SóProvas


ID
1801216
Banca
FURB
Órgão
ISSBLU - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O rompimento de barragem em Mariana causou mortes em Minas Gerais, e a lama atingiu o Rio Doce até o Espírito Santo e chegou ao oceano. Sobre a tragédia em Mariana, analise as afirmações abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- Mais de 10 pessoas morreram em razão desse rompimento, considerado um dos maiores desastres ambientais do país, resultado de uma combinação de negligência e descaso.
II- Um dos prejuízos desse rompimento se refere à remoção e ao comprometimento de trechos significativos da vegetação ciliar, associados a rios, córregos e solos saturados.
III- A Samarco é a empresa que opera o complexo de barragens na região de Mariana (MG), e suas acionistas são a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.
IV- Não se trata de um desastre natural, mas, sim, de um desastre provocado por uma atividade econômica e, nesse caso, cabe reparação de danos, além das multas decorrentes.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas -

    Letra  "e"

  • Saiu um decreto o ao passado considerando rompimento de barragens desastre natural. Como fica

  • Não entendi a afirmativa " não se trata de um desastre natural..."

    Alguém por favor me explica?

  • Alana Braga, não se trata de uma desastre natural pois o homem modificou o meio (construindo barragens para retenção de rejeitos). São exemplos de desastres naturais: tempestades, deslizamentos de terras, tsunamis, terremoto, etc.

  • Questão repleta de subjetividade...

  • APENAS 6 MORTES FORAM CONFIRMADAS