SóProvas


ID
1803598
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei nº 4.320/1964 dispõe sobre o princípio do Orçamento Bruto, que preconiza que todas as receitas e despesas constem da Lei de Orçamento pelos seus totais, sem deduções. Quando se analisam as transferências feitas pela União a Estados e Municípios a título da repartição das receitas tributárias sob a perspectiva desse princípio, é correto entender que:

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64


    Art. 6º Tôdas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

    § 1º As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da que as deva receber.


    gab: B


  • Essa resposta não ficou clara ao meu ver. Vamos solicitar comentário de algum professor!

  • Respondi essa por eliminação!

    a) os princípios nunca são conflitantes;

    c) desequilíbrio somente em virtude de créditos adicionais reabertos por superávit financeiro;

    d) a estimativa está na LOA;

    e) Deficit???

     

    Força e fé!!

  • b) LEI 4.320/64

    Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções. PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO BRUTO

    1º As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência e, como receita, no orçamento da que as deva receber.

  • Não entendi: "cujos recursos serão destinados a outros fins" . A aula do professor não ajudou. Alguém pode me explicar, por favor?
  • Eu respondi com o seguinte raciocínio

    1. As cotas de receitas que uma entidade pública deva transferir a outra incluir-se-ão, como despesa, no orçamento da entidade obrigada a transferência. Ou seja, O QUE ELA TRANSFERE É UMA DESPESA QUE SAI DO SEU CAIXA
    2. O ORÇAMENTO não tem somente a despesa que ela transfere para outra entidade, também tem as suas próprias despesas com outras coisas.
    3. resumindo: o orçamento não se limita à despesa de transferência.

    o comentário do Valter dá a justificativa das outras alternativas estarem erradas.