-
As boas práticas de recrutamento e seleção de pessoas nas organizações
Gab - Certo
-
Alguém explica a jurisprudência do STC (Superiror Tribunal do Cespe)? Não entendi.
-
É o camarada que dá uma de "João sem braço" deixando o currículo lá na empresa como quem não quer nada e a organização cai na dele...
-
Quem puder me ajudar nessa questão...
Não entendi esse gabarito!
-
Quando se trata de administração pública você tem que ser doido(a) como a banca . Eu acho que acertei pelo motivo errado, mas o pensamento foi : se o cara foi a procura de vaga, mas não encontrou naquela empresa então significa que a empresa recrutou e selecionou bem seus funcionários , por isso não há vaga . kkkkkkkk
Gente releva qualquer coisa, mas é que eu to chutando o balde nessa disciplina .
-
Vc erra pq não sabe se a banca está usando a expressão recrutamento e seleção em sentido amplo ou sentido estrito.
Captar pessoas, esse contato inicial é recrutamento. A selecao vem depois.
Enfim...
-
que viagem
Indiquem para comentário, vamos ver se alguém explica.
-
Não tenho fontes didáticas para explicar, mas acredito que o raciocínio da questão tenha sido o seguinte:
Como a pessoa foi espontaneamente, a empresa não havia aberto processo de recrutamento. O "não achar vaga na empresa" significa que a empresa realmente não estava precisando de novos colaboradores e, por isso, não havia aberto processo de recrutamento. Destas conclusões, podemos chegar a outras como:
- o fato de não haver vaga na empresa mostra que o recrutamento e seleção prévio realizado foi bem feito por não ter havido abertura de novas vagas, ou seja, as pessoas selecionadas realmente mostraram estar adequadas aos cargos
- o fato de a pessoa ter sido informada que deveria deixar seu currículo mostra que a empresa faz recrutamento e seleção baseado em competências específicas do cargo que vai ser ocupado.
Espero ter ajudado. Foi o que consegui concluir dessa loucura aí
-
RECRUTAMENTO É ATRAIR PESSOAS, NESSE CASO UMA PESSOA PROCURANDO EMPREGO ESPONTANEAMENTE, NÃO HOUVE UM RECRUTAMENTO. AGORA SE O CURRICULUM DELE ESTIVER EM UM "BANCO DE CURRICULUM" AI PODERIA CARACTERIZAR UMA SALEÇÃO. A FAMOSA QUESTÃO CURINGA DO CESPE.
-
Vou dar uma dica tosca para as matérias de GP, principalmente no que se refere ao CESPE:
-Quando você abre livro/apostila/manual/etc. sempre tem um Tópico X
-Nesse tópico X, na maioria das vezes, tem um subtópico X.1
Recrutamento e seleção - X
Recrutamento - subtóptico X.1 (ou X.2)
Seleção - subtóptico X.2 (ou x.1)
------------------------------------------------------------------------------------
Análise e Descrição de Cargos - X
Descrição de Cargos - subtóptico X.1 (ou X.2)
Análise de Cargos - subtóptico X.2 (ou x.1)
Aí fica um pouco mais fácil de saber quando a banca fala em Amplo ou Estrito
-
Já está mais que provado que em média apenas 10% dos candidatos estão realmente preparados para as provas de concurso público, a parte chata de resolver questões é ver os 90% chorando aqui nos comentários dizendo que a questão tá mal formulada, que é questão curinga, que é jurisprudência do Cespe etc. Parem de reclamar, clica em "mais ùteis" e aprendam com os comentários de quem faz parte dos 10% que estão preparados.
-
velha bolinha deixada em branco.
-
Gabarito: CERTO.
O processo de recrutamento externo se inicia com o candidato preenchendo a proposta de emprego ou apresentando seu curriculum vitae (CV) . A proposta de emprego é um formulário que o candidato preenche, anotando dados pessoais, escolaridade, experiência profissional, conhecimentos, endereço, e-mail e telefones para contatos.
As organizações bem-sucedidas estão sempre de portas abertas para receber candidatos que se apresentem espontaneamente, mesmo que não tenham vagas ou oportunidades a oferecer no momento. O recrutamento deve ser uma atividade contínua e ininterrupta de portas abertas aos candidatos.
A maioria das organizações lê, interpreta, seleciona e até responde aos CV recebidos por e-mail. Os candidatos são triados e chamados para entrevistas, enquanto outros CV são arquivados para aproveitamento futuro, e outros ainda são encaminhados para algum diretor sugerindo entrevista ou contato em função de possível interesse. O envio do CV pela Internet virou padrão. E as empresas dispõem de opções em seus sites para receber CV de candidatos e estar sempre de portas abertas. Muitas vezes, candidatos são chamados para entrevistas – mesmo quando não existem vagas abertas. Sempre há oportunidades para talentos.
FONTE: GESTÃO DE PESSOAS: O NOVO PAPEL. CHIAVENATO - p.105-106
-
Caso um indivíduo vá a organização com o objetivo de procurar alguma vaga de emprego e, no momento, não exista qualquer vaga disponível, o ideal é que a organização receba seu currículo para inserir no seu banco de dados interno.
Além disso, o indivíduo também deve ser informado sobre os próximos processos seletivos.
Fonte: Estratégia
-
Visão de um recrutador: Ficar acumulando currículos na mesa de diferentes capacidades sem ter nenhuma vaga aberta no momento é desperdício de tempo! Quem garante que quando surgir a vaga aquela pessoa estará disponível no mercado de trabalho. Não adianta fazer o CERTO, tem que fazer o CERTO na hora CERTA