SóProvas


ID
1802800
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Tratado de permuta de territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia assinado na cidade de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, aprovado pelo Congresso Nacional em 12 de fevereiro de 1904, sancionado pelo presidente Rodrigues Alves em decreto de 18 de fevereiro, com troca mútua de ratificações em 10 de março, pelo qual se estabeleceram os limites entre Brasil e Bolívia e a incorporação definitiva do Acre ao território nacional.”(Disponível em http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbete s/primeira-republica/TRATADO%20DE%20PETR%C3%93POLIS.pdf)

O tratado descrito no texto e a principal razão para sua sanção por parte do governo brasileiro são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • D - Tratado de Petrópolis - alto valor indenizatório a ser pago pelo governo BRASILEIRO;

     

    RESPOTA: B

  • O interresse estava em explorar as serigueiras das terras pertencentes ao Acre, por isso  houve a assinatura do Tratado de Petropolis

    GAB. B

     

  • Tem que prestar muita atenção no enunciado da questão!! Eles perguntam qual o interesse do tratado, ou seja, era para a utilização do seringal na região, E NÃO PAGAR UM VALOR ALTO INDENIZATÓRIO!
  • Resumindo o que é o Tratado de Petrópolis: foi um acordo entre Brasil e Bolívia para inserir o Acre ao Brasil. Esse fato ocorreu com fins de investimento nacional e comercialização internacional, pois o mundo estava começando a se industrializar e, principalmente, por causa do meio automobilístico em alta nessa época. Como foi mencionado na questão, aconteceu em 1903.



    Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!

    BRASIL!