Conforme o CPC 03 (DFC), a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa durante o período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
➣ Teoria:
➜ Atividade operacional (FCO): montante dos fluxos de caixa é o indicador-chave da extensão em que as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para: amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos (ou juros sobre o capital próprio) e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. São as principais atividades geradoras de receita da entidade.
➜ Atividade de investimento (FCI): referente à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.
➜ Atividade de financiamento (FCF): resulta em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.
➣ Resolução:
O recebimento de vendas à vista de produtos e a aquisição à vista de ativo imobilizado devem ser classificados, respectivamente, no Fluxo de Caixa das Atividades: Operacionais e de Investimentos.
Por fim, a alternativa CORRETA é:
Gabarito: Letra C.