SóProvas



Questões de Desastres Naturais e Humanos na Atualidade


ID
215875
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"... Logo depois do primeiro e devastador terremoto, os Estados Unidos desembarcaram 12 mil homens no Haiti. Até este domingo 24, serão 20 mil junto a eles, porém, desembarcou um modelo de ação mais recomendado a um cenário de guerra do que a uma missão de paz..." Isto é 2098 27/01/2010 O trecho da reportagem, Reconstrução ou o Caos, retrata:

Alternativas
Comentários
  •  ALtenativa A) - A Missão Militar do Brasil no Haiti está para manter a paz naquele país, após longos anos de Guerra Civil, o Terremoto foi uma catastrofe natural da qual ninguém esperava o tamanho estrago, neste momento a missão brasileira auxiliou na manutenção da ordem e auxílio as vítimas

    Alternativa B) - A solidariedade viria ao caso do Haiti se fosse doado rmédios e ajuda humanitária que em relação as verdadeiras intenções dos EUA não era de fato esta e sim de marcar mais um território no continente da América sob sua influência num futuro, tal como fez na Europa e Japão  pós 2ª guerra.

    Altenatica C) - CORRETA

    Alternativa D) - Ajuda essa que não vem de graça!,portanto é falso!

    Alternativa E) A recomendação da ONU em relação aos saques foi para as tropas da missão de paz,isto é, as tropas brasileiras

  • Questão mal feita. Parece-me que o gabarito (letra C) advém mais do posicionamento esquerdista da banca do que propriamente da análise da conjuntura real dos fatos.


ID
215893
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, a mídia brasileira mostrou algumas catástrofes associadas ao meio ambiente brasileiro, especialmente no Rio de Janeiro. Existem uma série de fatores que podem produzir esses fatos. Com relação às chuvas intensas que ocorreram nesse local, entre os responsáveis estão.

Alternativas

ID
228622
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em abril de 2010, a entrada em atividade do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, provocou degelo das encostas nevadas da montanha e obrigou as autoridades a evacuar centenas de pessoas das cidades próximas pelo iminente risco de enchentes. As estradas ficaram alagadas e colocaram em risco as pontes dos rios daquele país. Uma nuvem de cinzas vulcânicas ficou por vários dias sobre boa parte da ilha e

Alternativas
Comentários
  •  Erupção vulcânica na Islândia paralisa aeroportos europeus.

    "As nuvens de cinzas procedentes de um vulcão em erupção na Islândia paralisaram nesta quinta-feira o tráfego aéreo em vários países da Europa, incluindo Grã-Bretanha, França, Holanda e Bélgica."

    Fonte: http://veja.abril.com.br/agencias/afp/veja-afp/detail/2010-04-15-1003326.shtml

  • "Impulsionada pelos ventos vindos de noroeste, a grande pluma de cinzas atingiu o continente europeu no dia 15 de abril, causando o colapso aéreo amplamente noticiado pela imprensa e forçando a suspensão de mais de 70 mil voos até 19 de abril."

    http://www.apolo11.com/vulcoes.php?posic=dat_20100419-100038.inc


ID
264250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos tempos, desastres da natureza têm feito vítimas em
várias partes do mundo. Com relação a esses desastres, julgue os
itens que se seguem.

No ano de 2005, Nova Orleans, nos EUA, foi seriamente atingida pelo furacão Katrina, que provocou o rompimento de diques e, em consequência, o alagamento de muitos setores da cidade.

Alternativas
Comentários
  • O Furacão Katrina foi um grande furacão,que destruiu uma parte dos EUA uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson (regredindo a 4 antes de chegar a costa sudeste dos Estados Unidos da América). Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleães, em 29 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas.

    Como consequência da tempestade, muitos problemas apareceram. Alguns dos diques que protegiam Nova Orleans não conseguiram conter as águas do Lago Pontchartrain, que afluiu município adentro, inundando mais de 80% da cidade. Cerca de 200 mil casas ficaram debaixo d'água em Nova Orleans, sendo que foram necessárias várias semanas para que a água pudesse ser totalmente bombeada para fora da cidade.

    Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Furac%C3%A3o_Katrina
  • Achei interessante conceituar "DIQUE" e diferenciá-lo do "QUEBRA-MAR" e do "MOLHE", vejamos:

    Dique é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento e possibilita manter secas determinadas áreas, chamadas de polderes.

    Não se deve confundir um dique, o qual possui sempre as duas pontas na terra, com um quebra-mar que possui as duas extremidades dentro d 'água, nem com um molhe que possui uma extremidade em terra e outra no mar. Apesar desta diferença fundamental em hidráulica marítima esta confusão é muito comum entre as pessoas leigas.

    Atualmente os Países Baixos possuem a mais avançada rede de diques no mundo. O principal desafio desta obra de engenharia é faze-la resistir às tempestades marítimas ou às enchentes no caso de rios. Para escoar as águas utilizavam-se, na Holanda, os moinhos de vento e atualmente as bombas, principalmente do tipo Parafuso de Arquimedes.

    A passagem do furacão Katrina por Nova Orleans, nos Estados Unidos, no dia 29 de agosto de 2005, causou grande número de mortes e destruição devido ao rompimento dos diques da cidade.

    ILUSTRAÇÃO:

    DIQUE
    Ficheiro:Afsluitdijk - cropped.jpg

    QUEBRA-MAR
    Ficheiro:Rio-Potengi-Quebra-mar.jpg


    MOLHE, embaixo, com um píer em cima, em Schönberg, Alemanha.Ficheiro:Seebruecke schoenberg.jpg

    Fonte: Wikipédia


ID
264256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos tempos, desastres da natureza têm feito vítimas em
várias partes do mundo. Com relação a esses desastres, julgue os
itens que se seguem.

Em 2010, no Chile, a exemplo do que ocorreu no Japão em março passado, um terremoto de grande intensidade e abrangência — nove pontos na principal escala de medição desse tipo de fenômeno — matou dezenas de milhares de pessoas e destruiu centenas de milhares de casas e prédios em todo o território do país.

Alternativas
Comentários
  • Na madrugada de 27 de fevereiro de 2010, a região centro sul do Chile sentiu o violento tremor de terra, que atingiu 8,8 pontos na escala Richter.O país registrou cerca de 1000 mortes e 500 desaparecidos. Apesar da grande magnitude _ é o sexto maior abalo sísmico já registrado no mundo_, o terremoto do Chile causou muito menos estragos e mortes do que o do Haiti, por exemplo. E pelos números, vemos que causou tb muito menos estragos que o do Japão.
    Falso.
  • ERRADA. Além dos dados citados abaixo, o principal erro é que não houve mortes e destruição em todo país. Nem no Japão, agora em março, houve morte decorrente ao terremoto no sul do país.

  • Complementando os comentários dos colegas, acredito que outro ponto errado nessa questão está no trecho: "nove pontos na principal escala de medição desse tipo de fenômeno"

    Na verdade o terremoto do Chile alcançou 8,8 pontos na escala Richter, enquanto que o terremoto do Japão chegou a 8,9 pontos.
    A questão dá a entender que foram exatamente 9 pontos. Mas na verdade foi aproximadamente isso.
  • Em 2010, no Chile, a exemplo do que ocorreu no Japão em março passado, um terremoto de grande intensidade e abrangência — nove (8,8) pontos na principal escala de medição desse tipo de fenômeno — matou dezenas de milhares de pessoas  (800 mortos) e destruiu centenas de milhares de casas e prédios em todo o território do país.

    Terremoto no Chile 2010 §  Não  sei  se  vocês  estão  lembrados,  mas  em  2010,  pra  ser mais  precisa  em  27  de  fevereiro  de  2010,  ocorreu durante   a   madrugada   e   também   causou   tsunamis. Um  tremor  de  magnitude:
    a)      8,8  atingiu  o  Chile  e  deixou  mais  de  800  mortos
    b)    O  terremoto  no Chile,  ERA  CONSIDERADO  ENTÃO  O  QUINTO  MAIOR  DA  HISTÓRIA,
    Terremoto no Japão 2011 §  No início do mês de março de 2011 o Japão foi atingido por um tremor de:
    a)     9.0, considerado o 7º pior de toda a história mundial 
    b)    E o maior já registrado na história do Japão.
    c)      O número de mortos ultrapassou a casa dos 4000mil, a maioria   na  província   de   Miyagi,   localizada   próxima   ao epicentro
     
    §  Imagens de TVs locais mostraram que o abalo provocou um tsunami, que alcançou inúmeras áreas da cidade japonesa de Sendai, arrastando  carros  e  barcos  por  toda  cidade  e  fazendo  milhares  de vitimas fatais.

    Fonte: Ponto dos concursos

ID
271495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos a atualidades no âmbito
internacional.

Desde janeiro de 2010, quando um terremoto causou grande destruição no Haiti, o país é governado por um alto Comissário da Organização das Nações Unidas.

Alternativas
Comentários
  •  O atual presidente é René Préval, que tomou posse em 14 de maio de 2006
  • Errado.

    Atualmente, o presidente do Haiti é MICHEL MARTELLY, conforme reportagem do uol de 14 de maio de 2011.

    Porto Príncipe, 14 mai (EFE).- Michel Martelly foi proclamado neste sábado presidente do Haiti, em uma cerimônia realizada nos arredores do Parlamento da nação, sucedendo no cargo René Préval.

    Martelly, 56º líder da República do Haiti, tomou posse após a leitura do decreto que o declara chefe do Estado e recebeu a faixa presidencial das mãos do presidente da Assembleia Nacional (bicameral), Rodolphe Joazile.

    A cerimônia ocorreu em meio a um inesperado blecaute, no salão construído nos últimos dias para acolher o ato oficial.

    Antes, o novo governante pronunciou o juramento perante Joazile. "Juro por Deus e pela nação observar fielmente a Constituição e as leis da República", declarou Martelly.

    O novo presidente também se comprometeu a "respeitar e fazer respeitar os direitos do povo haitiano e trabalhar para a magnificência da pátria na manutenção da independência nacional e a integridade do território".

    Após a cerimônia, o novo líder deixou o salão e ouviu os acordes do hino presidencial, interpretado do lado de fora pela Orquestra da Polícia Nacional.

    Lá, acompanhado da esposa, Sophia Saint-Remy, o presidente recém-empossado se dirigiu ao museu do Panteão Nacional para deixar flores em homenagem aos heróis da nação haitiana.

    "Hoje me sinto como ontem, só que agora tenho o comando da nação", disse o novo governante à Agência Efe, antes de partir rumo ao museu.

    Michel Martelly, de 50 anos, chega à Presidência do Haiti após vencer nas eleições do dia 20 de março, com 67,57% dos votos a sua oponente, a ex-primeira-dama Mirlande Manigat.

    Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/05/14/michel-martelly-e-proclamado-presidente-do-haiti.jhtm


ID
273100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens de 37 a 50, acerca de temas da atualidade.

O terremoto de 2010 no Haiti provocou grandes danos a várias localidades da região, causando muitas mortes e deixando feridos e desabrigados. Entre os mortos estavam um diplomata e uma médica brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Nesse lamentável episódio faleceram o diplomata brasileiro Luiz Carlos da Costa (vice-chefe da missão de paz da Organização das Nações Unidas no Haiti) e a médica brasileira Zilda Arns (coordenadora internacional da Pastoral da Criança). 


ID
313096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos tempos, desastres da natureza têm feito vítimas em várias partes do mundo. Com relação a esses desastres, julgue os itens que se seguem.

Localizadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, as principais usinas atômicas japonesas foram completamente destruídas, após terem sido atingidas por vários terremotos e dois tsunamis em março passado.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada. Hiroshima e Nagasaki são as cidades que sofreram ataques de bomba atômica executados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos no contexto do fim da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Além disso, somente a usina nuclear de Fukushima foi atingida e danificada pelo tsunami de março de 2011.





ID
313099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos tempos, desastres da natureza têm feito vítimas em várias partes do mundo. Com relação a esses desastres, julgue os itens que se seguem.

Em 2010, no Chile, a exemplo do que ocorreu no Japão em março passado, um terremoto de grande intensidade e abrangência — nove pontos na principal escala de medição desse tipo de fenômeno — matou dezenas de milhares de pessoas e destruiu centenas de milhares de casas e prédios em todo o território do país.

Alternativas
Comentários
  • Errado, foi no Haiti. No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. Diversos edifícios desabaram, inclusive o palácio presidencial da capital Porto Príncipe.
    Conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu a cerca de 10 quilômetros de profundidade, a 22 quilômetros de Porto Príncipe. Esse primeiro terremoto antecedeu outros dois de magnitudes 5,9 e 5,5. Esse fato promoveu grande destruição na região da capital haitiana, estima-se que metade das construções foram destruídas, 250 mil pessoas foram feridas, 1,5 milhão de habitantes ficaram desabrigados e o número de mortos ultrapassou 200 mil.

  •   A questão está errada. Embora o Chile seja um país localizado em área propensa a abalos sísmicos e já tenha sofrido com terremotos no passado, o enunciado se refere ao terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro de 2010. Esse terremoto alcançou intensidade 7 na escala Richter, que vai até 9. O Haiti já era um país extremamente pobre antes do terremoto, de modo que não tinha infraestrutura preparada para proteger a população em caso de desastres naturais como o que ocorreu. Diante disso, o número de mortes foi muito alto. Não há números precisos, mas calcula-se que entre 100 mil e 200 mil pessoas morreram em decorrência desse terremoto. Até os dias atuais, quarto anos depois, o país ainda não conseguiu superar os estragos sociais e econômicos agravados com o terremoto.




ID
313102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nos últimos tempos, desastres da natureza têm feito vítimas em várias partes do mundo. Com relação a esses desastres, julgue os itens que se seguem.

No início deste ano, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a ação humana contribuiu para o aumento da quantidade de vítimas dos deslizamentos de terra provocados pela água das chuvas.

Alternativas
Comentários
  • O desastre que ocorreu na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011 teve causas naturais e humanas. No aspecto natural, as chuvas incessantes durante dias associadas a uma topografia acidentada e solo espesso explicam os deslizamentos. No aspecto humano, a ocupação desordenada de encostas e áreas de risco se soma aos aspectos naturais para explicar os deslizamentos e explicam, também, a dimensão da tragédia, com muitos mortos. Sistemas de monitoramento de áreas de risco foram criados para tentar evitar que uma nova tragédia ocorra nas épocas das chuvas. 


    A alternativa correta é : CERTO. 


ID
315928
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os 33 mineiros foram salvos em uma operação que se estendeu por 22 horas e 37 minutos depois de terem passados 69 dias presos a cerca de 700 metros de profundidade, após o acidente que os isolou no subterrâneo da mina.(adaptado de www.estadao.com.br)
O resgate dos mineiros descrito na notícia ocorreu

Alternativas
Comentários
  • Essa foi dada pela banca. Durante o período que os mineiros chilenos ficaram presos na mina o que não faltou foi informação.

    Bons estudos.
  • ASSERTIVA C

    Realmente dada a questão, porém não vejo referência alguma no enunciado da questão quanto a nacionalidade dos mineiros, como diz o colega.

  • O desmoronamento noticiado em todo o mundo ocorreu em 5 de agosto de 2010 na mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile.

     Os 33 operários ficaram presos em uma galeria a 700 metros de profundidade e somente após 17 dias de sondagens as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo.

    O resgate se deu em 13 de outubro, após 69 dias de confinamento, sendo todos os 33 mineiros resgatados com vida. 
  • Prova: FCC - 2011 - Banco do Brasil - Escriturário - Ed. 02
    Disciplina: Atualidades | Assuntos: Os mineiros do Chile;
  • Resposta Letra C.

    No dia 5 de agosto, um desmoronamento deixou 33 operários presos na mina de San José, no deserto do Atacama, no CHILE. Eles ficaram incomunicáveis, a 700 metros de profundidade, durante 17 dias, até serem descobertos pelas equipes de sondagem.

    Começou, então, a ser planejada uma operação de resgate, inédita em tais condições, prevista para durar até quatro meses. Entre os dias 12 e 13 de outubro, 70 dias após o acidente, todos os mineiros foram resgatados com vida. Eles foram considerados heróis no país e ficaram mundialmente famosos.
  • Chile conclui com sucesso operação de resgate de mineiros
    Após 70 dias, trabalhadores deixam a mina San José e comemoram a liberdade com a família –e um país inteiro


    Um celebrado e emocionante final feliz encerrou nesta quarta-feira uma história dramática que chamou a atenção de todo o mundo. Com o resgate do líder Luis Alberto Urzúa, todos os 33 homens presos havia 70 dias na mina San José, no Chile, foram retirados com segurança em uma operação que ocorreu tranquilamente e durou quase 24 horas. Um a um, os trabalhadores deixaram o refúgio a quase 700 metros de profundidade com ânimo e forma física impressionantes.

