Os argumentos indutivos são argumentos de risco. Basearmo-nos em premissas verdadeiras não permite excluir a possibilidade de a conclusão ser falsa. Assim, todos os argumentos indutivos são dedutivamente inválidos. Mas este facto não é interessante. O interessante é que um argumento indutivo pode ser muito útil – quando, embora não garanta a verdade da conclusão, diminui o risco de a conclusão ser falsa. Isto é, quando as premissas serem verdadeiras torna mais provável que a conclusão seja verdadeira do que falsa.
(1) Todos os corvos observados até hoje são pretos.
∴ Todos os corvos são pretos
Estamos perante um raciocínio indutivo por generalização. A premissa refere-se à informação de que dispomos acerca das características da amostra; a conclusão estende esta característica a todos os indivíduos pertencentes à classe nela representada – i. e., à população. Embora não haja a garantia de que todos os corvos têm tal característica, a amostra torna-o mais provável do que o contrário. É, portanto, mais racional, com base na amostra, concluir que todos os corvos são pretos do que concluir que há corvos que não são pretos.
certo
https://drive.google.com/drive/folders/0B6KgYsYaMKMoZWx6RkppZm12Y0E
GABARITO: CERTO
ARGUMENTO INDUTIVO ( características)
- VAI DO PARTICULAR PARA O GERAL
- O autor apresenta algumas evidências (premissas) que sugerem que a conclusão está correta.
EX: "O Brasil tem a melhor seleção de futebol do mundo, pois é a única que participou de todas as Copas e também é a que possui o maior número de títulos."
- Assim, os argumentos indutivos não podem ser avaliados conclusivamente como sendo válidos ou inválidos. Cabe avaliá-los de maneira mais subjetiva, classificando-os em “mais fortes” ou “mais frágeis”.
- Vale ainda ressaltar que não classificamos argumentos como “Verdadeiros” ou “Falsos”. Estes são atributos típicos de proposições.
- Podemos ter argumentos válidos contendo uma ou mais premissas claramente falsas:
EX: ''Todo gato voa. Mingau é um gato. Logo, Mingau voa.''
(lembrando que o argumento é válido pois, aceitando-se as premissas como verdadeiras, a conclusão decorre naturalmente)
- Podemos ter argumentos inválidos contendo premissas claramente verdadeiras e conclusão também verdadeira
EX: "Os gatos são mamíferos. Os pombos são aves. Logo, os jacarés são répteis."
(lembrando que o argumento é inválido porque a conclusão não deriva das premissas)
Fonte: Arthur Lima e Luiz Gonçalves ( Estratégia )