SóProvas


ID
1800694
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Atribua (V) ou (F) para as afirmações a respeito das políticas públicas em arquivos a seguir:

✔Políticas públicas arquivísticas podem ser centrais ou gerais(em função das características de produção dos arquivos,tipologia, utilização, demarcação administrativa etc.)

✔Políticas públicas podem apresentar uma configuração internacional, nacional, regional ou local.

✔Espera-se, em qualquer circunstância, que apresentem alto grau de transversabilidade, ou seja, interseção com outras políticas públicas, tendo em vista a importância da informação para a execução de cada uma delas.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    "O tema é recorrente na literatura arquivística, embora careça de aprofundamento teórico. Políticas públicas arquivísticas podem ser setoriais (em função das características de produção dos arquivos, tipologia, utilização, demarcação administrativa, etc.) e apresentar uma configuração nacional, regional ou local. Espera-se, em qualquer circunstância, que apresentem alto grau de transversalidade e intersecção com outras políticas públicas, tendo em vista a importância da informação para a execução de cada uma delas."


    Jardim, J. M. "Políticas públicas de informação: a (não) construção da política nacional de arquivos públicos e privados (1994-2006)", p. 7

  • trecho retirado do artigo “políticas públicas arquivísticas: princípios, atores e processos” do Professor José Maria Jardim. “Políticas públicas arquivísticas podem ser setoriais (em função das características de produção dos arquivos, tipologia, utilização, demarcação administrativa, etc.) e podem apresentar uma configuração nacional, regional ou local. Espera-se, em qualquer circunstância, que apresentem alto grau de transversalidade ou seja, intersecção com outras políticas públicas, tendo em vista a importância da informação para a execução de cada uma delas.”

    Resolução: B