SóProvas


ID
1800703
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Carta de Atenas, datada de 1933, dá linhas de orientação sobre o exercício e o papel do urbanismo dentro da sociedade e serviu de inspiração à arquitetura contemporânea. Sobre essa carta, leia atentamente as sentenças a seguir.

I. A Carta estabelece que são três as funções básicas na cidade: habitação, trabalho e circulação.

II. O debate da necessidade do planejamento regional e urbano foi um dos aspectos principais desse documento.

III. A Carta discute a submissão da propriedade privada do solo urbano aos interesses coletivos.

Desse modo, está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A Carta estabelece que são quatro as funções da cidade: habitação; trabalho; circulação e recreação. Faltou mencionar a última. 

  • Gab. E

    I. A Carta estabelece que são três as funções básicas na cidade: habitação, trabalho e circulação.

    A Carta de Atenas afirma 4 funções básicas do urbanismo!

    habitar, trabalhar, divertir-se e circular.

    MORADIA/HABITAÇÃO:

     A melhoria da qualidade de vida destaca-se como item de grande destaque, de modo que pregam que cada moradia deve receber insolação mínima, por direito; devem afastar-se do alinhamento das vias de modo a distanciarem-se da poeira, gases tóxicos e ruídos que ali se formam e que as construções mais elevadas distem uma das outras, liberando o solo para áreas verdes.

    TRABALHO:

    Os locais de trabalho e moradia devem ficar próximos e as indústrias devem se concentrar em vias lineares de modo que os setores industriais e habitacionais sejam separados por zonas verdes.

    LAZER/RECREAÇÃO:

    Ao lazer, o estatuto do solo deve assegurar superfícies verdes satisfatórias a organização de cada região. As periferias da cidade devem ser organizadas como áreas de lazer semanais de fácil acesso, oferecendo atividades diversas e saudáveis de entretenimento e novas áreas verdes devem servir ao embelezamento e ao mesmo tempo abrigar instalações coletivas.

    CIRCULAÇÃO:

    Quanto a circulação, deverá ser feita uma classificação e separação das vias segundo seu uso/natureza e velocidades média, sendo então categorizadas (passeio, trânsito...) e administradas por um regime próprio. Zonas de vegetação devem isolar os leitos de grande circulação que serão afastados das edificações.

    II. O debate da necessidade do planejamento regional e urbano foi um dos aspectos principais desse documento.✅

    III. A Carta discute a submissão da propriedade privada do solo urbano aos interesses coletivos.✅