    A jornada de resgate começou às 23h08 de terça-feira, no momento em que o paramédico Manuel González entrou na cápsula Fênix e desceu 622 metros, até encontrar os mineiros no refúgio onde ficaram presos desde 5 de agosto. Foram muitos aplausos e gritos de “Chi Chi Chi Le Le Le”, o ‘hino’ preferido dos chilenos. (ig - Último Segundo) 


ID
637030
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Haiti e Moçambique são os países economicamente mais ameaçados por desastres naturais, segundo um ranking divulgado no início desta quinta-feira (horário local) pela consultoria britânica Maplecroft. O relatório apresenta resultados preocupantes também para alguns países ricos, como Itália e Estados Unidos. A Maplecroft disse que o objetivo do novo índice é mostrar o impacto econômico de desastres ocorridos entre 1980 e 2010, como terremotos, inundações, secas, deslizamentos, epidemias, tsunamis e ondas de frio e calor extremos.” (Da Reuters)

Que desastres naturais ocorridos a partir de 2000, afetaram consecutivamente, os países líderes desse ranking?

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela banca!!!!
  • De qualquer forma é importante ler sobre este assunto que poderá ser cobrado por outra banca:

    Haiti e Moçambique são os países mais afetados por ações da natureza

    Levantamento considerou desastres naturais ocorridos entre 1980 a 2010.
    Países desenvolvidos, como Itália e EUA, tiveram mau desempenho.

    Da Reuters

    Haiti e Moçambique são os países economicamente mais ameaçados por desastres naturais, segundo um ranking divulgado no início desta quinta-feira (horário local) pela consultoria britânica Maplecroft. O relatório também apresenta resultados preocupantes também para alguns países ricos, como Itália e Estados Unidos.

    A Maplecroft disse que o objetivo do novo índice é mostrar o impacto econômico de desastres ocorridos entre 1980 e 2010, como terremotos, inundações, secas, deslizamentos, epidemias, tsunamis e ondas de frio e calor extremos.

    terremoto no haiti 2Terremoto no Haiti não tiraria país caribenho das posições principais do levantamento. (Foto: Reuters)


    O Haiti, atingido por um forte terremoto em 12 de janeiro que deixou 300 mil mortos, lidera o ranking. Entretanto, mesmo sem o tremor, a rotineira exposição a furacões já bastaria para deixar o país caribenho perto do topo.

    Moçambique, que sofreu uma severa inundação em 2000, quando pelo menos 800 pessoas morreram e os prejuízos chegaram a US$ 400 milhões, ficou em segundo lugar. Em seguida vieram Honduras, Vanuatu, Zimbábue, El Salvador e Nicarágua.

    Entre os países industrializados, a pior situação foi a da Itália, 19ª colocada no ranking, principalmente por causa de terremotos e de uma onda de calor ocorrida em 2003, segundo a Maplecroft.

    Os Estados Unidos, que sofrem enormes prejuízos econômicos por causa de furacões como o Katrina, de 2005, estão em 30º lugar. A China, onde em 2008 um terremoto matou quase 90 mil pessoas na província de Sichuan, ficou em 26o.

    "O Katrina custou US$ 45 bilhões, enquanto o governo chinês estimou o custo do terremoto de Sichuan, em 2008, em US$ 123 bilhões," disse Anna Moss, analista ambiental da Maplecroft, em nota.

    Moss disse que o índice se baseia em um banco de dados sobre desastres, chamado EM-DAT, com sede na Bélgica, mas que leva em conta também os prejuízos econômicos proporcionalmente ao PIB, o número de mortos e a frequência dos desastres.

    Segundo ela, as empresas "precisam estar cientes dos impactos potenciais," para ajudar nos preparativos contra desastres e proteger seus funcionários e investimentos.

    Países como Iraque, Kuwait e Finlândia, com baixa incidência de desastres naturais, foram considerados de baixo risco econômico sob esse indicador.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/haiti-e-mocambique-sao-os-paises-mais-ameacados-pela-natureza.html
  • Qual o motivo da anulação?


ID
831850
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Imigrantes que fugiram do Haiti ajudam a ampliar hospital no Paraná

Quarenta e quatro haitianos que ficaram no Acre por dois meses terão a chance de recomeçar a vida em Cascavel, no oeste do Paraná. Eles vão trabalhar na ampliação do Hospital São Lucas, que pertence a uma faculdade de medicina. O acordo entre a faculdade e cada um dos imigrantes foi firmado nesta segunda-feira (30). Os haitianos foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “Nós estamos felizes. Aqui é muito bom, a cidade é muito grande e se paga bem”, disse Saint Vil Jean, de 26 anos. Ele conta que, no período em que ficaram no Acre, o governo brasileiro cedeu ajuda pagando estadia em um hotel de Rio Branco e três refeições diárias. “Nós chegamos ilegalmente, mas agora está tudo certo, temos CPF e Carteira de Trabalho”, contou entusiasmado o jovem haitiano. Saint disse que ele não tem parentes no Haiti, mas que muitos amigos possuem e, se tudo der certo no Paraná, pretendem buscá-los. Dois anos depois do terremoto, que matou 250 mil pessoas, o Haiti entrou em uma crise humanitária e os problemas econômicos pioraram. A solução encontrada por muitos moradores foi abandonar o país e vir para o Brasil, ainda que ilegalmente, em busca de emprego e melhor condição de vida. “A situação é muito difícil. Depois do terremoto, o país está destruído e não tem trabalho”, explicou Saint Vil Jean. Ele contou que perdeu uma tia e dois primos na tragédia. G1 Paraná, 30/01/2012.  

O trágico terremoto mencionado na notícia, ocorrido em janeiro de 2010, vitimou uma ilustre liderança brasileira, internacionalmente conhecida por sua luta contra a miséria e a desnutrição, por meio da Pastoral da Criança. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa importante figura pública, que transformou o estado do Paraná em um símbolo mundial de luta a favor da transformação social, contra a mortalidade infantil:

Alternativas
Comentários
  •  

    Zilda Arns

    Zilda Arns Neumann nasceu em 1934, em Santa Catarina. Foi a fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil.

    Viúva, mãe de cinco filhos, Zilda formou-se em Medicina, com especialização em Educação Física e Pediatria Social, mas enveredou pelo caminho da saúde pública.Começou a trabalhar no Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR). Depois, foi nomeada diretora de Saúde Materno-Infantil da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.Depois de atuar em outras instituições, aumentou sua relaçãocom os jovens e com a Igreja. Após fundar a Pastoral da Criança , em 1983, ligada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Zilda recebeu o apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) .


    A primeira ação da Pastoral foi levada a Florestópolis (PR), onde o índice de mortalidade infantil chegava a 127 para cada mil crianças. Após um ano de atividades, o índice caiu para 28. O sucesso levou a Igreja a expandir o projeto para todo o Brasil. Ela era irmã de dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo de São Paulo.

    Atualmente, a Pastoral acompanha mais de 2 milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes todos os meses com ações básicas de saúde, nutrição e cidadania. O trabalho de Zilda serviu de exemplo para países como Angola, Moçambique, Timor Leste, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, México, entre outros. Em muitos países, a própria Zilda ministrou cursos e palestras sobre as ações.

    Em 2004, Zilda fundou e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa , com o objetivo de ensinar líderes locais para ajudar idosos a controlar vacinas, evitar acidentes domésticos e identificar doenças físicas e emocionais.

    Até a sua morte, em janeiro de 2010, no terremoto do Haiti, Zilda coordenava 155 mil voluntários em mais de 32 mil comunidades pobres do Brasil.

  • O terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12) matou Zilda Arns, 75, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, que integrava missão no país caribenho e cumpria agenda de palestras na América Central. O gabinete do senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, e a Pastoral da Criança confirmaram a informação ao UOL Notícias na manhã desta quarta-feira (13).

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2010/01/13/ult1859u2192.jhtm

    Bons estudos!
  • Sérgio de Mello também era brasileiro, morreu em um ataque terrorista no Iraque

ID
832201
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder à questão:

Imigrantes que fugiram do Haiti ajudam a ampliar hospital no Paraná

Quarenta e quatro haitianos que ficaram no Acre por dois meses terão a chance de recomeçar a vida em Cascavel, no oeste do Paraná. Eles vão trabalhar na ampliação do Hospital São Lucas, que pertence a uma faculdade de medicina. O acordo entre a faculdade e cada um dos imigrantes foi firmado nesta segunda-feira (30). Os haitianos foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “Nós estamos felizes. Aqui é muito bom, a cidade é muito grande e se paga bem", disse Saint Vil Jean, de 26 anos. Ele conta que, no período em que ficaram no Acre, o governo brasileiro cedeu ajuda pagando estadia em um hotel de Rio Branco e três refeições diárias.
“Nós chegamos ilegalmente, mas agora está tudo certo, temos CPF e Carteira de Trabalho", contou entusiasmado o jovem haitiano. Saint disse que ele não tem parentes no Haiti, mas que muitos amigos possuem e, se tudo der certo no Paraná, pretendem buscá-los. Dois anos depois do terremoto, que matou 250 mil pessoas, o Haiti entrou em uma crise humanitária e os problemas econômicos pioraram. A solução encontrada por muitos moradores foi abandonar o país e vir para o Brasil, ainda que ilegalmente, em busca de emprego e melhor condição de vida.
“A situação é muito difícil. Depois do terremoto, o país está destruído e não tem trabalho", explicou Saint Vil Jean. Ele contou que perdeu uma tia e dois primos na tragédia.
 

G1 Paraná, 30/01/2012.
O trágico terremoto mencionado na notícia, ocorrido em janeiro de 2010, vitimou uma ilustre liderança brasileira, internacionalmente conhecida por sua luta contra a miséria e a desnutrição, por meio da Pastoral da Criança. Assinale a única assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa importante figura pública, que transformou o estado do Paraná em um símbolo mundial de luta a favor da transformação social, contra a mortalidade infantil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Morte

    Curitiba - Ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparece ao velório da coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns no Palácio das Araucárias.

    Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.

  • A médica Zilda Arns Neumann, 75, coordenadora da Pastoral da Criança e três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil, foi inspirada a iniciar seu trabalho em 1982, depois de um membro das Nações Unidas incumbir seu irmão, o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, de promover a redução da mortalidade infantil no país por meio da Igreja Católica.

    Formada em medicina e com especializações em educação física e pediatria, o trabalho de Zilda com crianças começa no Hospital Cezar Pernetta, na capital paranaense, entre 1955 e 1964. Depois de trabalhar em outras instituições, ela reforça seus laços com os jovens e com a Igreja - também graças ao irmão cardeal, ícone da luta contra o Regime Militar (1964-1985) e desde o início um dos maiores advogados das ações da Pastoral.

    Ações de Zilda Arns se estenderam pelo mundo

    Pouco depois da fundação da Pastoral da Criança, ligada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chegou o apoio do Unicef, agência da ONU que apóia técnica e financeiramente projetos e ações pela sobrevivência, desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes.

    http://noticias.uol.com.br/especiais/reportagens/2010/01/13/ult7074u4.jhtm

    Bons estudos!

ID
876673
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um forte terremoto seguido de um destruidor tsunami atingiu a região de Fukushima, no Japão, em março, e causou sérios danos a instalações nucleares japonesas.

Examine as afirmativas abaixo a respeito do tema.

1. Os terremotos e tsunamis são causados pela ação humana e a inconsequente destruição do meio ambiente.
2. As usinas nucleares são as mais importantes fontes de energia elétrica do Japão.
3. O Brasil, embora livre de terremotos pelas suas características geológicas, sofreu recentemente um grande tsunami que colocou em risco uma das usinas nucleares brasileiras localizadas em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.
4. O Japão viveu em sua história diversas catástrofes causadas por terremotos, cuja principal causa é a movimentação das placas tectônicas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Tópico 1 - Os terremos não são cusados pela ação humana. Tópico 1:ERRADO . E sim como afirma o tópico 4 movimento de placas tectônicas, sendo que a primeira parte tópico também está correta, pois o Japão, viveu em sua história diversas catástrofes por terremoto. Assim Tópico 4: CORRETO.
    Tópico 2 CORRETO  as usinas nucleares são as mais importantes fontes de energia elétrica da país, ligado essencialmente a questões geográficas.
    Tópico 3 - ERRADO .

    Sendo assim resposta correta letra : B


ID
880153
Banca
IESES
Órgão
PM-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A médica pediatra e sanitarista brasileira Zilda Arns, recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta a seu respeito.


“(...) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas."Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade”. (Trecho do último discurso de Zilda Arns)


I. Criou a Pastoral da Criança juntamente com o presidente da CNBB, dom Geraldo Majella, Cardeal Agnelo, Arcebispo de Salvador e Primaz.


II. Na data de seu falecimento Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país.


III. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A médica foi uma das vítimas da catástrofe.


IV. Atuava como coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde.e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).


A alternativa que apresenta os itens corretos é:

Alternativas
Comentários
  • Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira.

    Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança[1] e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


    Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com o presidente da CNBB, dom Geraldo Majella, Cardeal Agnelo, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil , que, à época, era Arcebispo de Londrina. No mesmo ano, deu início à experiência a partir de um projeto-piloto em Florestópolis. Após vinte e cinco anos, a pastoral acompanhou 1 816 261 crianças menores de seis anos e 1 407 743 de famílias pobres em 4060 municípios brasileiros. Neste período, mais de 261 962 voluntários levaram solidariedade e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação social.

    Para multiplicar o saber e a solidariedade, foram criados três instrumentos, utilizados a cada mês:

    • Visita domiciliar às famílias
    • Dia do Peso, também chamado de Dia da Celebração da Vida
    • Reunião Mensal para Avaliação e Reflexão

    Em 2004, recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de cem mil idosos são acompanhados mensalmente por doze mil voluntários de 579 municípios de 141 dioceses de 25 estados brasileiros.

    Dividia seu tempo entre os compromissos como coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e a participação como representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, e como membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

    Morte
    Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe

  • A redação do item III, leva ao entendimento que o terremoto se deu em Cuba e não no Haiti, localização real da morte da sanitarista. Gabarito incorreto. Merecia recurso.
  • Gabarito= D
    Correta observacao em relação ao item III, porem nao ha outra alternativa mais proxima do correto
  • Concordo contigo Aires Andrade. Vejam a questão Q277398.

ID
1120687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     Nos últimos vinte anos, condições meteorológicas extremas mataram 530 mil pessoas e causaram prejuízos econômicos que chegam a 2,5 trilhões de dólares. Em 2012, os países mais afetados por desastres naturais foram o Paquistão, o Haiti e as Filipinas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). A passagem do supertufão Hayan serve de trágica ilustração para a 19.ª Conferência de Clima, na Polônia, e deveria servir de incentivo para que a comunidade internacional coloque em prática todas as promessas feitas de combate ao aquecimento global.

O Globo, 13/11/2013, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

O texto permite concluir que podem ser relacionados os efeitos humanos de desastres naturais e de mudanças climáticas acentuadas e suas consequências materiais, isto é, econômicas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. A resposta correta não seria "errado"?

    Noinicio do texto já diz que "condições meteorológicas.... cusaram prejuízos econômicos."

    Não consegui entender onde diz a respeito da relação dos  "efeitos humanos de desastres naturais e de mudanças climáticas acentuadas  e suas consequências materiais, isto é, econômicas."


  •  linha 1 ---> {...}   Nos últimos vinte anos, condições meteorológicas extremas mataram 530 mil pessoas e causaram PREJUIZOS ECôMICOS  que chegam a 2,5 trilhões de dolares.

    gab certo


ID
1120690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

     Nos últimos vinte anos, condições meteorológicas extremas mataram 530 mil pessoas e causaram prejuízos econômicos que chegam a 2,5 trilhões de dólares. Em 2012, os países mais afetados por desastres naturais foram o Paquistão, o Haiti e as Filipinas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). A passagem do supertufão Hayan serve de trágica ilustração para a 19.ª Conferência de Clima, na Polônia, e deveria servir de incentivo para que a comunidade internacional coloque em prática todas as promessas feitas de combate ao aquecimento global.

O Globo, 13/11/2013, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Os três países mais afetados por desastres naturais, em 2012, conforme dados da ONU, estão localizados no mais populoso continente, a Ásia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Dos países citados, apenas o Paquistão e as Filipinas pertencem ao continente asiático. O Haiti pertence ao continente americano (mais precisamente: América Central).
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti

  • O Paquistão e as Filipinas são países populosos da Asia, contudo o Haiti está localizado na americana central , sendo assim a questão está errada.

  • ERRADO! 

    Haiti, como os colegas falaram, não fica na Ásia. Esses dados da questão são de 2012. 

    Dados atualizados aqui: https://germanwatch.org/en/download/10343.pdf  (em espanhol, mas dá pra entender)
    Países mais afetados em 2013 nessa lista: Filipinas, Camboja, Índia, México, São Vicente e Granadinas.
  •  Continente Asiático-> Paquistão ,Filipinas

     América Central-> Haiti 

    gab errado


ID
1145722
Banca
PC-SP
Órgão
PC-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Qual personalidade brasileira faleceu no violento terremoto que devastou o Haiti?

