor sobre o assunto, não sei o que mais seria...alguém?


  • Os Modalizadores Adverbais expressam uma avaliação prévia do falante acerca do conteúdo de sua proposição, ele afirma, nega, ordena, permite, expressa certeza, dúvida ou distanciamento sobre o seu próprio enunciado. Dada a diversidade de funções semânticas, esses advérbios são distribuídos em diferentes classes. 


    Classificação de Castilho: 

    - epistêmicos (expressam um juízo de valor, uma avaliação, assinalando uma adesão do falante ao que ele diz), 

    - deônticos (manifestam um dever ou uma obrigação) 

    - discursivos (expressam sentimentos ou emoções do falante ou se baseiam nas relações intersubjetivas entre falante e ouvinte). 

    http://www.uesc.br/eventos/sepexle/ivsepexle/artigos/art16_batista_kanthack.pdf



    Algumas palavras se assemelham ao advérbio, mas são consideradas como palavras denotativas não pertencendo a nenhuma das dez classes gramaticais. São classificadas em função da ideia que expressam:

    - Exclusão: apesar, somente, só, unicamente, inclusive, exceto, senão, sequer, apenas.

    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/portugues/tipos-de-adverbios.html#ixzz40vVwPiQM



    Quão e Tão - Advérbios de Intensidade

    Brilhantes - Adjetivo

    Jeito - Substantivo

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf77.php

  • Acertei, mas acho que o "tão" também indica opinião...

  • Tb n entendi pq as letras c e d estão incorretas.

  • CPR Again, veja o comentário da Luana Rj e dos amigos.


    resumo do comentário da amiga da Luana.


    Quão e Tão - Advérbios de Intensidade

    Brilhantes - Adjetivo

    Jeito - Substantivo

  • Fiquei em dúvida entre a A e C. Para mim se 15% é modalizador, o termo brilhante também seria. Pesquisei na gramática do prof. Pestana e encontrei as informações abaixo.

    pag - 340

    O adjetivo pode expressar um ponto de vista, um juízo de valor*, uma avaliação por parte do locutor do texto. Isso é modalização. Nesse sentido, note que, se o adjetivo é modalizador, exprime uma opinião, logo pode ser refutado. Por exemplo, se eu digo: “Este programa é ótimo.”, o adjetivo ótimo exprime meu julgamento; não se trata de uma verdade absoluta, logo você poderia contra-argumentar: “Ah, eu não concordo, acho horrível!”. Neste caso, horrível também seria um adjetivo modalizador. Perceba que estamos no plano da argumentação, logo os adjetivos usados serão fatalmente modalizadores.

    Pag: 341

    *Não confunda juízo de valor com juízo de fato. O primeiro trata de opinião individual, por isso tem valor subjetivo, e o segundo trata de atestação, por isso tem valor objetivo.



    Pelo visto a letra A é juízo de valor e a letra C, no caso do termo brilhante, é uma constatação de um fato. No caso da letra D, acho que o termo modalizador seria a palavra chocante, o tão sublinhado apenas intensifica.

    Realmente muito subjetivo e na hora da prova perceber a diferença pode levar muito tempo...

    Bons estudos.

  • Realmente a questão traz uma certa subjetividade. Mas, ai vai aquela virtude que nós concurseiros temos. Marca a menos errada. 

    1. Brilhante, em minha opnião, pode ser classificado como modalizador. Contudo, no contexto utilizado é perceptível que foi utlizado apenas como um adjetivo. Para tirar a prova real pode substituir por algum outro.
    2. Tão, foi usado simplismente como um advérbio.
    3. O termo "só" normalmente utilizamos em um contexto que expressamos nossa opnião. Ex: Só comerá isso? Na opnião de quem fala passa a impressão de que é pouco.

  • Modalizador diz-se de ou elemento gramatical ou lexical por meio do qual o locutor manifesta determinada atitude em relação ao conteúdo de seu próprio enunciado.

  • O modalizador pode ser suprimido da frase que não fará falta.

  • A cara; C coroa.

  • Mesmo o professor do QC forçou a barra para respaldar o gabarito. Questões objetivas sem muita objetividade....