Aptidão física
A definição mais simples para aptidão física relacionada à saúde é “a capacidade de os sistemas do organismo (coração, pulmões, vasos sangüíneos e músculos) de funcionar de modo eficiente para resistir a doenças e ser capaz de participar de várias atividades sem se cansar excessivamente” (Robergs & Roberts, 2002).
Segundo o Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM), a aptidão física tem sido encarada como um constructo multifatorial, que inclui alguns componentes. Cada um desses componentes é um traço, ou uma capacidade, relacionado ao movimento corporal e considerado como sendo essencialmente independente um do outro.
A aptidão física é composta, basicamente, de cinco componentes: resistência cardiorrespiratória, composição corporal, resistência e força muscular e flexibilidade.
Componentes da Aptidão Física:
Resistência cardiorrespiratória
A aptidão cardiorrespiratória está intimamente relacionada à capacidade de o coração fornecer oxigênio aos músculos ativos e à capacidade desses músculos de gerar energia com a utilização desse oxigênio (coração, pulmão e músculo).
Composição corporal
A composição corporal refere-se ao percentual relativo de peso corporal representado por gordura e tecido isento de gordura (massa gorda e massa magra).
Resistência e força muscular
A aptidão muscular é composta pela força muscular - “força máxima que um músculo consegue gerar para uma determinada velocidade” - e pela resistência muscular - “a capacidade que tem um músculo de realizar contrações repetidas ou de resistir a fadiga muscular” (ACSM, 2000).
Flexibilidade
A flexibilidade pode ser definida como “a capacidade de movimentar uma articulação por meio de sua amplitude de movimento completa” (ACSM, 2000).
Referência Bibliográfica: ACSM’s Guidelines for exercise testing and prescription - sixth edition, 2000.