Alternativas
Comentários
  • Na proxima questao poderiam colocar como alternativa Dilma.

  • Resposta: Letra C

    Zilda Arns Neumann foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Foi fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança

     

    Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.


ID
1145746
Banca
PC-SP
Órgão
PC-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Onde fica o vulcão cuja erupção causou paralisação no tráfego aéreo Europeu?

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C)

     

    Em abril de 2010 a erupção de um vulcão na Islândia provocou caos aéreo na Europa.

    "As consequências foram sentidas até nos aeroportos internacionais brasileiros, com o cancelamento de voos para algumas partes da Europa."

     

    Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/04/erupcao-de-vulcao-na-islandia-provoca-caos-aereo-na-europa.html


ID
1193632
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sobe para 501 o número de mortos em desabamento em Bangladesh

O Exército de Bangladesh informou na sexta-feira, 3 de maio de 2013, que subiu para 501 o número de mortos no desabamento do prédio Rana Plaza, em Savar, na periferia da capital Dacca, no último dia 24 de abril.
(Folha.com, 03.05.13)

O desabamento do prédio em Bangladesh contribuiu para trazer à discussão, nos países europeus e nos EUA, a questão

Alternativas

ID
1203280
Banca
ADVISE
Órgão
IGP-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Devido a um desabamento que aconteceu no nosso país vizinho, 34 funcionários de uma mina estão presos a uma profundidade de 300 metros e o resgate será o mais longo em toda a história do planeta, aproximadamente 3 meses, contudo, a equipe de resgate está tentando fazer com que esse período seja o mais curto possível. O desabamento dessa mina aconteceu:

Alternativas

ID
1226467
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O número de mortes provocadas pelo tufão Haiyan, que atingiu (...) duas semanas atrás, subiu para 5.209, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Desastre, o que faz do supertufão o pior desastre natural na história do país.

O tufão, um dos mais fortes já registrados em todos os tempos, provocou mais mortes e destruição do que uma tempestade em 1991 (...).

(http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/11/1375193- numero-de-mortos-em-tufao-(...).html, 22.11.2013)

O país mais atingido por esse tufão foi

Alternativas
Comentários

ID
1260160
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

                             Governo crê que 302 operários morreram em acidente na mina de Soma
O ministro de Energia acredita que 302 mineiros morreram no incêndio que atingiu a mina de carvão de Soma e que ainda restam 18 corpos em seu interior. “O total de mortos pode ser 301 ou 302. O máximo será 302, mas esperamos que fique em 299. Dentro da mina restam no máximo 18 corpos”, disse Yildiz em entrevista coletiva.
                                                                                          (R7, http://goo.gl/eHV6Ds, 16.mai.2014. Adaptado)

O acidente aconteceu

Alternativas
Comentários
  • O ministro de Energia da Turquia, Taner Yildiz, acredita que 302 mineiros morreram no incêndio que atingiu a mina de carvão de Soma e que ainda restam 18 corpos em seu interior.

    http://www.efe.com/efe/noticias/brasil/portada/governo-turco-cre-que-302-operarios-morreram-acidente-mina-soma/3/20/2319595

  • O ministro de Energia da Turquia, Taner Yildiz, acredita que 302 mineiros morreram no incêndio que atingiu a mina de carvão de Soma e que ainda restam 18 corpos em seu interior.

    "O total de mortos pode ser 301 ou 302. O máximo será 302, mas esperamos que fique em 299. Dentro da mina restam no máximo 18 corpos", disse Yildiz em entrevista coletiva em Soma, transmitida ao vivo pela emissora "NTV".

    Esse número seria notavelmente menor que as primeiras estimativas do governo, que falavam em cerca de 350 mortos.


    http://noticias.r7.com/internacional/governo-turco-cre-que-302-operarios-morreram-em-acidente-na-mina-de-soma-16052014




ID
1279396
Banca
IESES
Órgão
TJ-MS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em novembro de 2013 o supertufão "Haiyan", de categoria 5, deixou 5.500 mortos, 26.136 feridos, 1.757 desaparecidos e 9,9 milhões de afetados. Em que país ocorreu tal tragédia:

Alternativas
Comentários

ID
1329922
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as afirmações sobre a calamidade natural que atingiu o Japão em março de 2011.

I. A tragédia teve início com o mais violento terremoto já registrado no país.
II. O país atravessou a mais grave crise nuclear desde o desastre de Chernobyl, há 25 anos, na extinta União Soviética.
III. Mesmo sendo um país rico, organizado e com espaços estruturados para suportar abalos, os efeitos foram devastadores, com destroços amontoados em várias cidades da região.
IV. O terremoto gerou muitos incêndios e o tsunami deixou em alerta outros países da costa do oceano Pacífico.

Estão corretas as afirmações

Alternativas
Comentários

ID
1445503
Banca
CONSULTEC
Órgão
IPAC-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A empresa Tokyo Electric Power Co., que opera a usina nuclear japonesa de Fukushima, atingida por um terremoto e um tsunami em março [2011], anunciou [...] que não pode descartar a possibilidade de que ainda possa haver vazamento de radiação no mar.

Um forte terremoto, seguido por um tsunami, provocou colapsos na usina, causando vazamento de radiação e a contaminação de alimentos e água, o que forçou uma retirada em massa dos moradores da região. Em dezembro [2011], o governo japonês declarou que o desastre estava sob controle. (A EMPRESA..., 2013).

O acidente na usina nuclear de Fukushima provocou uma série de questionamentos e ações dos governos mundiais, a exemplo

Alternativas

ID
1458436
Banca
VUNESP
Órgão
IPT-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O terremoto que arrasou o Haiti em 2010 deu impulso extra ao grande fluxo de haitianos que, há várias décadas, deixa o país caribenho em busca de melhores condições de vida em outras nações. Grande parte dos haitianos no Brasil diz ter optado pelo país devido ao tamanho de sua economia e suas possibilidades de trabalho.

(bbc.co.uk. Adaptado)

Os imigrantes em questão percorrem uma rota de trânsito de pessoas que tem, como principal porta de entrada em território brasileiro,

Alternativas
Comentários
  • O Haiti está na América Central. Por simples análise geográfica dá para resolver a questão. O Acre está mais perto que as demais opções. 

    Ps. o Brasil não faz fronteira com  o Chile. 


ID
1634290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Terra tremeu, rachou, congelou, esquentou e gerou ondas gigantes. Milhares de pessoas morreram e milhões perderam casa, saúde e sustento. Tudo em três meses. O começo de 2010 foi marcado por uma combinação de desastres naturais.
                                                                                                

O Globo, Planeta Terra, mar /2010, p. 3.
 


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item seguinte. 


Entre os desastres naturais a que o texto alude, podem ser destacados os terremotos que abalaram gravemente dois países americanos, o Haiti e o Chile.

Alternativas
Comentários
  •  Em relação ao Haiti, um forte terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país no dia 12 de janeiro de 2010. Esse desastre natural deixou muitos feridos, desabrigados e mortos. A região da capital haitiana, Porto Príncipe, foi bastante afetada, estimando-se que metade das construções foram destruídas.

      No mesmo ano, em 27 de fevereiro, o Chile também foi atingido por um forte tremor de 8,8 graus. Com seu hipocentro localizado a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, o terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.

    Resposta: CERTO

  • Em relação ao Haiti, um forte terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país no dia 12 de janeiro de 2010. Esse desastre natural deixou muitos feridos, desabrigados e mortos. A região da capital haitiana, Porto Príncipe, foi bastante afetada, estimando-se que metade das construções foram destruídas.

    No mesmo ano, em 27 de fevereiro, o Chile também foi atingido por um forte tremor de 8,8 graus. Com seu hipocentro localizado a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, o terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.

    A resposta está correta.
  • O Censo da Vida Marinha ofereceu os primeiros vislumbres de criaturas insólitas que desafiam a capacidade de classificação dos cientistas. Muitas delas são microscópicas, mas nem por isso desimportantes - não custa lembrar que o plâncton marinho é o maior sorvedouro de CO2 do planeta. No Golfo do México, por exemplo, foram descritos pela primeira vez crustáceos tão pequenos que sua densidade é de 12 mil indivíduos por metro quadrado. Já no Pacífico, próximo à costa do Chile, o Censo encontrou bactérias gigantes que não precisam de luz ou oxigênio para sobreviver. O anúncio despertou o interesse de astrobiólogos (estudiosos de possível vida extraterrestre) que vêem nelas características para viver em outros planetas.


    https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/oceanos-abrigam-maior-diversidade-da-terra-3036406


    CERTA

  • CORRETA!! Questão de interpretação textual. O texto começa fazendo alusões aos desastres naturais "a terra tremeu, rachou", alusões essas de desastres naturais ligados a tremores, ou seja terremotos. e no ano de 2010 aconteceram tanto o terremoto no Haiti como no Chile!

    Foca nos estudos + Fé no seu corre= SUA VAGA NO CONCURSO!!! Bons estudos!!!!


ID
1679584
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as notícias.

I. O terremoto de hoje [27.02.2010] foi o segundo mais potente dos últimos 20 anos (...). A maioria das construções da capital não sofreu danos externos, embora muitas tenham sido afetadas no interior (...). O país está acostumado com os terremotos e conta com uma legislação rigorosa para a construção de imóveis, que devem ser equipados com dispositivos de segurança para aguentar a força dos tremores.

                                                                                                              (www.r7.com – 27.02.2010)

II. A apuração oficial das eleições regionais de domingo passado [04.04.2010] confirmou que o partido Movimento ao Socialismo (MAS), do presidente Evo Morales, conquistou a maioria dos governos departamentais, embora a oposição tenha ficado com as principais prefeituras.

                                                                                (www.politicainternacional.com.br – 08.04.2010)

III. Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

                                                                                (http://noticias.terra.com.br/mundo – 17.10.2010)

Refere(m)-se ao Chile, o noticiado em


Alternativas

ID
1688518
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Japão sofreu ontem seu maior terremoto desde o início dos registros históricos, no século 19, e o maior do mundo desde o tremor na Indonésia que provocou um tsunami e deixou mais de 200 mil mortos em 2004.

Desta vez, o terremoto, de 8,9 graus (mais forte que o do Haiti, que matou 200 mil em 2010), gerou ondas de até 12 m que devastaram o nordeste japonês, especialmente Sendai, cidade mais próxima do epicentro. As mortes confirmadas até ontem eram 373, com 741 desaparecidos, mas a imprensa do Japão já as estima em mais de mil.

                                                                                                          (Folha de S. Paulo, 12.03.2011)

Essa tragédia no Japão tornou-se especialmente grave porque

Alternativas
Comentários
  • O Japão sofreu ontem seu maior terremoto desde o início dos registros históricos, no século 19, e o maior do mundo desde o tremor na Indonésia que provocou um tsunami e deixou mais de 200 mil mortos em 2004.
    Desta vez, o terremoto, de 8,9 graus (mais forte que o do Haiti, que matou 200 mil em 2010), gerou ondas de até 12 m que devastaram o nordeste japonês, especialmente Sendai, cidade mais próxima do epicentro.
    As mortes confirmadas até ontem eram 373, com 741 desaparecidos, mas a imprensa do Japão já as estima em mais de mil. Em Tóquio, uma das cidades mais bem preparadas para terremotos, o tremor deixou 4,5 milhões sem luz e parou os transportes por terra e ar. Em Fukushima, ao norte, moradores foram retirados por medo de vazamento em usinas nucleares.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1203201101.htm

     


ID
1712521
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na região central do estado do Rio Grande do Sul, começou na madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando uma das bandas da noite teria usado recursos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado no teto da casa noturna. Sem conseguir sair do estabelecimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos.

O inquérito instaurado constatou que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    O alvará do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio da boate Kiss, cenário de umatragédia que vitimou mais de 200 pessoas, na madrugada deste domingo em Santa Maria, na região central do Estado, estava vencido desde agosto de 2012. A informação é comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo.

    FONTE: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/01/boate-kiss-estava-com-alvara-de-prevencao-contra-incendio-vencido-segundo-bombeiros-4024454.html


ID
1712524
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O complexo nuclear central de Fukushima, no Japão, foi atingido, em 11 de março de 2011, por um tsunami, que devastou quatro de seus seis reatores, dispersando na natureza grandes quantidades de substâncias radioativas.

Assinale a alternativa que apresenta repercussão ambiental e sanitária desse acidente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Um peixe capturado com a finalidade de realizar um monitoramento próximo da central nuclear de Fukushima, onde aconteceu o acidente nuclear em 2011, apresenta um nível impressionante de contaminação radioativa, quase 2.500 vezes superior ao limite legal fixado pelo Japão, anunciou nesta sexta-feira (18 de Janeiro) a operadora da usina.



    FONTE: http://www.abes-sp.org.br/noticias/19-noticias-abes/3172-peixe-de-fukushima-tem-radiacao-2500-vezes-maior-que-limite-legal?sem_midx=1&sem_jidx=0


ID
1725166
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise o texto abaixo.

“Um terremoto de 9 graus na escala Richter, o mais forte registrado no Japão, causou um tsunami que devastou a costa nordeste do país no dia 11 de março de 2011. Ondas de até 10 metros de altura arrastaram tudo o que encontravam pela frente – navios, casas, carros, barcos e pessoas. O número de mortos ultrapassou a casa dos 4 mil, a maioria na província de Miyagi, localizada próxima ao epicentro. Mais de 9 mil continuam desaparecidas. Cidades inteiras foram destruídas. Em outras localidades faltam água, luz, alimentos e combustível."

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/atualidades/tragedia-no-japao-tremor-arrasacidades-e-provoca-crise-nuclear.jhtm. Acessado em 18/07/2011.

Sobre a tragédia anunciada no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A usina nuclear de Fukushima ainda está em ruínas, dois anos depois do terremoto e do tsunami que devastaram o Japão, e a radioatividade que vaza de lá contamina 300 toneladas de água do Oceano Pacífico todos os dias. No dia 20 de novembro, a empresa responsável pela manutenção das usinas no Japão vai tentar remover cerca de 1.300 varetas de combustível da Unidade de Reator 4, que está altamente danificada. Não precisa ser cientista nuclear pra deduzir o que pode acontecer caso ocorra algum erro durante a operação.

    Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI343539-17770,00-FUKUSHIMA+PODE+TER+DESASTRE+NUCLEAR+DE+ESCALA+GLOBAL+ALERTA+PESQUISADOR.html

  • Letra C


ID
1725175
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise o texto abaixo.

“O pior deslizamento da história do país deixou 710 mortos em quatro cidades da região serrana do Rio de Janeiro. Um total de 13,8 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. O número de vítimas é maior que o registrado em Caraguatatuba, em 1967 (436 mortos)."
Publicado em http://educacao.uol.com.br/atualidades/tragedia-no-rio-o-maior-desastrenatural-do-pais.jhtm, (acessado em 16/06/2011).

Sobre a tragédia mencionada no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/tragedia-no-rio-o-maior-desastre-natural-do-pais.htm


ID
1738621
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Instalada com previsão de seis meses, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, a Minustah, completa agora uma década. Apesar de o Haiti ainda passar por graves dificuldades, a ajuda humanitária das Nações Unidas serviu ao país para:

Alternativas

ID
1749721
Banca
IESAP
Órgão
EPT - Maricá
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere o texto a seguir:

“A lama liberada pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, atinge áreas a até 100 km de distância do local do acidente, ocorrido na tarde desta quinta-feira (5/11/2015). Centenas de pessoas estão desabrigadas, uma morte foi confirmada e 13 funcionários da empresa estão desaparecidos".

O enunciado faz referência ao acidente ocorrido recentemente, no Brasil, no seguinte Estado: 

Alternativas
Comentários
  • Minas Gerais

  • O rompimento da barragem em Mariana, MG, completou duas semanas. A mineradora Samarco - controlada pela Vale e pela BHP - foi multada. Mas até agora, não se sabe o que provocou o acidente. enquanto isso, várias famílias continuam desabrigadas.


    Até agora, 11 mortes foram confirmadas. Sete corpos já foram identificados e quatro ainda aguardam identificação. Doze pessoas continuam desaparecidas. Nove são funcionários da Samarco e três seriam moradores da região. Ao todo, 556 pessoas perderam tudo na tragédia. Apenas 15 famílias estão em casas alugadas pela mineradora Samarco. Outras 388 pessoas estão em casas de parentes. A enxurrada de lama passou por 35 municípios mineiros e só no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, 149 casas foram destruídas.  A vila vai deixar de existir.


    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/11/rompimento-de-barragem-em-minas-gerais-completa-duas-semanas.html


ID
1749769
Banca
IESAP
Órgão
EPT - Maricá
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere o texto sobre evento ocorrido recentemente, no Brasil:

“A enxurrada de lama formada após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, em 5/11/2015, avançou pelo leito do rio Doce”.

