SóProvas


ID
1805311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.

Os serviços de recursos humanos (RH), que priorizam os aspectos formais das relações capital-trabalho, passaram a caracterizar a fase contábil legal da gestão de pessoas nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • a caracterizar a fase contábil legal da gestão de pessoas nas organizações.

    ERRADO

  • Segundo a classificação da evolução dos modelos de gestão de pessoas descrita por Tose, a fase contábil seria mais preocupada com os custos da empresa. Já a fase que prioriza os aspectos formais das relações capital-trabalho é a fase tecnicista.

     

    Prof Rodrigo Rennó - Estratégia

  • evoluçao da GP segundo TOSE

    .contábil- foco nos custos

    .legal- foco legisl. Trabalhista

    .tecnicista. Qualidade na relaçao capital/trabalho

    .administrativa- foco nos aspectos humanos e sindicalismo

    .estratégico- alinhamento gp ao planejamento estratégico da org

     

  • Isso tem no livro do Chiavenato? Eu não lembro :/

  • GABARITO ----> CERTO

    a) Fase Contábil: os custos em primeiro lugar

    Nessa fase a preocupação dos responsáveis era principalmente a respeito de como eram controlados os custos das organizações. Os empregados eram encarados sob a ótica contábil, quer dizer, a organização pagava pela mão de obra e, em contrapartida, as entradas e saídas dessa conta deveriam ser registradas contabilmente. Esta foi a fase pioneira da “gestão de pessoal”, que teve início no século XIX e permaneceu até o início da década de 1930.


    b) Fase Legal: estrito cumprimento da legislação

    Essa fase que aconteceu entre as décadas de 1930 e 1950, teve como marco a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, por Getúlio Vargas. Desde então, surgiram os direitos dos trabalhadores e a consequente preocupação das empresas e organizações no geral em seguir as Leis. Durante esse período foi criada também a função de Chefe de pessoal, profissional que era o responsável por acompanhar e manter os trabalhadores dentro das novas leis trabalhistas.

     

    c) Fase Tecnicista: burocracia como sinônimo de praticidade

    Durante esse período, o governo do presidente Juscelino Kubistchek implementou no Brasil a indústria automobilística. Promoveu uma mudança nos organogramas das empresas, surgindo os subsistemas de RH e iniciou-se uma grande preocupação com a eficiência e desempenho dos funcionários da época. Foi também nesse período que a área de RH passou a ser responsável pelo recrutamento e seleção, treinamento, cargos e salários, higiene e segurança, benefícios e outros. Essa fase teve sua maior ênfase entre as décadas de 1950 e 1965.

     

    d) Fase Administrativa: o sindicalismo como via de proteção

    Esta fase que iniciou em 1965, foi cenário de uma revolução dos trabalhadores, implementando assim o movimento sindical. Aconteceram muitas mudanças na área gerencial, retornando o gerente de pessoal no lugar do gerente de relações industriais, pois neste momento o foco estava voltado para o lado mais humanista, considerando de suma importância os indivíduos e a relações entre eles.

     

    e) Fase Estratégica: planejamento como diferencial

    A metade da década de 1980 foi destacada pelo surgimento dos primeiros programas de planejamento estratégico que estavam diretamente ligados ao planejamento estratégico central das organizações. Foi nessa fase que o Gerente de Recursos Humanos teve seu reconhecimento como parte da diretoria em diversas organizações, considerando-o agora em nível estratégico, o que antes era visto como um funcionário de terceiro escalão.

     

    FONTE: algum lugar que eu peguei que não me lembro mais!

  • - CONTÁBIL (até 1930): DOS CUSTOS (MÃO DE OBRA);
    - LEGAL (1930 - 1950): LEGISLAÇÃO - CLT - FASE BUROCRÁTICA.
    - TECNICISTA (1950 - 1965): FASE DA GERENCIA TÉCNICA, QUALIDADE NA RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO.
    - ADMINISTRATIVA (1965 - 1985): SINDICAL, ADAMINISTRATIVA.
    - ESTRATÉGICA: GP VISTA COMO VITAL IMPORTÂNCIA PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL, HARMONIA COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Fase tecnicista.