SóProvas


ID
1805272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do comportamento dos indivíduos e dos grupos, julgue o item a seguir.


Os cinco estágios do desenvolvimento do grupo são: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. A tormenta é o estágio em que ocorrem os conflitos dentro do grupo, quando os membros aceitam a existência do grupo, mas se sentem desconfortáveis com os limites impostos à sua individualidade.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo caracteriza o processo que passa por cinco etapas diferentes: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção.


    O primeiro estágio, formação, é caracterizado por uma grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e sua liderança. Os membros estão "testando o terreno" para descobrir quais os comportamentos aceitáveis no grupo. Este estágio termina quando os membros começam a pensar em si mesmos como parte do grupo.


    O estágio da tormenta é aquele dos conflitos dentro do grupo. Os membros aceitam a existência do grupo, mas mostram resistência aos limites impostos à individualidade. Além disso, existe um conflito sobre quem controlará o grupo. Quando este estágio estiver concluído, haverá uma hierarquia de lide¬rança relativamente clara.


    O terceiro estágio é aquele em que se desenvolvem os relacionamentos mais próximos e o grupo passa a demonstrar coesão. Existe agora um forte sentido de identidade grupal e de camaradagem. Este estágio de normalização se completa quando a estrutura do grupo se solidifica e ele assimila um conjunto de expectativas que definem qual deve ser o comportamento correto de seus membros.


    O quarto estágio é o desempenho. A estrutura, neste momento, é totalmente funcional e aceita. A energia do grupo transferiu-se do esforço de conhecer e compreender uns aos outros para o desempenho da tarefa que deve ser realizada.


    Para os grupos permanentes de trabalho, o desempenho é o último estágio do desenvolvimento. Contudo, para os grupos temporários, como comissões, equipes, forças-tarefa e similares, que possuem uma determinada tarefa a cumprir, existe o estágio da interrupção. Nesta etapa, o grupo se prepara para a sua dissolução. O alto desempenho já não é mais a prioridade máxima. As atenções voltam-se todas para a conclusão das atividades. As reações dos membros variam neste estágio. Alguns se mostram otimistas, confiantes nas realizações do grupo. Outros se mostram abatidos, sentindo a perda da camaradagem e da amizade que nasceu no convívio com o grupo.
     

  • O modelo de Cinco Estágios:

    O modelo de cinco estágios, criado por Bruce W Tuckman, baseia-se na padronização na criação de grupos em cinco etapas: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. Importante citar que como todo modelo organizacional, não existe uma passagem de etapa clara e definida. Muitas vezes as etapas entrelaçam o término com o começo de uma nova etapa. Além disso, não há padronização de qual etapa é a melhor para alcançar a perfeição em um processo como um todo. Cada grupo possui objetivos diferentes e formas diferentes de interagir, muitas vezes, inclusive, existindo apenas uma etapa do modelo.

    Formação: Estágio em que se inicia a formação do grupo (forming), porém, há incertezas de como o grupo será estruturado, liderado e o que é permitido. Alguns autores afirmam que nessa fase existem “testes” promovidos pelos membros do grupo para saber se algumas ideias, posições e comportamentos serão aceitos no grupo. Ao término dessa etapa, cada membro aceita-se como parte de um grupo.

    Tempestuosidade: Etapa dos conflitos (storming). Os testes providos anteriormente são confrontados entre os membros do grupo, como hierarquização, líder, motivo da existência e limites. Ao término da etapa, a hierarquia e liderança estarão estabelecidas, além dos conflitos solucionados.

    Normalização: Etapa em que o grupo demonstra interatividade e os problemas e conflitos pessoais são deixados de lado para o bem do grupo (norming). Além disso, os objetivos e entendimento das funções implementadas no grupo são estabelecidas e aceitas por todos.

    Realização: Etapa em que o grupo está concentrado em efetuar e concluir os objetivos anteriormente definidos (performing).

    Suspender: Nos casos de grupos de longa duração, o desempenho é a última etapa. Porém, em casos de grupos que serão dissolvidos, existe a etapa de suspensão (adjourning). Aqui o único objetivo do grupo é finalizar os objetivos e completar as missões a eles designados até o término do grupo.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1gios_de_desenvolvimento_de_grupo

     

  • Tá a cara do Robbins e Decenzo essa questão.

  • Marquei errada pois acredito que a fase da aceitação da existência do grupo ocorre na formação.

  • FIXANDO:

    ETAPAS DESENVOLVIMENTO

    FORMAÇÃO - TORMENTA - NORMALIZAÇÃO - DESEMPENHO E INTERRUPÇÃO.

     

    TORMENTA - CONFLITOS

  • Gab: CERTO

    Etapas do desenvolvimento das equipes.

    • Formação: Os membros são novos, ainda estão se CONHECENDO e estão super MOTIVADOS a iniciar as atividades.

    • Conflitos/ Tormenta: Há os AJUSTES e as NEGOCIAÇÕES, aqui é estabelecido como o trabalho será realizado. O conflito surge com o debate e interação dos membros. 

    • Normalização: Os membros já aprenderam a resolver suas diferenças, nessa fase se tornam mais FLEXÍVEIS.

    • Desempenho: Aqui os membros já são maduros e já sabem o que cada um tem que fazer. Eles COLOCARÃO EM PRÁTICA AS ATIVIDADES estabelecidas. 

    • Desintegração/ Interrupção: Será DESFEITASEPARADA quando as atividades se concluírem. Aqui o pessoal alcançou as metas propostas.

    --------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • Gab correto

    Formação: divisão das tarefas, pessoas se conhecendo, incertezas

    Tormenta: dificuldade de adaptação, conflitos individuas x grupos.

    Normalização: papéis aceitos, aceitação, colaboração

    Desempenho: níveis ótimos de trabalho

    Desintegração: desfazer equipe - quando se tratar de equipes temporárias.

    Giovanna Carranza

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 265), 

    Modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo: modelo que descreve as etapas pelas quais os grupos passam: formação, tormenta, normatização, desempenho e interrupção.

    1. Formação: primeiro estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por grande dose de incerteza.
    2. Tormenta: segundo estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por conflitos entre seus membros. Os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem aos limites impostos à individualidade. Além disso, existe um conflito sobre quem controlará o grupo. 
    3. Normatização: terceiro estágio do desenvolvimento do grupo, caracterizado por proximidade nos relacionamentos e coesão.
    4. Desempenho: quarto estágio do desenvolvimento do grupo, quando ele está totalmente funcional. A energia do grupo transferiu-se do esforço voltado ao conhecimento e à compreensão mútuos de seus membros para o desempenho da tarefa que deve ser realizada. 
    5. Interrupção: estágio final do desenvolvimento para os grupos temporários, caracterizado por uma preocupação maior com a conclusão das atividades do que com o desempenho para realizar a tarefa.

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.