O acidente ocorreu no seguinte Estado:

Alternativas
Comentários
  • O rompimento da barragem em Mariana, MG, completou duas semanas. A mineradora Samarco - controlada pela Vale e pela BHP - foi multada. Mas até agora, não se sabe o que provocou o acidente. enquanto isso, várias famílias continuam desabrigadas.


    Até agora, 11 mortes foram confirmadas. Sete corpos já foram identificados e quatro ainda aguardam identificação. Doze pessoas continuam desaparecidas. Nove são funcionários da Samarco e três seriam moradores da região. Ao todo, 556 pessoas perderam tudo na tragédia. Apenas 15 famílias estão em casas alugadas pela mineradora Samarco. Outras 388 pessoas estão em casas de parentes. A enxurrada de lama passou por 35 municípios mineiros e só no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, 149 casas foram destruídas.  A vila vai deixar de existir.


    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/11/rompimento-de-barragem-em-minas-gerais-completa-duas-semanas.html


ID
1749811
Banca
IESAP
Órgão
EPT - Maricá
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere o texto sobre evento ocorrido recentemente, no Brasil:

“A enxurrada de lama formada após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, em 5/11/2015, avançou pelo leito do rio Doce”.

O acidente ocorreu no seguinte Estado:

Alternativas
Comentários
  • Letra C: mineradora... Minas Gerais


ID
1749856
Banca
IESAP
Órgão
EPT - Maricá
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere o texto a seguir:

“A lama liberada pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, atinge áreas a até 100 km de distância do local do acidente, ocorrido na tarde desta quinta-feira (5/11/2015). Centenas de pessoas estão desabrigadas, uma morte foi confirmada e 13 funcionários da empresa estão desaparecidos".

O enunciado faz referência ao acidente ocorrido recentemente, no Brasil, no seguinte Estado: 

Alternativas
Comentários
  • http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/desastre-ambiental-mariana-mg.htm

  • Vamos melhorar QC a mesma questão 3 vezes!


ID
1749907
Banca
IESAP
Órgão
EPT - Maricá
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere o texto sobre evento ocorrido recentemente, no Brasil:

“A enxurrada de lama formada após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, em 5/11/2015, avançou pelo leito do rio Doce".

O acidente ocorreu no seguinte Estado:

Alternativas

ID
1798486
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A lama de rejeitos da barragem da Mineradora Samarco que rompeu no início de novembro passado atravessou quantos Estados até chegar ao Oceano Atlântico?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Minas e Espirito Santo


  • Não concordo com o enunciado da questão, "atravessar" é "passar para o outro lado de". Para a lama ter "atravessado" o estado de Minas Gerais, deveria ter ido de um extremo a outro, portanto, na mina opinião, a lama passou por MG e somente "atravessou" o estado do Espírito Santo.

  • Lixão de Questão !!!

  • Concordo com Joice. Questão digna de anulação.

  • sem comentários

  • Minas e Espírito Santo. E hoje, nem se fala muito. O povo já até esqueceu. 


ID
1801216
Banca
FURB
Órgão
ISSBLU - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O rompimento de barragem em Mariana causou mortes em Minas Gerais, e a lama atingiu o Rio Doce até o Espírito Santo e chegou ao oceano. Sobre a tragédia em Mariana, analise as afirmações abaixo e identifique a(s) correta(s):

I- Mais de 10 pessoas morreram em razão desse rompimento, considerado um dos maiores desastres ambientais do país, resultado de uma combinação de negligência e descaso.
II- Um dos prejuízos desse rompimento se refere à remoção e ao comprometimento de trechos significativos da vegetação ciliar, associados a rios, córregos e solos saturados.
III- A Samarco é a empresa que opera o complexo de barragens na região de Mariana (MG), e suas acionistas são a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton.
IV- Não se trata de um desastre natural, mas, sim, de um desastre provocado por uma atividade econômica e, nesse caso, cabe reparação de danos, além das multas decorrentes.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas -

    Letra  "e"

  • Saiu um decreto o ao passado considerando rompimento de barragens desastre natural. Como fica

  • Não entendi a afirmativa " não se trata de um desastre natural..."

    Alguém por favor me explica?

  • Alana Braga, não se trata de uma desastre natural pois o homem modificou o meio (construindo barragens para retenção de rejeitos). São exemplos de desastres naturais: tempestades, deslizamentos de terras, tsunamis, terremoto, etc.

  • Questão repleta de subjetividade...

  • APENAS 6 MORTES FORAM CONFIRMADAS


ID
1802254
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Chopinzinho - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A tragédia ocorrida em Minas Gerais, no início de novembro de 2015, com o rompimento da barragem sob responsabilidade da empresa Samarco, teve como mais afetada a cidade de:

Alternativas
Comentários
  • O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

    FONTE: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/barragem-de-rejeitos-se-rompe-em-distrito-de-mariana.html

  • 20/02/2016 20h44 - Atualizado em 20/02/2016 20h53

    Cidade afetada por rompimento de barragem ainda sofre com lama

    Barra Longa foi uma das mais prejudicadas pela tragédia em Mariana.
    Solo nas áreas atingidas está impróprio para a agropecuária, diz Embrapa.

     

    Três meses e meio depois (atualmente 5 meses e meio-2016) do rompimento da barragem da Mineradora Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, a imagem ainda é de caos na cidade de Barra Longa, a 63 quilômetros de Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Os moradores ainda convivem com lama e poeira.
     

    Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) constatou que o solo nas áreas atingidas está impróprio para a agropecuária. Quem vive da produção nos vilarejos enfrenta prejuízos.

    A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) fez um levantamento ao longo de dois meses e constatou que a área rural de Barra Longa foi a mais afetada. O prejuízo dos produtores das principais cidades que margeiam o Rio Doce em Minas Gerais passa de R$ 23 milhões.

     

    http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/2016/02/cidade-afetada-por-rompimento-de-barragem-ainda-sofre-com-lama.html

     

     


ID
1836463
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Nova Ponte - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O estado de Minas Gerais foi palco recentemente de uma das maiores tragédias ambiental dos últimos tempos. Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rota da Estrada Real no século XVII e abrigava igrejas e monumentos de relevância cultural. Em 5 de novembro, em apenas onze minutos, um tsunami de 62 milhões de metros cúbicos de lama aniquilou o vilarejo. A onda devastou outros sete distritos de Mariana e contaminou os rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce.

Sobre essa tragédia assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Eram três as barragens de rejeito em Alegria: a de Santarém, a de Germano e a de Fundão.

( ) A parte frontal dessas bacias é feito de areia e argila para filtrar a água.

( ) Apenas o Ministério Público de Minas Gerais abriu inquérito para apurar as causas do desastre.

( ) A principal hipótese levantada pelos técnicos é que tenha ocorrido o processo de liquefação, que se dá, quando a camada arenosa externa, ao invés de expelir, retém a água.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • a)Eram três as barragens de rejeito em Alegria: a de Germano, a de Fundão e a de Santarém. Verdadeiro 


    b) A parte frontal dessas bacias é feita de areia, para filtrar a água. Falso porque a alternativa incluiu argila. 


    c)O Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil abriram inquéritos para apurar as causas do desastre, mas uma resposta satisfatória não deve vir antes de seis meses. Falso porque a alternativa disse que o inquérito foi proposto apenas pelo MP. 


    d)  A principal hipótese levantada pelos técnicos, contudo, é que tenha ocorrido o processo de liquefação, que se dá quando essa camada arenosa externa, em vez de expelir, retém a água. Verdadeiro. 


    Fonte: http://veja.abril.com.br/complemento/brasil/para-que-nao-se-repita/

  • ainda não estudei geografia kkk

  • Lembrei que eram três barragens, então a primeira era com certeza verdadeira, ai fui por eliminação. E lembrei que li algo sobre liquefação.... Resposta certa C.

  • Facil, dentre outras coisas vc deveria saber que as barragens não eram construidas, em sua parte frontal, de areia e argila com fins de filtrar a agua....algo elementar!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


ID
1864861
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Inhumas - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O rompimento da barragem de Fundão, dia 5 de novembro na unidade industrial de Germano, entre os distritos de Mariana e Ouro Preto (cerca de 100 km de Belo Horizonte), provocou uma onda de lama que devastou distritos próximos. O mais atingido foi Bento Rodrigues. Há relatos de desaparecidos, e o número total de mortes ainda é desconhecido.”

Sobre este grave problema ambiental, julgue as proposições a seguir:

I. A barragem do Fundão pertence à Presidenta Dilma Rousseff, ao filho do ex-presidente Lula e ao seu Partido, o PT. Seu rompimento se deu devido a corrupção promovida pelo referido partido, que desde o descobrimento do Brasil vem limpando os cofres brasileiros e vendendo o país para o grande capital estrangeiro.

II. A antiga estatal privatizada, Vale S.A. controla metade do capital da empresa dona da barragem rompida.

III. Para o Ministério Público houve "negligência" da empresa que detinha a propriedade da barragem. A Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente) declarou que chegou a recomendar a necessidade de se fazer reparos na estrutura da barragem de Fundão.

IV. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa.

V. Os rejeitos foram levados pelo Rio Doce, afetam dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais até o Espírito Santo, com a falta de água potável.

VI. Em Governador Valadares, uma das cidades banhadas pelo Rio Doce, o diretor geral do serviço autônomo de água e esgoto, Omir Quintino, disse que a água coletada para análise apresentou alto índice de ferro, o que inviabiliza o tratamento, além de grande quantidade de mercúrio, que é muito tóxico.

Identifique a alternativa verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • (D)

    I A barragem do Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, apresentou um deslocamento de terra no começo da tarde desta quarta-feira – foi o primeiro deslizamento desde o episódio que marcou o maior desastre ambiental da história do país, há quase três meses.

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/01/27/interna_gerais,728863/barragem-do-fundao-em-mariana-tem-deslocamento-de-terra-e-samarco-ac.shtml

  • gostei da alternativa I - ela não deixa de ser verdade a segunda parte dela.

  • Aposto que quem leu alternativa I deu aquela risadinha

ID
1882306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerado um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, o rompimento de barragem de importante mineradora causou, recentemente, danos irreparáveis, desde a morte de pessoas até a destruição material de comunidades inteiras e de um dos mais importantes rios da região Sudeste. Assinale a opção em que são apresentados o município onde está situada a mineradora em questão e o rio que sofreu os efeitos devastadores do referido acidente.

Alternativas
Comentários
  • O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em novembro de 2015 - que destruiu o distrito mineiro de Bento Rodrigues - é o maior desastre do gênero da história mundial nos últimos 100 anos. Se for considerado o volume de rejeitos despejados - 50 a 60 milhões de metros cúbicos (m³) - o acidente em Mariana (MG) equivale, praticamente, à soma dos outros dois maiores acontecimentos do tipo já registrados no mundo - ambos nas Filipinas, um em 1982, com 28 milhões de m³; e outro em 1992, com 32,2 milhões de m³ de lama.

    Os dados estão presentes em estudo da Bowker Associates - consultoria de gestão de riscos relativos à construção pesada, nos Estados Unidos - em parceria com o geofisico David Chambers.

    O rompimento da barragem provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avança pelo Rio Doce. Várias pessoas estão desabrigadas, com pouca água disponível, sem contar aqueles que perderam a vida na tragédia. Além disso, há os impactos ambientais, que são incalculáveis e, provavelmente, irreversíveis.

     

    http://noticias.terra.com.br/brasil/desastre-em-mariana-e-o-maior-acidente-mundial-com-barragens-em-100-anos,874a54e18a812fb7cab2d7532e9c4b72ndnwm3fp.html

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/acidente-mariana-mg-seus-impactos-ambientais.htm

     

  • Estado de Minas Gerais

    Município de Mariana e o Rio Doce.

  • Letra B.

    A questão está exigindo o conhecimento do intitulado “desastre de Mariana”, que ocorreu por meio do rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km da cidade de Mariana. A barragem em questão era controlada pela empresa Samarco Mineração S/A, mineradora que estava localizada na cidade brasileira de Mariana, no Estado de Minas Gerais. Com o rompimento da barragem, os rejeitos e a lama chegaram até o Rio Doce, maio bacia hidrográfica da região Sudoeste e responsável por banhar os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

     

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

     

  • Desastres ambientais, tanto no Brasil como no mundo, repercutem no noticiário de maneira proporcional ao seu impacto. Aspectos como localização, tipo de evento ocorrido, qual o ambiente afetado, agentes envolvidos, perdas materiais e em vidas são de grande importância e devem ser acompanhados com atenção. O texto associado aborda um grande desastre ambiental envolvendo o rompimento de uma barragem e os túmulos impactos sobre uma bacia hidrográfica. O enunciado questiona onde ocorreu o desastre e qual foi o rio afetado.

    A) A cidade histórica de Tiradentes não foi afetada pelo desastre e o rio Xopotó é um subafluente da bacia do Paraíba do Sul que se localiza bem mais ao sul da bacia atingida, ficando ainda na região Sudeste, mas predominantemente localizada no estado do rio de janeiro .

    B) Uma cidade histórica planejada como capital da região mineradora ainda no século VXII não teve seu patrimônio arquitetônico atingido pelo desastre, mas graves perdas ocorreram no distrito de Bento Rodrigues onde cerca de dezoito pessoas morreram e a enxurrada atingiu a Bacia do Rio Doce deixando um rastro de destruição que chegou até sua foz no Espírito Santo contaminando extensas áreas de produção agrícola, vegetação nativa além de suas águas. Posteriormente outra tragédia semelhante, porém maior em perdas humanas e materiais ocorridos em Brumadinho também em Minas Gerais.

    C) A cidade histórica tradicional de grande visitação turística de Ouro Preto não foi a cidade atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração e o rio Piranga é um dos maiores formadores do rio Doce, esse sim extremamente afetado pelo rompimento da barragem em Mariana.

    D) A famosa São João Del Rei que possui um belíssimo centro histórico próximo a Tiradentes não foi afetada pelo rompimento da barragem e o rio Das Velhas é um importante formador do rio São Francisco e, portanto, distancia da bacia do Rio Doce.

    E) Uma cidade histórica tradicional de Diamantina localiza-se distante da região do rompimento da barragem, tanto que o rio Jequitinhonha corre pela região que corresponde ao norte de Minas Gerais até seu deságue em Belmonte na Bahia.


    GABARITO DO PROFESSOR: B.

ID
1903402
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de São Lourenço - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em setembro de 2015, um terremoto ocorrido na América do Sul foi sentido em estados do território brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta o país onde foi localizado o epicentro desse terremoto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO = D

    ---------------------------------------------------------

    Forte terremoto atinge o Chile e deixa pelo menos 5 mortos.

    Houve réplicas e polícia pede calma; abalo foi sentido até no Brasil.
    Marinha disse que ondas de até 4,5 metros atingiram a costa.

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/forte-terremoto-chile.html

  • Terremoto de magnitude 8,3 atinge o Chile; tremor é sentido no Brasil, relatam internautas.

     

    Brasil e Argentina

    No Brasil, diversos internautas relataram nas redes sociais que também sentiram um leve tremor. Há relatos na capital paulista, Santos, Campinas, Belém, São Luís e Pouso Alegre (MG). Os Bombeiros de São Paulo receberam 50 chamados de pessoas que sentiram o terremoto. "

     

    http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/09/16/terremoto-de-magnitude-79-atinge-o-chile-internautas-brasileiros-relatam.htm

     

     

     


ID
1908922
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ano de 2014 foi marcado por uma tragédia que ganhou grande repercussão internacional. O naufrágio de um navio com cerca de 450 passageiros, sendo a maioria estudantes, gerou comoção internacional, pois cerca de 250 morreram. O país onde ocorreu essa tragédia foi:

Alternativas

ID
1921132
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em novembro de 2015, no estado de Minas Gerais, registrou-se um desastre socioambiental de enormes proporções, quando a Barragem de Fundão, controlada pela mineradora Samarco, rompeu-se provocando, além de mais de uma dezena de mortes, a poluição da Bacia do Rio Doce e a devastação de extensa área de Bento Rodrigues. Esta barragem encontra-se localizada no município mineiro de

Alternativas
Comentários
  • Desastre em Mariana e suas consequências ambientais

    A tragédia é considerada como o maior desastre ambiental do país, pois, além da morte do Rio Doce, o mais importante do estado de MG, declarada por especialistas na última semana, a lama de rejeitos de minério percorre o caminho até o mar e penetra no solo e no lençol freático, inviabilizando o plantio e o uso da água de poços.

     

    http://www.esquerdadiario.com.br/Desastre-em-Mariana-e-suas-consequencias-ambientais

  • O gabarito está errado 


ID
1921156
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Amontada - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma tragédia que provocou a morte de centena de pessoas e deixou mais de trezentas feridas aconteceu em um templo da Índia, país que recebeu, logo após o ocorrido, a visita de membros da monarquia britânica. Os integrantes da família real britânica que estiveram nesse país foram

Alternativas
Comentários
  • (C)


    Medidas de segurança serão reforçadas nos próximos dias na Índia diante da proximidade da visita do príncipe William e de sua esposa, Kate Middleton.

