SóProvas


ID
1802104
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente analise as afirmativas abaixo:

I - Considera criança a pessoa de até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela compreendida entre doze e dezoito anos.

II - Destinam recursos financeiros por meio de transferência automática no custeio do pagamento dos benefícios a criança e ao adolescente.

III - Relaciona inúmeras condutas atentatórias aos direitos de crianças e adolescentes que, se praticadas, podem caracterizar crimes e outras que constituem as chamadas infrações administrativas.

IV - Garante que as crianças e adolescentes brasileiros, sejam reconhecidos como objetos de intervenção da família e do Estado. Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários

  • Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.


  • item IV - ERRADO: Com o advento da CF/88 e do ECA/90, a criança e o adolescente, outrora tidos como objetos de intervenção da família e do Estado (na ótica do antigo Código de Menores), passam a ser vistos como SUJEITOS DE DIREITOS, primando pela sua proteção integral. 

  • CORRETA LETRA 

  • Sobre a IV:

     

    ''IV - Garante que as crianças e adolescentes brasileiros, sejam reconhecidos como objetos de intervenção da família e do Estado.''

     

    Mesmo não sabendo sobre, ao dizer que crianças e adolescentes são ''objetos'', fez-me eliminá-la. Porquanto achei pesado em dizer desse modo. rs

     

     

  • Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas

    humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.