SóProvas


ID
180580
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em termos de roteamento é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  Item a: O item está errado porque existem protocolos que não avaliam esses três requisitos. O RIP, por exemplo, só avalia a distância para decidir a rota.

    Item b: O item está errado, pela mesma justificativa do item a;

    Item d: Item errado. Procurar caminhos mais curtos também é uma característica do RIP..

    Item e: Item errado. O protocolo RIP replica todas as suas tabelas de roteamento. Os protocolos OSPF e BGP enviam atualizações e informações sobre os links para os demais roteadores

     

    Resposta correta: Letra c

  • Acho que a letra D está errada porque o OSPF tem característica de achar caminhos com o menor custo, seja ele distância ou outra métrica qualquer adotada por ele. Já o RIP só usa distâncias, mesmo que o link esteja super congestionado e dropando pacotes loucamente.
  • Compreendo a explicação apresentada pela colega Erika, porém ainda assim gostaria de iniciar uma discussão a respeito do conteúdo dessa questão.

    A resposta correta é "C", que diz "No roteamento estático, o roteador é impedido de procurar a rota mais curta e também a rota mais rápida ".

    Acontece que noutra questão de 2010 (questão nº 52807) a FCC considerou como correta a seguinte afirmação "O equipamento que possibilita a conexão de equipamentos entre redes, focado
    em escolher sempre o menor caminho para os dados, é do tipo
    Roteador Estático".

    Veja no link: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/f7da3b72-76


    Você, assim como eu, não tem a impressão de que as duas questões se contradizem?
  • Daniel,

    realmente o que vc falou está correto, o roteamento estático busca sempre o caminho mais curto enquanto que o roteamento dinâmico leva em consideração outras métricas como congestionamento, largura de banda, perda de pacotes e etc, portanto ele busca o caminho mais rápido.

    Veja que o caminho mais curto pode não ser o mais rápido, ele pode estar congestionado.

    Acontece que a alternativa C) afirma que o roteamento estático é impedido de considerar o caminho mais curto e o mais rápido. 

    Errado pois o roteamento estático considera justamente o caminho mais curto, ele é estático e não considera congestionamento e outras coisas. LOGO, ele é impedido de considerar apenas o caminho mais rápido.

    Abcs
  • A diferenta primordial entre o roteamento dinâmico e o estático está na adaptabilidade.
    No roteamento estático as tabelas são pré-definidas, ou seja, se um caminho mais curto for inserido ele não será utilizado se não for cadastrado na tabela, também o tráfego não é considerado, portanto se houver houver congestinamento num caminho pré-definido o roteador não vai buscar outro mais rápido, vai por ele mesmo.
    No roteamento dinâmico busca-se o melhor caminho, considerando o tráfego. As tabelas são atualizadas automaticamente e a maioria dos protocolos são de duas categorias: vetor de distância e link state.

    No protocolo RIP o algorítmo utilizado é o vetor de distância, no qual cada roteador dentro de uma AS (autonomous system) deve ter uma tabela com todas as rotas possíveis na AS, a partir da qual o algorítmo escolhe a melhor rota e o enlace que deve ser utilizado. A escolha da rota considera o enlace, a métrica e o tempo. Não há análise de desempenho, esta análise é feita no OSPF que busca o menor caminho, considerando os estados do link da rede.
  • c) No roteamento estático, o roteador é impedido de procurar a rota mais curta e também a rota mais rápida.

    Grandes amigos, no roteamento estático, ele não procura nada. A rota mais curta já está cadastrada em uma tabela pré-definida. Por isso, 
    sempre é escolhido, na tabela, o menor caminho para os dados.
  • Sabe, acho que estamos confundindo roteamento estático com roteador que adota o algoritmo de vetor distância. Eu mesma fiz isso!

    Acontece que, como bem disseram, o roteamento estático não procura, apenas adota o que nele foi parametrizado.

    Entrei pelo cano... Também é fato que a letra A está errada porque nem todo protocolo de roteamento dinâmico adotará todas as 3 políticas simultaneamente! Sendo assim, letra C!

  • ué, mas não é característica do OSPF procurar caminhos mais curtos?

  • O OSPF busca caminhos de menor custo, seja ele maio ou menor. 
    RIP considera caminho de menor distância (saltos, hop). 

  • Minha opnião a respeito da letra D: "Procurar caminhos mais curtos é característica típica do protocolo OSPF."

     

    A sigla do protocolo pode induzir ao erro nessa questão - "Open Shortest Path First". O OSPF usa o algoritmo SPF que é exatamente o de busca pelo menor caminho (ou mais curto). Inclusive o OSPF usa o Algoritmo de Dijkstra.
    Uma interpretação direta (e acho até que sensata) da letra D, faria um bom candidato com pressa marcar como verdadeiro.

     

    Com mais calma, é possível perceber que há um outro lado a ser analisado. O OSPF é do tipo "Link State", ou seja, ele leva em consideração o "Estado do link". Dessa forma, o "caminho mais curto" o qual ele referencia na própria sigla é um caminho que se baseia não apenas na distância entre os nós (ou quantidade de hops) - como acontece no RIPv1 e RIPv2 - mas também em outras medidas como largura de banda e carga. Pensando dessa forma, a alternativa estaria fazendo mais sentido para RIP do que pra OSPF.

     

    Sendo sincero? Se eu não tivesse marcado a letra C na hora da prova, eu entraria com recurso, pois essas duas interpretações dão margem a questionamentos.

     

    Bons estudos!

  • Nem sempre o caminho mais curto é o melhor, o OSPF analisa outras metricas alem do caminho mais curto.

  • então, mas "mais curto" é só um termo que normalmente é aplicado de forma genérica para algoritmos de caminhos em grafos... curto é em sentido de pesos das arestas, não necessariamente de distâncias

  • A = RIP é dinâmico e só avalia o mais curto

    B = OSPF

    C = Roteamento estático = Tipo de roteamento no qual a tabela permanece inalterada.

    D = Ela realmente está correta mas acho que da forma como foi escrita da a entender que so ele faz isso sendo que o OSPF é mais abrangente então se refere ao RIP.

    E = Só o RIP faz isso,

    Com OSPF, um roteador transmite por difusão informações de roteamento a todos os outros roteadores no sistema autônomo, não apenas a seus vizinhos. Um roteador transmite informações de estado de enlace por difusão sempre que houver uma mudança no estado de um enlace.

    No BGP, pares de roteadores trocam informações de roteamento por conexões TCP semipermanentes usando a porta 179.

    GAB C

    Forouzan + Kurose