    A imprensa britânica informou, citando fontes das forças de segurança indianas, que existem temores de um ataque terrorista durante a viagem oficial.

    http://noticias.r7.com/internacional/india-teme-atentado-durante-visita-de-william-e-kate-07042016

  • Alguém notou que o Príncipe Guilherme e a duquesa de Cambridge são as mesmas pessoas que Príncipe William e Kate Middleton?


ID
1931476
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A cidade de Mariana, em Minas Gerais, foi palco de uma das maiores tragédias ambientais ocorridas no Brasil.

Assinale a alternativa que indica uma causa deste triste evento.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Rompimento de barragem em Mariana: perguntas e respostas

    Enxurrada de lama destruiu distrito de Mariana, região central de MG.
    Barragem pertencia a mineradora, que será multada em R$ 250 milhões.

     

    Segundo o geólogo Luiz Paniago Neves, coordenador de fiscalização de pesquisa mineral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, o rejeito de minério de ferro é classificado como inerte, ou seja, inofensivo. Se ele chegar ao leito de um rio, por exemplo, a água poderá ficar turva, ocorrerá uma sedimentação, mas o consumo da água não terá impacto na saúde. Apesar disso, ainda não houve nenhuma análise específica dos rejeitos despejados pelas barragens. Em Governador Valadares, uma das cidades banhadas pelo Rio Doce, o diretor geral do serviço autônomo de água e esgoto, Omir Quintino, disse que a água coletada para análise apresentoualto índice de ferro, o que inviabiliza o tratamento, além de grande quantidade de mercúrio, que é muito tóxico. Já a Samarco diz que não havia elementos tóxicos no material.

     

    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/rompimento-de-barragens-em-mariana-perguntas-e-respostas.html

     

     

  • Samarco não é uma hidrelétrica, mas sim uma mineradora.

    Não foram centenas de mortes, 19 pessoas morreram.


ID
2061616
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Tarrafas - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O número de mortos após o terremoto que atingiu o Nepal no sábado (25) passou de 3,8 mil nesta segunda-feira (27), segundo balanço das autoridades locais, informaram o jornal "The New York Times" e a "CNN". Agências e governos internacionais corriam para enviar equipes de busca e resgate, médicos e remédios ao país. Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem comida, água ou abrigo. O terremoto de magnitude 7,8, o mais violento dos últimos 80 anos no país, provocou vários tremores secundários e diversos deslizamentos no monte Everest, onde 18 pessoas morreram no início da temporada de alpinismo. Sobre o Nepal, podemos AFIRMAR:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/forte-terremoto-atinge-o-nepal.html


ID
2149555
Banca
UNEMAT
Órgão
CBM-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na madrugada de 27 de janeiro de 2013, ocorreu um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria-RS, devido a um sinalizador pirotécnico aceso durante um show. O incêndio e as condições do local levaram à morte 241 jovens, provocando a comoção pública em todo o Brasil. A perícia confirmou que o tipo de espuma usada no teto e nas paredes da casa noturna como revestimento acústico liberou gases tóxicos durante a queima, como cianeto de hidrogênio e monóxido de carbono.

Sobre esse fato, marque abaixo a alternativa correta:

Alternativas

ID
2189263
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Cláudio - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 29 de agosto de 2015, foi feita uma homenagem às vítimas do furacão Katrina, que gerou grandes prejuízos nas cidades do litoral sul dos Estados Unidos em agosto de 2005.

Assinale a alternativa que apresenta uma das cidades que foi muito prejudicada pelo furacão.

Alternativas
Comentários
  • (A)

    O
    Furacão Katrina foi uma tempestade tropical que alcançou a categoria 3 da escala de furacões de Saffir-Simpson em terra firme e categoria 5 no oceano atlântico. Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleans, em 28 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando 1836 mortes diretas. Foi a 11ª tempestade de 2005 a receber nome, sendo o quarto entre os furacões.


    O Furacão Katrina causou aproximadamente mil mortes, sendo um dos furacões mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos. O furacão paralisou muito da extração de petróleo e gás natural dos Estados Unidos, uma vez que boa parte do petróleo americano é extraído no Golfo do México.

  • ALTERNATIVA A

     

    Moradores marcharam pelas ruas com música, na intenção de celebrar a reconstrução de tudo aquilo que o furacão destruiu

     

    A cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, lembrou neste sábado (29) os 10 anos da passagem do furacão Katrina. Apesar da tristeza, moradores marcharam pela cidade sob o som de músicas. Foi uma cerimônia para celebrar a vida e a reconstrução daquilo que o furacão destruiu.

    Um cemitério homenageou 83 mortos pelo Katrina. As famílias das vítimas nunca reivindicaram os corpos, que foram enterrados em um mausoléu. Uma coroa de flores foi depositada por moradores e religiosos. Os nomes da maioria das vítimas enterradas no mausoléu foram descobertos graças ao trabalho de investigação e de médicos legistas.

    Apesar do esforço, 30 pessoas não foram identificadas, mesmo 10 anos depois do Katrina. As informações do DNA dos corpos e do lugar exato onde foram encontrados estão guardadas para o caso de algum familiar reivindicar os restos mortais.

    Para o prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu, permitir que essas vítimas descansem juntas é uma forma de não deixar ninguém para trás. Quando devastou Nova Orleans em 29 de agosto de 2005, o furacão deixou 1.833 mortos e cerca de 130 mil pessoas desalojadas.

     

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-08-29/vitimas-do-katrina-recebem-homenagens-apos-10-anos-da-passagem-do-furacao.html


ID
2191648
Banca
RHS Consult
Órgão
Prefeitura de Porto Feliz - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pelo menos 77 pessoas morreram e 588 ficaram feridas após um forte terremoto de magnitude 7,8 causar grandes danos a várias cidades do país na noite de sábado (16/04/2016). O vice-presidente Jorge Glas, informou que o governo decretou estado de exceção em todo o país “para garantir a ordem pública”. [...] O epicentro do terremoto foi próximo à costa do país, a 173 quilômetros da capital Quito, em uma região próxima à cidade de Muisne. Ele ocorreu a uma profundidade de apenas 19 km, o que pode gerar efeitos ainda mais violentos na superfície.

O trecho acima trata do terremoto ocorrido no:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Terremoto de magnitude 7,8 no Equador deixa 77 mortos e 588 feridos

     

    Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter foi registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país, neste sábado (16). O governo reporta que há 77 mortos e 588 feridos por causa do tremor e decretou estado de emergência em seis províncias.

    O terremoto, o mais forte ocorrido no país desde 1979, foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).

    A presidência do Equador informou na sua conta do Twitter que o governo disponibilizou 3 mil cestas básicas, 7,6 mil colchões e cobertores, 10 mil garrafas de água às famílias afetadas.

    Segundo o vice-presidente, Jorge Glas, há 241 médicos e paramédicos membros da Cruz Vermelha trabalhando no atendimento às vítimas. "Estamos organizando os esforços de resgate em lugares diferentes por causa da emergência. É importante manter a calma neste momento. Força, nos levantaremos desta", disse Glass, em entrevista coletiva de imprensa concedida por volta das 8h do horário de Brasília e 6h do horário local.

    Glas também afirmou que 4.600 policiais e 10 mil membros das forças armadas foram mobilizados e US$ 300 milhões (mais de um R$ 1 bilhão) foram destinados para a emergência.

    O governo equatoriano decretou estado de emergência "para manter a ordem" nas províncias de Esmeraldas, Lor Ríos, Manabí, Santa Elena, Guayas e Santo Domingo.

    O Centro de Alerta de Tsunamis Pacífico afirma que grande parte da possibilidade de tsunamis em um raio de 300 quilômetros do epicentro já passou.

    A Reuters afirma que partes da capital Quito, a 173 quilômetros da região atingida, ficaram sem energia elétrica por alguns momentos.

    O presidente do Equador, Rafael Correa, publicou em sua conta no Twitter que as autoridades estão avaliando os danos. Ele está em visita a Roma, na Itália, mas retorna neste domingo (17) ao país.

    Correa avisa que não há evidências de tsunamis, mas recomenda manter distância de áreas costeiras.

    De acordo com o jornal equatoriano "El universo", o tremor foi sentido por cerca de 50 segundos.

     

    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/costa-do-equador-e-atingida-por-terremoto-de-magnitude-78.html

     

  • Quito é a Capital do Equador. Atenção aos detalhes da questão. Vi que boa parte, assim como eu, errou.


ID
2191663
Banca
RHS Consult
Órgão
Prefeitura de Porto Feliz - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"Eu precisava de um emprego", contou Tatsuta, 51, sobre a decisão que tomou em 2012 de aceitar o trabalho no local de um dos piores acidentes nucleares do mundo. Suas tarefas incluíam soldar canos de água rompidos e inspecionar robôs com controle remoto que vigiam os pontos mais radioativos. [...] Cinco anos depois de um poderoso terremoto e um tsunami que causaram a fusão de três reatores na usina, esse objetivo é o foco de um enorme esforço ao mesmo tempo precário e rotineiro.

O exposto acima faz menção ao(à):

Alternativas
Comentários
  • Através do nome  Tatsuta é possível deduzir que a questão refere-se ao JAPÃO.

    Logo a letra A é o gabarito, pois Fukushima é uma Província do desse País.

  • ALTERNATIVA A

     

    Entenda o acidente nuclear em Fukushima, no Japão

     

    Após ter parte de seu território devastado por um terremoto seguido de tsunami, japoneses enfrentam vazamento de radiação em usina nuclear afetada. Acidente, porém, não é comparável à maior tragédia nuclear da história.

     

    O terremoto de 8,9 graus na escala Richter e o tsunami que abalaram o Japão na madrugada do último dia 11 de março (horário de Brasília) provocaram danos na usina nuclear de Fukushima, localizada na região nordeste da ilha. Vazamentos radioativos foram registrados e um iminente desastre nuclear mobilizou a comunidade internacional. 

    No momento do terremoto, 11 usinas localizadas na região entraram em processo de desligamento. Como parte do procedimento, os reatores precisam ser resfriados, uma vez que a fissão nuclear permanece ocorrendo mesmo após a interrupção na geração da energia. Cerca de uma hora depois do tremor, a usina de Fukushima foi atingida pelo tsunami. O sistema de resfriamento foi avariado e os técnicos japoneses passaram a adotaram medidas alternativas, como a injeção de água do mar nos reatores. Mesmo assim, três explosões se sucederam, a última delas na manhã da segunda-feira (14). 

    Segundo informações do governo japonês, houve vazamento radioativo, mas os reatores estão preservados. Os níveis de radiação no entorno da usina superaram em oito vezes o limite de segurança, forçando a evacuação da população em um raio de 20 km ao redor da usina (Saiba quais os efeitos da radiação sobre o corpo humano).

     

    CONTINUA EM: https://novaescola.org.br/conteudo/261/entenda-o-acidente-nuclear-em-fukushima-no-japao

     

     


ID
2299150
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O naufrágio de quatro embarcações desde terça-feira (15 de novembro) deixou 340 mortos, elevando o número de mortos desde janeiro para mais de 4600. Em 2015, foram registradas 3771 mortes na região, um recorde até então.

(Folha, 17.11.2016. Disponível em: <https://goo.gl/Ubgc5S>. Adaptado)

Os naufrágios estão relacionados

Alternativas
Comentários
  • Letra E:

    Mortes de refugiados no Mediterrâneo em 2016 chegam a 4.600

    Número de mortos cresce na medida em que traficantes de pessoas tentam realizar travessias

    Por: Folhapress em 17/11/16 às 15H23, atualizado em 17/11/16 às 15H36

    Número de refugiados e migrantes que morrem na travessia do Mediterrâneo é um recordeFoto: Andreas Solaro/AFP

    O número de imigrantes e refugiados que morreram afogados ou desapareceram ao tentar cruzar o Mediterrâneo em busca de asilo na Europa atingiu um novo recorde em 2016.

    O naufrágio de quatro embarcações desde terça-feira (15) deixou 340 mortos, elevando o número de mortos desde janeiro para mais de 4.600, segundo números da Organização Internacional para Imigrações (OIM). Em 2015, foram registradas 3.771 mortes no Mediterrâneo, um recorde até então.

    A OIM disse nesta quinta-feira (17) que o número de mortos cresce na medida em que traficantes de pessoas tentam realizar travessias apesar das más condições de viagem registradas durante o inverno.


    "O que choca é a crueldade", disse Flavio Di Giacomo, porta-voz da OIM na Itália. "Os traficantes forçam as pessoas a partir apesar das condições impeditivas do mar. Quando chegam à praia, migrantes que não querem ir são forçados a embarcar, até com violência." Ele disse que os traficantes de pessoas não se importam se os migrantes sobreviverão à viagem. "Quando você paga, não pode desistir", afirmou.

    Em vários naufrágios no Mediterrâneo, é impossível recuperar os corpos da maioria dos migrantes afogados, sendo necessário para contabilizar os mortos amparar-se em relatos de sobreviventes sobre a quantidade de ocupantes de cada embarcação.

    Segundo a OIM, mais de 341 mil pessoas chegaram à Europa pelo Mediterrâneo em busca de asilo em 2016, até 13 de novembro. A maioria desembarca na Grécia e na Itália.

    Em 2015, mais de 1 milhão de pessoas realizaram o mesmo trajeto. A grande queda no número de travessias se deve a uma fiscalização mais rigorosa no Mediterrâneo e a um acordo firmado em março entre a União Europeia e a Turquia para frear o fluxo migratório. A maioria das pessoas que buscam asilo na Europa foge de conflitos armados e crises humanitárias na África e no Oriente Médio.

  • Os naufrágios estão relacionados aos imigrantes e refugiados que morreram afogados ou desapareceram ao tentar cruzar o Mediterrâneo em busca de asilo na Europa.

  • (E)

    COMENTÁRIOS: A notícia se refere à crise migratória que vive a União Europeia. Nos últimos anos, fugindo de guerras e outros conflitos, milhares de africanos e asiáticos buscam refúgio em países da União Europeia. Uma das rotas utilizadas, principalmente pelos africanos, é a travessia pelo mar Mediterrâneo. Os migrantes realizam a travessia em embarcações precárias e superlotadas, contratadas de traficantes de seres humanos. Várias dessas embarcações naufragam e muitos migrantes morrem afogados ou desaparecem no Mediterrâneo.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-prova-de-atualidades-do-tjm-sp/

  • Dá para confundir com a D,mas ambas as tentativas de fuga se dão pelo Mar Mediterrâneo.

  • Fiquei em dúvida entre a D e E, mas como é normal da minha pessoa...optei pela a errada! Aff...

  • Reportem abuso ao comentário do André Souza.

     

     

  • Crise humanitária na Europa...

  •  

    https://globoplay.globo.com/v/5414673/

  • Ao longo da história da humanidade sempre houve migrações. Por vários motivos: desastres naturais, guerras, comércio, busca de melhores condições de vida, entre outras. A questão sempre foi aceitar ou não os migrantes. E, se aceitos, sob que condições. Neste século XXI nos deparamos com uma crise migratória grave, que esbarra em limites de soberania, crises econômicas internas, diferenças culturais e o constante medo do insidioso terrorismo, que utiliza quaisquer mecanismos para levar a cabo suas intenções. Muita atenção ao ler as informações contidas no texto. Elas não respondem à questão proposta mas orientam o raciocínio.

    Entre as alternativas é preciso assinalar aquela que marca uma relação correta com os naufrágios expostos no texto.
    A) INCORRETA. Há, sim, uma fuga constante de Cuba para Miami através do mar mas, o quantitativo de naufrágios e o quantitativo de mortes não é tão grande, até mesmo porque o fluxo de migrantes é menor do que aquele indicado no trecho. 
    B) INCORRETA. Não mais existe uma situação de guerra entre Ucrânia e Rússia por conta da península da Criméia, que foi, por plebiscito da população, incorporada à Rússia. Não houve uma fuga de população da região em busca de “refúgio no Mar Negro" 
    C) INCORRETA. A Coréia no Norte é extremamente fechada e não há notícias de refugiados deste país em direção à China. Além disso, existe fronteira terrestre entre China e Coréia do Norte. 
    D) INCORRETA. Guerras civis e conflitos étnico-religiosos levam à migração de populações africanas. A fuga pelo Atlântico é, no entanto, muito rara, por conta de ser muito distante tanto da Europa quanto da América e, da mesma forma, a saída pelo Índico para a Índia. Além disso, na América do Sul e na Ásia há poucas regiões que são atraentes para imigrantes.
    E) CORRETA. Há uma fuga constante de populações vindas da Guerra da Síria, principalmente, através do Mar Mediterrâneo . Muitos naufrágios, e mortes, acontecem no Mediterrâneo por conta da precariedade e superlotação das embarcações utilizadas.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA E

ID
2325217
Banca
Prefeitura de Coqueiral - MG
Órgão
Prefeitura de Coqueiral - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No primeiro semestre de 2016 uma série de terremotos atingiu o Equador e o Japão. Assinale a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, atualmente, tremores foram registrados na cidade de Montes Claros-MG. 

