-
GABARITO: Letra e)
Segundo Ribas, a seleção possui três modelos:
• Modelo de colocação: neste há somente um candidato e uma vaga, devendo-se, então, o candidato, obrigatoriamente, preencher a vaga sem sofrer rejeição alguma.
• Modelo de seleção: quando há vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida, o candidato mais apto é selecionado.
• Modelo de classificação: é quando existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.
-
ALTERNATIVA E)
A) Modelo de colocação: Há um candidato e uma vaga.
B) Seleção de estágio único: Trata-se um estágio de seleção, onde as decisões são baseadas em um único teste.
C) Teste de conhecimento: Trata-se de um teste de seleção que normalmente é aplicado de forma escrita e avalia conhecimentos específicos ou habilidades, como capacidade de articulação do pensamento e do raciocínio.
D) Entrevista de seleção: Trata-se de uma técnica de seleção onde é feita uma entrevista direta com o candidato, podendo ser dirigida
(com roteiro preestabelecido) ou não dirigida (sem roteiro definido).
E) Modelo de classificação: Há vários candidatos e várias vagas.
Fonte: Andreia Ribas
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre os modelos de decisão sobre os candidatos apresentados ao processo de seleção de pessoas.
De acordo com Chiavenato (p.121, 2014) temos quatro modelos de decisão sobre os candidatos:
- Modelo de colocação, nele existe apenas um candidato e uma somente uma vaga a ser preenchida. Neste modelo não há a alternativa de rejeitar o candidato, ele deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição.
- Modelo de seleção, é aquele em que existem vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida. "Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos, ocorrendo duas alternativas, apenas: aprovação ou rejeição. Se aprovado, o candidato deve ser admitido. Se reprovado, o candidato é dispensado do processo seletivo, pois há outros candidatos para o cargo vago e apenas um deles poderá ocupá-lo".
- Modelo de classificação, nele existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. "Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para o cargo. Se aprovado é admitido, e se é rejeitado passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos, até se esgotarem os demais cargos vacantes e as alternativas restantes".
- Modelo de agregação de valor: neste modelo, cada candidato é visto do ponto de vista das competências individuais que oferece para incrementar as competências organizacionais. Se as competências individuais oferecidas interessam à organização, o candidato é aceito. Caso contrário, é rejeitado.
Após verificarmos os modelos de decisão sobre os candidatos, concluímos que a alternativa "E" apresenta o modelo que se encaixa nas características do enunciado.
GABARITO: E
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.