  • Letra D

    Os terremotos ocorrem ao longo da junção entre as placas tectônicas. O Brasil, por se localizar no centro de uma dessas placas - a sul-americana - não sofre os efeitos do atrito entre elas, ficando portanto livre dos abalos de origem tectônica. No entanto, todas as placas têm falhas em seu interior e a posição do Brasil não é exceção. 

    Conhecidas como falhas geológicas, essas ranhuras são similares a cicatrizes na crosta terrestre e são as principais causas dos tremores de terra registrados no Brasil.

    Quando uma movimentação anômala ocorre próxima a essas fendas, existe uma tendência natural de estabilização do solo abaixo delas que muitas vezes produzem as chamadas "acomodações", quando blocos inteiros sob a superfície desmoronam sobre espaços vazios.


ID
2328331
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Ipumirim - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 5 de novembro de 2015 aconteceu a maior tragédia ambiental no Brasil, na cidade de Mariana – MG, com o rompimento da Barragem do Fundão, da mineradora Samarco, provocando uma enxurrada de lama com rejeitos de mineração, soterrando o Distrito de Bento Rodrigues. Assinale abaixo a alternativa incorreta em relação aos principais impactos ambientais ocasionados por essa tragédia

Alternativas
Comentários
  • O Rio Araguaia fica na bacia do amazonas na parte Norte do país. Ele não passa em nenhum momento por MG.

  • O desastre afetou o Rio Doce.

  • Rios atingidos - Doce, Carmo e Gualaxo do Norte


ID
2390974
Banca
VUNESP
Órgão
ODAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia os trechos de notícias.


I. O terremoto de magnitude 7,3 que sacudiu o sudoeste do país na madrugada de 16.04 (horário local) deixou pelo menos 25 mortos e mil feridos, em uma região onde um dia antes outro potente tremor matou nove pessoas.


                                                    (G1. http://goo.gl/6XeUsS, 16.04.2016. Adaptado)


II. O país foi atingido por um novo tremor na noite desta sexta-feira (22.04). No último sábado (16.04), um terremoto de magnitude 7,8, o pior em quase sete décadas, deixou 602 mortos, 12 492 feridos e 130 desaparecidos.


                                                     (G1. http://goo.gl/uX6E4d, 22.04.2016. Adaptado)


Os países mencionados nas notícias são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Japão e equador.
  • O Japão é um dos países que mais registram terremotos no mundo.

    Alô você


ID
2390977
Banca
VUNESP
Órgão
ODAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O desabamento (…) no Rio de Janeiro faz a imprensa internacional colocar em dúvida a capacidade da cidade para ser sede das Olimpíadas de 2016, marcadas para agosto.


O The Guardian, da Inglaterra, é um dos mais duros. Logo no primeiro parágrafo da matéria, o jornal afirma que o acidente “causa danos à credibilidade da cidade para receber o evento”.


                                                 (UOL. http://goo.gl/WiZQPr, 21.04. 2016. Adaptado)


Esse acidente foi o desabamento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    O desabamento de um trecho da ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro, faz a imprensa internacional colocar em dúvida a capacidade da cidade para ser sede das Olimpíadas de 2016, marcadas para agosto.


    O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) e deixou ao menos duas pessoas mortas. Testemunhas que viram o acidente afirmaram se assustar com o tamanho das ondas no local.


    O The Guardian, da Inglaterra, é um dos mais duros. Logo no primeiro parágrafo da matéria, o jornal afirma que o acidente "causa danos à credibilidade da cidade para receber o evento". Depois, completa: "O acidente, que ocorreu a aproximadamente 100 dias do início das Olimpíadas, é um enorme problema para o prestígio do Rio de Janeiro e levanta questões sobre a engenharia e os padrões de seguranças da sede".

     

    Fonte: https://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2016/04/21/queda-de-ciclovia-faz-imprensa-estrangeira-questionar-rj-como-sede-olimpica.htm


ID
2549062
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billinton, é considerado o pior acidente da mineração brasileira, com impactos ambientais incalculáveis e, em alguns casos, irreversíveis.


Sobre essa tragédia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

     

    Atingiu principalmente o município de Mariana, em Minas Gerais, e resultou na morte de milhares de peixes, no assoreamento de rios, na destruição da mata ciliar, entre outros danos ambientais.

  • GABARITO D

     

    Quantas pessoas foram afetadas?
    O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Até o domingo (15), sete mortos haviam sido identificados e 18 pessoas estavam desaparecidas. Outros dois corpos foram encontrados e aguardavam identificação.

    Os rejeitos foram levados pelo Rio Doce, afetando ainda dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais até o Espírito Santo, com a falta de água potável.

    Quantos distritos foram afetados?
    A onda de lama continua a atingir outras comunidades, como Paracatu de Baixo e Camargos, e as cidades de Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado e cidades do Leste de Minas, como Governador Valadares. A lama também chegou ao Espírito Santo, levada pelo Rio Doce, afetando Regência, Linhares, Baixo Gandu e Colatina.

    ===========================

    22/11/2015 13h50 - Atualizado em 22/11/2015 19h04

     

    Lama de barragem da Samarco chega ao mar no ES

    Onda de lama passou pelo distrito de Regência e chegou até a praia.

     

    http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/

    http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/rompimento-de-barragens-em-mariana-perguntas-e-respostas.html

    http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/11/lama-de-barragem-da-samarco-chega-ao-mar-no-es.html


ID
2569930
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O tsunami, que atingiu o litoral da Indonésia, do Sri Lanka, da Índia, da Tailândia, da Malásia, das Ilhas Maldivas e também a costa leste africana, matando aproximadamente 300 mil pessoas, em 26 de dezembro de 2004, teve origem em

Alternativas

ID
2888440
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CREFITO 12º Região
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O vídeo chamado "Por que o mundo inevitavelmente vai acabar dia 29 de julho de 2016? Fatos chocantes" foi publicado no YouTube, ganhou mais de 4 milhões de visualizações e cerca de 6 mil comentários.

De acordo com a organização que fez o vídeo, End Times Prophecies, nesta data, os polos da Terra se inverterão, causando uma mudança de temperatura tão drástica que o planeta vai se tornar inóspito para a raça humana, provocando sua extinção.

Disponível em http://br.sputniknews.com/mundo_insolito/ 20160726/ 5841918/mundo-acaba-29-julho-video.html. Acesso em 01/08/2016.


Mesmo que não tenha ocorrido a catástrofe anunciada no vídeo, o planeta terra está passando por grandes transformações ambientais nos últimos anos, com destaque para a intensificação do efeito estufa.

Sobre o problema ambiental destacado em negrito na frase acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pow valeu mano.

  • C


ID
2888443
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CREFITO 12º Região
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de junho, o desmatamento na Amazônia dobrou em relação ao mesmo período de 2015. Metade da área devastada fica no Pará. Na imagem de satélite, os alertas de desmatamento cobrem a Amazônia de pontos vermelhos. A realidade é bem mais assustadora. Só em junho, a área devastada é quase do tamanho de Belém. Metade dessa destruição toda foi no Pará. Depois vem Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.

Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/07/ desmatamento-na-amazonia-dobra-em-junho-diz-imazon.html. Acesso em 01/08/2016.


Segundo os ambientalistas, dentre as causas para a ampliação do desmatamento nos estados citados no texto acima, merece destaque a/o

Alternativas

ID
2888452
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CREFITO 12º Região
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No início de fevereiro deste ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência mundial devido ao aumento de casos de microcefalia e à suspeita de sua relação com o zika vírus. A decisão serve para acelerar ações de cooperação internacional e incentivar pesquisas para combater a doença.

Transmitido pelo aedes aegypti, o zika vem se espalhando rapidamente pelo planeta, especialmente nas Américas Central e do Sul, que já reportaram casos em 26 países.

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/2016/02/. Acesso em 01/08/2016, com adaptações.


Atualmente observa-se que

Alternativas
Comentários
  • Precisamos lembrar que os casos associados ao zika vírus está relacionado as questões hospitalares e médicas, além disso as condições de saneamento básico e as deficiências de politicas públicas de assistência a saúde em unidade básica de saúde, postos de saúde e na rede hospitalar.

    Desta forma, a resposta correta é letra A.


ID
2906104
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No âmbito das relações internacionais, o Acordo de Paris é

Alternativas
Comentários
  • Acordo de Paris: ocorreu em 2015

  • (C)

    Em 2015, os países signatários da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima fecharam o Acordo de Paris, pacto em que se comprometem a fazer sua parte para manter o aumento da temperatura média do Planeta entre 1.5ºC e 2ºC. Para isso, cada nação tem sua meta específica, a NDC. A do Brasil é reduzir em 37% as emissões até 2025, com indicativo de cortar 43% até 2030 – ambos em comparação a 2005. 

    Em 2018, os membros da Convenção do Clima deram mais um passo com a definição de diversas regras para a implementação do Acordo de Paris, aprovadas na COP 24 (Katowice, Polônia). Realizada entre 2 e 15 de dezembro deste ano, a COP 24 foi a 24ª Conferência das Partes dos países signatários da Convenção, que se reúnem anualmente, na COP, para estabelecer acordos internacionais da área climática.

    Fonte: http://www.mma.gov.br/informma/item/15344-países-aprovam-regras-para-concretizar-acordo-climático.html

  • Impressionante como a FCC faz você ter dúvidas sobre algo batido e que não há o que ter dúvidas.

  • A FCC é mestre nisso. Sempre deixam 2 questões parecidas.

  • GAB C Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do [[[CLIMA]]] e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças. O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países. https://www.google.com/search?q=acordo+de+paris+fala+de+clima&oq=acordo+de+paris+fala+de+clima&aqs=chrome..69i57.6850j0j4&client=ms-android-alcatel&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 Avante!
  • O Acordo de Paris ocorreu em dezembro de 2015.

    Em Junho de 2017 Donald Trump retirou os EUA do acordo.

  • GAB.: C

    COP 21 (2015) ACORDO DE PARIS.

    1) Todos os países estão obrigados a reduzir a emissão de gases estufa

    2) Cada país definirá seu próprio percentual de redução 

    3) A meta e manter o aquecimento global em 1,5 ºC

    4) A cada 5 anos haverá uma nova reunião 

    Obs.: Em 2017 Trump retira os E.U.A. do acordo de Paris. 

  • Alerta de pegadinha!

  • Alerta de pegadinha!

  • Acordo de Paris é um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global abaixo de 2 ºC, preferencialmente em 1,5 ºC, e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio, num contexto de desenvolvimento sustentável. O acordo foi negociado em Paris durante a COP21, e aprovado em 12 de dezembro de 2015

    O objetivo da convenção está descrito no artigo 2º, "o reforço da implementação" da CQNUMC:[4]

    "(a) Assegurar que o aumento da temperatura média global fique abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais e prosseguir os esforços para limitar o aumento da temperatura a até 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, reconhecendo que isto vai reduzir significativamente os riscos e impactos das alterações climáticas;

    (b) Aumentar a capacidade de adaptação aos impactos adversos das alterações climáticas e promover a resiliência do clima e o baixo desenvolvimento de emissões de gases do efeito estufa, de maneira que não ameace a produção de alimentos;

    (c) Criar fluxo financeiros consistentes na direção de promover baixas emissões de gases de efeito estufa e o desenvolvimento resistente ao clima."

    O Acordo de Paris ocorreu em dezembro de 2015.

     

    Em Junho de 2017 Donald Trump retirou os EUA do acord

  • Marcelo Saraiva, Professor de Atualidades: sem enrolação e vai direto ao ponto ao comentar as questões.

    Parabéns ao Profe e ao QC!

  • Letra C

    O principal objetivo do Acordo de Paris é reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A liberação do dióxido de carbono e outros gases produzidos por meio da queima de combustíveis fósseis, contribui para o aumento da temperatura do planeta.

    A ideia é manter o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 2ºC, comparada à temperatura média da era pré-industrial.

  • Como já conversamos várias vezes durante o nosso curso, o Acordo de Paris relaciona-se com a adoção de medidas que contribuam para a redução de emissão de dióxido de carbono em nosso planeta.

    Observe que o único item que coloca este tema como centro da questão é a alternativa C, a nossa resposta.

    A letra E, que poderia causar alguma confusão, fala genericamente que o assunto principal é a proteção do equilíbrio ecológico do planeta.

    Gabarito C


ID
2951212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Como um país pode salvaguardar a sua memória? O museu é o lugar onde se guardam coisas que são importantes para a história de um país, de uma época e de um povo. O museu perpetua um conhecimento adquirido através da pesquisa, preservação e a divulgação de bens materiais e imateriais. Quando vamos a um espaço como esse, o museu cumpre um papel social e educativo de transmitir cultura para a sociedade. É um relicário de nossas memórias enquanto humanidade e seu ambiente.

Internet: <https://vestibular.uol.com.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir.


O trágico incêndio ocorrido no Museu Nacional em setembro de 2018 chama a atenção para a necessidade de preservar e proteger os bens históricos e culturais tanto por causa de seu valor para a memória do país quanto para combater o tráfico internacional desses bens.

Alternativas
Comentários
  • Me pareceu bastante estranha essa essa informação sobre o ''tráfico internacional desses bens'', pois segundo o , felizmente tráficos dessa natureza em território nacional não são de tamanha relevância, bem como é em países da Europa ou EUA.

  • Não vou mentir, se fosse eu na prova, deixaria em branco, pois não vi muita relação entre tráfico internacional desses bens e o incêndio no Museu Nacional.

  • Gabarito: certo.

    Muita fuleiragem do CESPE.

    Em nenhum momento o texto tratou de tráfico internacional de bens históricos.

  • Questão estranha, cabe recurso para anular.

  • Se não houver a preservação desses bens em espaços especialmente destinados, o risco que caiam no tráfico internacional é alto, muitas obras de grande valor para a nossa história já se perderam assim.

  • O trafico de relíquias é um dos maiores do mundo...só nao é muito divulgado!

  • Estagiário do CESPE, em estado de embriaguez absoluta, que produziu essa questão, parabéns!

  • O que é arte? Seja o que for, interessa a muita gente: o catálogo da Interpol soma mais de 34 mil obras roubadas em todo o planeta. Quase todas surrupiadas de maneira simples e eficiente: se a média prevalecer, apenas 10% serão recuperados. É o 3º maior mercado ilegal do mundo, atrás apenas de drogas e armas.

    De acordo com especialistas em segurança, a fragilidade do patrimônio artístico e histórico nacional é enorme. Prova disso são os roubos de arte sacra, um problema muito mais grave que os roubos a museus. A lista oficial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, registra 1.644 peças sacras sumidas no Brasil. O destino dessas obras quase sempre é desconhecido; muitas vão parar em antiquários.

    Fontes: https://super.abril.com.br/cultura/como-funciona-o-mercado-negro-da-arte/

    http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/03/se-achadas-obras-sumidas-poderiam-formar-maior-museu-de-arte-do-brasil.html

  • Bem acredito que a palavra "proteger" dá uma sinalização mas é uma assertiva bem esquisita realmente.

  • Questão digna de ser anulada por extrapolação. O texto não menciona Tráfico em momento algum. A proteção do Tráfico internacional é uma preocupação genuína da sociedade, mas não foi mencionado no texto. Extrapolação!!!

  • Penso ser uma questão de interpretação, que exige um processamento das informações do texto, a resposta parte do texto, e não está no texto.

  • Boa questão, o tráfico internacional é pouco divulgado, mas ocorre muito, quanto a questão do texto, a banca tratou de fazer o que ocorre em muitas provas; fazer os candidatos perderem tempo. Muitos textos associados a questões as vezes estão ali para tirar da concorrência os azarões.

  • Pessoal, o texto serve como base ou como referência inicial, e não como escopo exclusivo. Não se atenham ao texto a não ser que a questão especifique isso. O que não foi o caso.

    Leiam sempre a questão e se atentem para o que ela fala.

  • Não vi nenhuma mídia dizendo a respeito do tráfico internacional desses bens. As mídias se importaram e reforçar a falta de fiscalização e zelo pelo patrimônio cultural nacional. Se nenhuma mídia diz, logo, ela não teve importância e ngm se preocupou
  • "Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir."

    acredito que com essa redação do enunciado a banca quis dizer que é só para ter uma noção inicial, não que a questão vai estar no texto.

  • Tendo o texto como referência "inicial".

  • Apesar de não ser um aspecto tão analisado à época desta fatalidade, uma das consequências de não se proteger as riquezas culturais de um determinado país é que elas ficam mais vulneráveis a ação de bandidos. Quadros e documentos históricos, por exemplo, que não são protegidos por um adequado processo de segurança, correm o risco de serem subtraídos por traficantes que atuam neste mercado internacionalmente.

    Gabarito Certo

  • "Acho" que a cebraspe "quis dizer" isso quando disse "material e imaterial", referindo-se ao valor simbólico/cultural e de patrimonial/mercado.

  • Preservar e PROTEGER... é subjetivo.

  • Certo.

    A assertiva não deixa dúvidas. A preservação do patrimônio cultural em todas suas formas, com sua guarda em museus, possui de fato um viés fundamental também muito bem marcado à salvaguarda de nossos bens.

    Questão comentada pelo Prof. Luis Ziriba

  • Que questão absurda, óbvio que o texto base é só uma referência inicial, mas mesmo que desconsidere ele o que não pode ser desconsiderado é o texto da própria assertiva, que fala sobre o incêndio no Museu. O que raios esse incêndio tem a ver com tráfico de obras de arte? A assertiva é sobre "o que esse incêndio chama a atenção", não vi em nenhum lugar na imprensa se discutindo sobre tráfico de relíquia por causa desse incêncio, mesmo que isso exista o assunto não veio a tona por conta do incêndio em questão, logo, é um absurdo falar que esse incêndio chamou atenção pra tal fato.

  • Fiquei bolado nessa parada de  ''tráfico internacional desses bens''... quase que errei

  • Há questões que se lemos o texto e pensamos demais, acabamos errando. Nem precisei ler o texto, para marcar C.

    PMAL

  • PM-AL 2021

  • antes de ler qualquer texto, olhe o que se pede na pergunta.

  • o texto não falou nada em tráfico internacional de bens, eu deixaria essa em branco, só respondi porque foi aqui
  • Quando se fala em bens históricos, é pertinente lembrar seu valor histórico e o valor em moeda, ou seja, a função do museu além de transmitir cultura deve ser a proteção desses bens. GABARITO: CERTO

  • De início vi que não tinha relação com tráfico internacional de bens, mas ai pensei nos tráficos de obras de artes quando não há preservação desses bens.

  • MA CO NHA

  • ACREDITO EXISTIR UMA EXTRAPOLAÇÃO TEXTUAL.... EM MOMENTO ALGUM É CITADO OU MENCIONADO ALGO SOBRE TRÁFICO DE BENS E MUITO MENOS ALGUM TIPO DE COMBATE A ESSA PRÁTICA..... CESPE SENDO CESPE, ACIMA DA C.FEDERAL


ID
2951227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Três anos após testemunhar o maior desastre socioambiental do mundo em barragens de mineração, ocorrido na cidade de Mariana – MG, o Brasil viu a história se repetir em outro município mineiro, Brumadinho.

A respeito desses desastres ambientais, julgue o próximo item.


O enrijecimento da legislação é indispensável para prevenir desastres como os de Mariana e de Brumadinho, já que as leis brasileiras são brandas e impedem a atuação mais efetiva dos órgãos de controle dessas barragens, os quais dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras.

Alternativas
Comentários
  • os quais dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras.

    Gabarito:E

  • Especialistas em direito ambiental ouvidos pela BBC News Brasil apontam que a repetição desse tipo de evento não se deve a problemas com a legislação lei ambiental, mas a fiscalização falha e punição lenta dos responsáveis.

     

    A legislação que temos é suficiente. O problema não está nela, mas em fazer com que ela seja aplicada na prática, porque faltam investimentos nos órgãos de controle. Um segundo acidente em tão pouco tempo mostra que a fiscalização é deficiente e não está conseguindo evitar vazamentos", afirma Sampaio.

     

    "Há órgãos que não têm concurso público há 20 anos. Falta qualificação profissional. Em atividades deste tipo, seriam precisos geólogos, por exemplo, mas nem sempre tem. Você encontra pessoas trabalhando nestes locais com formações bem diferentes das necessárias."

     

    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47013800

  • As leis brasileiras não são brandas, o país não dispõe de corpo técnico suficiente...

  • QUESTÃO ERRADA

    Dificilmente uma questão que criticar de forma tão popular como,"as leis são brandas", estará correta, a partir disso você já teria mais que 50% de chances de acerto na questão, e pra fechar, no decorrer do item é dado mais uma colher de chá, quando é falado justamente o contrário do que especialistas vêm apontando nesses casos das barragens, onde a principal causa dos acidentes tem sido falta de corpo técnico suficiente para cuidar das fiscalizações.

  • Falou tudo Fernanda, é isso mesmo!

  • As leis são rigorosas. O problema (um dos) é na falta de fiscalização.

  • Foi amplamente divulgado na mídia que o Brasil não possui técnicos suficientes para cobrir a fiscalização de todas as barreiras existentes no país. Fizeram uma comparação, como se faltasse mais de 100% do atual corpo técnico de servidores para dar conta da demanda.

    Bastante desanimador!

  • A legislação ambiental brasileira é reconhecida como avançada internacionalmente. O grande problema do nosso país, na verdade, é a falta de fiscalização. No Brasil há também carência de corpo técnico especializado.

    Resposta: Errado

  • as pessoas da fiscalizacao a maioria sao comprados pela as empresas

  • Os órgãos de controle das barragens não dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras.

    O texto afirma o contrário!

  • O enrijecimento da legislação é indispensável para prevenir desastres como os de Mariana e de Brumadinho, já que as leis brasileiras são brandas e impedem a atuação mais efetiva dos órgãos de controle dessas barragens, os quais dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras.

    A primeira parte pode ser considerada correta, pois os executivos da empresa responsável pela barragem não foram exemplarmente punidos. Porém a segunda parte está errada. Os especialistas apontam como a principal causa justamente a falta de corpo técnico especializado e estrutura para fiscalizarem as barragens.

  • Não adianta legislações rigorosas, se elas só funcionam para os pobres. Nenhum dos responsáveis por esses desastres estão presos. Se quer pagaram as multas. O IBAMA multou, mas pagar ninguém pagou.

  • Nossa legislação ambiental é, sabidamente, uma das mais completas e avançadas do mundo, se assemelha a de países desenvolvidos. O que falta é um melhor aparelhamento dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

    Quanto à impunidade... enquanto contarmos com a Letargia do Judiciário, continuaremos a testemunhar criminosos travestidos de empresários se locupletarem à custa do povo brasileiro.

  • " os quais dispõem de corpo técnico especializado suficiente para a fiscalização das mineradoras." < tem nada ! Resposta : errada

  • A questão por si só mostra que está errado, só eu percebi a ironia da questão?

  • ERRADA!

    PMAL 2021!!

  • se tivesse corpo técnico à altura, não teria acontecido...


ID
2980045
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São João de Pirabas - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“______________ é campeão nacional no número de incêndios florestais. Balanço do Inpe mostrou que Estado teve 8 mil focos de queimadas a mais que em 2014. O ______________ é o Estado brasileiro com o maior número de queimadas registrado em 2015. Um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta terça-feira (5), mostrou que o Estado teve 44 mil registros no ano passado. Foram 8 mil focos de queimadas a mais do que o registrado em 2014.”. (Fonte: ormnews.com.br/Data: 05.01.2016)

Qual o estado está sendo reportado na notícia da questão?

Alternativas
Comentários
  • Em 2019, Mato Grosso é o estado líder com 13.641 focos de queimada, seguido pelo Pará, com 9.009....INPE

  • Marquei C só pq a prova era de lá kkk

  • EU ACHO QUE DPS DO DIA FOGO MUDOU PARA AO PARÁ O ESTADO COM MAIS QUEIMADAS


ID
2980177
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Socorristas resgatam meninos com vida em escombros no México. Irmãos relatam pânico que viveram em mais de 20 horas presos nos destroços." (Fonte: Portal ORM. Data de acesso: 21.09.2017). Sobre o assunto da reportagem transcrita, analise os itens seguintes e marque a alternativa correta:


I- Equipes de resgate conseguiram salvar nesta terça-feira dois irmãos que estavam presos em meio aos escombros da escola Enrique Rebasmen, que desabou após o forte terremoto que atingiu o país na terça-feira.

II- Na terça-feira à tarde, o centro do México foi sacudido por um tremor de 7,1 graus, no mesmo dia em que o devastador terremoto de 1985 completava 32 anos.

III- A tragédia aconteceu no momento em que o pais ainda tentava se recuperar do trauma de outro terremoto, de 8,2 graus, no dia 7 de setembro.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E Todos os itens estão corretos.


ID
3015754
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Quixeré - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A catástrofe do incêndio que transformou em cinzas o maior, mais completo e vistoso Museu Nacional, abrigado no Palácio da Quinta da Boa Vista, que serviu de residência à família imperial, é fruto do descaso e desinteresse do País para com a sua memória. Mais que isso, transformou-se numa parábola dramática da atual crise moral, política, econômica e social do Brasil. Uma destruição repleta de simbolismos que empurra o sentimento da população a níveis insuportáveis de indignação. Como foi possível isso tudo acontecer?

FONTE: ISTOÉ


De acordo com o texto, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Queimou, já era "mermão"!

    Como vão restaurar obras das cinzas, refazer as pinturas e materiais de anos de conservação?

    Só usando magia ou viagem no tempo.

  • Estudar atualidades é F*@#


ID
3037966
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Luiz Sávio Lopes de Castro, 60, não consegue dormir, a despeito dos remédios que está tomando com essa finalidade, e tem dificuldades para narrar as cenas de horror que viveu na última sexta-feira. Ele é um dos sobreviventes do tsunami de lama causado pelo rompimento da Mina do Feijão. “Da minha turma, éramos em 59. Sobraram 22. Os demais ou morreram ou estão desaparecidos”, diz, logo após encontrar-se com o irmão de um dos colegas desaparecidos. “Pedro, o irmão dele, vivia indo em casa. Agora não fazemos ideia de onde esteja”.
(https://brasil.elpais.com/brasil. 30.01.2019. Adaptado)

O texto informa sobre alguns dos sobreviventes de uma das maiores tragédias ambientais ocorridas no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta o local onde ocorreu a tragédia e o nome da empresa envolvida.

Alternativas
Comentários
  • A tragédia ocorreu na cidade de Brumadinho/MG e a empresa é a Vale.

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3058180
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um tremor de terra de 7,1 graus atingiu a região em que se localiza a falha geológica conhecida como Falha de San Andrés. Segundo informações divulgadas na imprensa, o tremor deixou rachaduras em rodovias, causou incêndios estruturais, vazamentos de gás, falta de energia e deslizamentos nas pequenas cidades, mas não se tem notícia de mortes.


Esse terremoto ocorreu

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • gab:C

    San Andreas tem, aproximadamente, 1,3 mil quilômetros de extensão e delimita placa tectônica norte-americana e a placa do Pacífico. O deslizamento entre as placas causa grande instabilidade em todo o estado da Califórnia, e foi a principal causa do violento terremoto que abalou a cidade de São Francisco em 1906.

    E sobre essas placas estão enormes centros urbanos, entre eles Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos EUA, e San Diego, com 38 milhões de habitantes.

    Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/07/06/o-que-e-a-temida-falha-de-san-andreas-e-porque-ela-preocupa-a-tanto-california.ghtml

    Bons estudos.

  • "o serviço de emergência emitiu um aviso para a CALIFÓRINA"

    letreiro de Hollywood desmoronando (Los Angeles - Califórnia)

    trilha sonora incluindo: California Dreamin

    Telecine também é cultura ajudando nos concursos: Terremoto: A Falha de San Andreas

  • Liguei San Andreas ficar nos EUA por causa do GTA, não sei por quê.


ID
3063073
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, completou três anos (05/11/2018). Mesmo tanto tempo depois, os impactos do maior desastre ambiental da história do Brasil ainda podem ser sentidos no Espírito Santo, onde a lama causou destruição no Rio Doce.

(fonte adaptada: g1.com>acesso 06 de outubro de 2018)


A empresa responsável pelo rompimento da barragem foi:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → A assassina em nome dos lucros, mais conhecida como SAMARCO;

    Rompimento da barragem de Fundão. Em 5 de novembro, ocorreu o rompimento abrupto da estrutura de contenção de rejeitos na barragem de Fundão, na unidade de Germano, em Mariana (MG), operada pela Samarco.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3076399
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, é considerado o maior desastre ambiental da indústria da mineração. Passados três anos, os danos ambientais e prejuízos econômicos ainda são inestimáveis. Sobre esse acidente, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB C : Podemos citar como consequências do acidente de Mariana: modificação da cadeia alimentar e assoreamento dos rios da região, alteração do pH e da fertilidade do solo e diminuição do oxigênio disponível nos rios.

  • a) O rio Doce foi fortemente afetado e demorará anos para que possa ser – e se for – plenamente recuperado. ITEM INCORRETO.

    b) O item apresenta uma série de problemas: não há elementos radioativos e o rio não foi assoreado de forma integral e permanente, por exemplo. ITEM INCORRETO.

    c) Como chegaram no rio produtos que não faziam parte do seu ecossistema, houve modificação da cadeia alimentar, alteração do pH e da fertilidade do solo e diminuição do oxigênio disponível nos rios, além, claro, do assoreamento de rios da região. ITEM CORRETO.

    d) O rompimento da barragem não se deu por causa de um desastre natural, mas por problemas de manutenção (“falhas” humanas). ITEM INCORRETO.

    Resposta: C


ID
3086962
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Orlândia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um atirador invadiu um bar na noite desta quarta-feira (7 de novembro), deixando mortos e feridos. De acordo com a polícia, 13 pessoas morreram no incidente, entre elas o suspeito e um policial acionado para atender a ocorrência. A polícia estima que entre 10 e 15 pessoas ficaram feridas e busca determinar a motivação do crime, que não está clara.

(G1, 8 nov. 18. Disponível em:<https://goo.gl/snkrXU> . Adaptado)


O incidente ocorreu

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Um atirador invadiu um bar na cidade de Thousand Oaks, no sul da Califórnia (EUA), na noite desta quarta-feira (7), deixando mortos e feridos. De acordo com a polícia, 13 pessoas morreram no incidente, entre elas o suspeito e um policial acionado para atender a ocorrência.

    >>> Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/11/08/tiroteio-em-bar-no-sul-da-california-deixa-feridos.ghtml

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • "NO BRASIL" MARCARIA SEM ERRO

  • Tanta notícia eles pegam uma notícia de bar , algo corriqueiro.

  • Tiroteio em locais fechados, é EUA.

  • Fiquei procurando a opção 'Brasil"


ID
3092728
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A Agência Nacional de Mineração (ANM) – autarquia  federal  responsável  por  fiscalizar  empreendimentos  minerários e barragens de mineração no Brasil – admite, em  documento  oficial,  que  tem  problemas  financeiros  e  que  a  liberação paulatina de verba pelo Governo Federal dificultou  o cumprimento de seu papel. 

                                                                        Internet:<brasil.elpais.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e analisando temas correlatos, julgue o item.


De acordo com resolução da ANM, publicada em meados de fevereiro último, todas as barragens de mineração construídas no mesmo modelo daquela que se rompeu em Brumadinho deverão ser descomissionadas até o fim de 2019.

Alternativas
Comentários
  • As desativadas devem ser descomissionadas até agosto de 2021 e as em funcionamento até agosto de 2023.

    Fonte: G1

  • ERRADO

  • Por determinação do governo, as barragens a montante (ou método desconhecido), como a da Mina Córrego de Feijão, em Brumadinho (MG), que sofreu o rompimento no último dia 25, que estão desativadas deverão ser eliminadas até 15 de agosto de 2021 e as que estão em funcionamento, até 15 de agosto de 2023.

    Resposta: Errado

  • AAgência Nacional de Mineração (ANM) ampliou para até 2027 o prazo para eliminação das barragens como as que se romperam em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais. A resolução foi publicada nesta semana. Todas as barragens com construção a montante, como são chamadas as que se romperam em MG e mataram centenas de pessoas, teriam até 15 de agosto de 2021 para serem descomissionadas.

    Agora, barragens com volume de até 12 milhões de metros cúbicos tiveram prazo ampliado para setembro de 2022, aquelas com até 30 milhões de metros cúbicos para setembro de 2025 e estruturas maiores, que passam disso, até 2027.

    https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/cadernos/jc_logistica/2019/08/698101-agencia-da-mais-prazo-para-fim-de-barragens-a-montante.html

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3118480
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Usinas nucleares na rota do furacão Florence nos EUA  reacendem fantasma  da explosão de Fukushima. Americanos  correm contra o tempo para  garantir a  segurança de reatores  nucleares.

                                                         Internet:<www.bbc.com>  (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


O texto faz referência a um fato ocorrido no Japão anos atrás, quando um desastre natural danificou uma usina nuclear, aumentando a preocupação com o uso dessa fonte energética.

Alternativas
Comentários
  • Após ter parte de seu território devastado por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter e seguido de tsunami que abalaram o Japão na madrugada do último dia 11 de março (horário de Brasília). Japoneses enfrentam vazamento de radiação em usina nuclear afetada. Em Fukushima, explica o especialista, as explosões ocorreram quando a água usada para o resfriamento se tornou vapor de alta temperatura - liberando hidrogênio, altamente inflamável.

    Acidente, porém, não é comparável à maior tragédia nuclear da história ao ocorrido em Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

    Gab: Certo

    https://novaescola.org.br/conteudo/261/entenda-o-acidente-nuclear-em-fukushima-no-japao


ID
3118489
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Usinas nucleares na rota do furacão Florence nos EUA  reacendem fantasma  da explosão de Fukushima. Americanos  correm contra o tempo para  garantir a  segurança de reatores  nucleares.

                                                         Internet:<www.bbc.com>  (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.


Furacões atingem, com relativa frequência, o Caribe e grande parte dos Estados Unidos, havendo consenso atualmente, entre os cientistas, sobre a principal causa de sua ocorrência: o aquecimento global.

Alternativas
Comentários
  • Harvey, Irma, Maria e, agora, Nate - um furacão atrás do outro nos Estados Unidos e no Caribe.

    Por que tanto furacão?

    Não é só impressão. O mundo está tendo mais furacões este ano que o normal. A quantidade e a intensidade das tempestades de grandes proporções registradas este ano estão acima da média anual.

    A principal causa para o aumento da força desses fenômenos é o aquecimento global, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil.

    "Os pesquisadores divergem sobre o efeito a longo prazo do aquecimento global. Eu acho que, se a temperatura continuar aumentando, teremos ciclones mais intensos", completou Wang.

    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41525340

    É consenso que aquecimento global causa mais furacões? 

    INSUSTENTÁVEL, PORÉM...: As mudanças climáticas não provocaram os furacões Harvey, Irma ou, no passado, o Katrina, mas podem ter tornado o potencial destrutivo desses eventos climáticos mais intenso....

    https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2017/09/09/aquecimento-global-interfere-no-aumento-dos-furacoes.htm


ID
3132001
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere as notícias:
I. Autoridades de Moçambique anunciaram, nesta terça-feira (02.abr), que o número de mortes provocadas pelo desastre natural chegam a 598. O número de famílias afetadas pelo desastre também subiu para 195.287, assim como o número de pessoas atingidas: de 843.729 para 967.014, segundo dados do boletim do INGC.
(Agência Brasil. https://bit.ly/2FNOMtw. Acesso em 29.04.2019. Adaptado)
II. Pelo menos 42 pessoas morreram na Índia e em Bangladesh após o desastre natural que ocorreu em 03 de maio, de acordo com um balanço das autoridades divulgadas no domingo (05.mai).
(Correio Braziliense. https://bit.ly/2vERWLy. Acesso em 05.05.2019. Adaptado)

A respeito das notícias, é correto afirmar que I

Alternativas
Comentários
  • Em Moçambique foi o Ciclone Idai;

    Na Índia e em Bangladesh foi o Ciclone Fani.

    Gab. D


ID
3149047
Banca
VUNESP
Órgão
Transerp - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Defesa Civil de Minas Gerais informou neste domingo (27.01.2019) que as buscas por vítimas seriam retomadas depois que fosse descartado o risco de novos incidentes na cidade. As pessoas que foram retiradas de suas casas poderão voltar, afirmou o tenente-coronel da Defesa Civil, Flávio Godinho.
(Uol. 27.01.2019. Acessível em https://bit.ly/2Sh8TIy. Adaptado)

O informe refere-se

Alternativas
Comentários
  • Graves catástrofes são constantemente abordadas em provas e, quando resultam da ação humana, em geral ocorre maior repercussão, o que torna o caso mais importante ainda. O enunciado busca a alternativa correta sobre o tema.

    A) O rompimento de barragens de rejeitos de mineração é infelizmente um evento que ocorreu duas vezes nos últimos anos no estado de Minas Gerais com grande número de vítimas fatais e enormes prejuízos para as comunidades afetadas. Alternativa correta. 

    B) A lama que causou os desastres em Minas Gerais escapou após o rompimento das barragens que a segurava e não a explosão alguma. 

    C) Os deslizamentos não foram causados pela mineração em si e sim pelo excesso de carga de rejeitos nos depósitos em forma de barragem.

    D) Caldeiras não foram as causas dos eventos relatados.

    E) Não há ocorrência de terremotos desta magnitude no Brasil. 




    Gabarito do professor: A.


ID
3157654
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Dezenas de desastres ambientais ocorreram no Brasil nos últimos 20 anos. Um dos mais recentes foi o de Brumadinho.

Assinale a alternativa que relata esta tragédia.

Alternativas
Comentários
  • RESP.: E

    OBS: D)O rompimento da barragem em Mariana ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, Minas Gerais.

  • Sentarem fica no Pará, logo, alternativa E

  • Barragem do Fundão - Samarco, grupo Vale - 5 /11/ 2015 - Bento Rodrigues, Mariana-MG.

    18 mortos, 1 desaparecido

    Barragem da Mina do Feijão - grupo Vale - 25 /01/ 2019Córrego do Feijão, Brumadinho-MG.

    259 mortos, 11 desaparecidos

    O de Mariana não é o pior em termos de fatalidade, mas em volume e distância percorrida, é o maior desastre ambiental por rompimento de barragem. E o de Brumadinho deve ser o maior desastre em termos de tragédia humana das últimas décadas

  • No dia 25 de janeiro de 2019, Brumadinho, cidade que está na região metropolitana de Belo Horizonte, enfrentou um grande desastre ambiental semelhante ao de Mariana. Nesta data, a Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, rompeu-se, desencadeando uma avalanche de lama que destruiu a comunidade próxima e construções da própria Vale. Como nenhum sinal de alerta foi emitido, muitas pessoas não conseguiram deixar o local a tempo.

    Resposta: E


ID
3159388
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi notícia durante o mês de outubro.

(UOL, 29.10.2017. goo.gl/AF8izZ. Adaptado)

O noticiário destacou que o Parque Nacional

Alternativas
Comentários
  • O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi alvo de um incêndio criminoso em outubro. O fogo chegou a consumir uma área de 62 mil hectares, o equivalente a 25,8% do parque.


ID
3168652
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Caxias do Sul - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A barragem que se rompeu em Mariana e que provocou um desastre ambiental histórico que já chegou ao litoral capixaba também tinha lama da Vale, maior mineradora do Brasil. Uma das acionistas (ao lado da anglo-australiana BHP Billiton) da Samarco, responsável pela barragem, a Vale utilizava a área para despejar rejeitos de minério de ferro de suas atividades na região.”

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015... - adaptado.

Este desastre ambiental histórico ocorreu em qual Estado brasileiro?

Alternativas
Comentários
  • Bento Rodrigues > Mariana > Barragem do Fundão > Samarco

    Córrego do Feijão > Brumadinho > Barragem da Mina do Feijão > Vale


ID
3195952
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com base na notícia abaixo e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Devido ao forte aumento do desmatamento na Amazônia brasileira, o Ministério do Meio Ambiente da _____________ decidiu suspender o financiamento de projetos para a proteção da floresta e da biodiversidade, anunciou a ministra responsável pela pasta, Svenja Schulze, em entrevista ao jornal "Tagesspiegel".
(Fonte adaptada: https://g1.globo.com/>acesso em 13 de agosto de 2019)

Alternativas

ID
3202366
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O ministro das Relações Exteriores do país X disse na quinta-feira (15/09) que o país está pronto para iniciar outro ataque contra as "provocações" dos Estados Unidos, cujos caças voaram nesta semana sobre o país vizinho em sinal de solidariedade ao aliado.

O país X realizou seu quinto e maior teste nuclear neste mês, dizendo que conquistou a habilidade de montar uma ogiva em um míssil balístico e aumentando a ameaça que seus rivais e a Organização das Nações Unidas falharam em conter.

                                                                                     (Disponível em: goo.gl/WuTKrc)


Nesse caso, o país X é

Alternativas

ID
3212263
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Foi considerado o maior desastre ambiental na história do Brasil. Provocou a liberação de uma onda de lama de mais de dez metros de altura que causou a destruição do distrito de Bento Rodrigues. Além das muitas perdas humanas, provocou a morte de várias espécies, plantas, animais e micro-organismos.


Assinale a alternativa que identifica a barragem cujo rompimento provocou os efeitos a que se refere o texto.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Em 5 de novembro, ocorreu o rompimento abrupto da estrutura de contenção de rejeitos na barragem de Fundão, na unidade de Germano, em Mariana (MG), operada pela Samarco. Infelizmente, 19 pessoas, entre membros da comunidade e empregados da Samarco e de empresas contratadas, desapareceram. Até junho de 2016, 18 corpos haviam sido identificados e um permanecia desaparecido. Dos óbitos confirmados, 13 foram de profissionais de empresas contratadas pela Samarco, quatro de moradores e um de pessoa que visitava Bento Rodrigues. Todos os esforços de resgate foram realizados, e a Empresa buscou dar total apoio às famílias das vítimas.

    Cabe ressaltar que a assertiva (C) teve rompimento de barragem ( a montante) com grandes gravidades ocorrido no início de 2019.

  • Bento Rodrigues > Mariana > Barragem do Fundão > Samarco

    Córrego do Feijão > Brumadinho > Barragem da Mina do Feijão > Vale

    GAB: E

    Espero ter ajudado. PMBA2020

  • O desastre brasileiro que causou maior dano AMBIENTAL foi o da Barragem do Fundão da Samarco, em Mariana-Minas Gerais.

    Já o desastre brasileiro que causou maior dano em VIDAS HUMANAS foi o da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

    Resposta: E


ID
3214369
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Olímpia - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. A maior parte do acervo, de cerca de 20 milhões de itens, foi totalmente destruída. O fogo começou por volta das 19h30 do domingo (2 de setembro) e foi controlado no fim da madrugada de segunda-feira (3 de setembro).

(G1, 02.09.18. Disponível em:<https://goo.gl/v3jQdf> . Adaptado)


O incêndio destruiu toda a parte interna de um edifício historicamente associado

Alternativas
Comentários
  • C) à família imperial brasileira

  • Um incêndio  destruiu o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista , em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O fogo começou por volta das 19h30 do dia 2 de setembro de 2018 e foi controlado na segunda feira dia 3, nas primeiras horas do dia. Pequenos focos de fogo seguiram queimando partes das instalações .A instituição havia completado 200 anos em 2018 . 
    Não houve vítimas mas, o acervo, de mais de 20 milhões de peças, foi severamente comprometido. Fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade.
    O diretor do Museu Histórico Nacional, o historiador Paulo Knauss, considerou o incêndio "uma tragédia". Na ocasião declarou :
    “É uma tragédia lamentável. Em seu interior há peças delicadas e inflamáveis. Uma biblioteca fabulosa. O acervo do museu não é para a história do Rio de Janeiro ou do Brasil. É fundamental para a história mundial. Nosso país está carente de uma política que defenda os nossos museus". 
    O museu já vinha funcionando com restrição de verbas , o que comprometeu a manutenção do prédio e pode  não só ter causado o acidente como também  facilitado a expansão do incêndio. O prédio, muito antigo, tinha muitas instalações elétricas precárias. 
    A mídia publicou amplas reportagens acerca do ocorrido. Não há dificuldades para obtenção de informações. Mas, há que ter conhecimentos mínimos de História do Brasil para responder a questão. O que é trabalhado na escola básica é suficiente. 

    Uma das alternativas aponta a associação histórica ao prédio destruído: 
    A) INCORRETA- A presidência da República esteve ligada aos Palácios do Catete e de Laranjeiras enquanto o Rio de Janeiro foi a capital do país e não ao Palácio da Quinta. 
    B) INCORRETA- A figura de Getúlio Vargas é associada ao Palácio do Catete , onde viveu enquanto presidente e onde cometeu suicídio. 
    C) CORRETA – O prédio onde estava instalado o Museu da Quinta da Boa Vista foi o Palácio São Cristóvão, residência oficial da família real desde a vinda de D. João VI para o Brasil, em 1808. 
    D) INCORRETA- As autoridades da Igreja Católica estão vinculadas aos vários prédios pertencentes à igreja espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. E, a embaixada do Vaticano é a Nunciatura Apostólica, localizada em Brasília 
    E) INCORRETA -A s Forças Armadas não tem a propriedade do prédio do Museu da Quinta.
    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3221977
Banca
CIEE
Órgão
SPTrans
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Museu Nacional, situado em um edifício de mais de 13.000 m3 na zona norte do Rio, foi devorado por chamas por várias horas. Cinco horas depois do início das chamas, os bombeiros conseguiram controlar grande parte do incêndio. Uma instituição científica de grande importância, com mais de 20 milhões de peças valiosas, dentre elas, o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizado de

Alternativas
Comentários
  • mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil, a Luzia, está no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, que é destruído pelo fogo na noite deste domingo. O fóssil foi achado em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e, depois, encaminhado para o museu.

  • Letra A

    Luzia

  • Uma perda lastimável do conhecimento histórico e patrimonial.

    Luzia é o nome do fóssil.

    Gabarito A


ID
3250615
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A avenida dos Bandeirantes foi liberada para o trânsito na manhã desta segunda-feira (15 de fevereiro) para o tráfego de veículos nos dois sentidos (Marginal Pinheiros e Imigrantes), segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), dois dias após o Viaduto Santo Amaro ser afetado por uma explosão. Segue interditada uma faixa de cada sentido, usada para a instalação de uma estrutura de sustentação do Viaduto Santo Amaro. A passagem sobre o viaduto, continuação da Avenida Santo Amaro, está totalmente interditada.

(G1, 15 fev.15. Disponível em: <http://goo.gl/7t1nQj> Adaptado)

A explosão que afetou o viaduto ocorreu devido

Alternativas

ID
3275245
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Cecília do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de abril deste ano, o desabamento de dois prédios residenciais deixou mais de 20 mortos na comunidade da Muzema. Os imóveis eram construções irregulares e já haviam sido interditados. Em que cidade ocorreu o acidente?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Cidade do Rio de Janeiro, RJ.


ID
3275368
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Cecília do Sul - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre os meses de março e abril, um país do continente africano foi atingido por dois ciclones, que deixaram centenas de pessoas mortas e milhares de desabrigados. Sobre esse fato, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O país atingido foi Moçambique.
( ) Um dos ciclones, chamado de Kenneth, atingiu ventos de mais de 220 km/h.
( ) Os bombeiros brasileiros, que trabalharam na tragédia de Brumadinho, estão ajudando o país atingido pelos ciclones.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3280942
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Nova Odessa - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Museu Nacional, que em junho de 2018 completou 200 anos, pegou fogo no dia 02 de setembro de 2018, o incêndio destruiu grande parte do seu acervo. Em qual estado está localizado o referido museu?

Alternativas

ID
3284287
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um vazamento de óleo atingiu o litoral do nordeste brasileiro, deixando em alerta todos os estados do Brasil.

Em relação a este fato é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3291946
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Chuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governador em exercício do estado da Bahia, João Leão, decretou, em 14 de outubro último, estado de emergência em decorrência de que acontecimento?

Alternativas
Comentários
  • “A finalidade desse decreto é que nós possamos comprar todos os materiais necessários para conter e recolher essas manchas que estão chegando na praia. Quem é que vai ficar com esse óleo que a gente vai recolher? A ideia nossa é entregar esse óleo para a Petrobras, que é quem entende de petróleo", disse o governador.

    https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/10/14/bahia-tem-situacao-de-emergencia-decretada-por-causa-das-manchas-de-oleo-em-praias-do-estado.ghtml


ID
3295813
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Na história recente do Brasil e, especialmente, no estado de Minas Gerais, ocorreram graves acidentes com barragens ligadas à mineração, como os casos de Mariana e Brumadinho. Sobre os danos causados pelo rompimento dessas barragens, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B) A lama tomou grandes áreas, atingindo o meio ambiente e, especialmente, os rios.


ID
3313165
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O site www.sustentabilidade.estadao.com.br , em uma publicação do dia 21 de outubro de 2019, traz a seguinte notícia:
“Um vazamento de petróleo cru se espalha pelos nove estados do nordeste brasileiro. O poluente foi identificado em uma faixa de mais de 2 mil quilômetros da costa. Segundo a última atualização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o óleo já atingiu 200 pontos do litoral nordestino em 78 municípios.”

Leia as afirmações abaixo e marque a seguir a alternativa correspondente.

I. O produto espalhado no litoral brasileiro não oferece risco, pois não se trata de substância tóxica.
II. A substância derramada pode comprometer a vida marinha e tornar as praias impróprias para banho, pois se trata de substância tóxica.
III. Ficou provado que o produto não causa danos ao meio ambiente.

Alternativas

ID
3326056
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome da bacia hidrográfica que foi atingida por rejeitos, após o rompimento de duas barragens em um município de Minas Gerais, em novembro de 2015.

Alternativas
Comentários
  • Letra D