SóProvas


ID
1806520
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A interiorização do povoamento [do Brasil] foi devida, de um lado, à mineração e, de outro, à criação de gado nas fazendas. A exploração dos diamantes e do ouro foi responsável pela existência de inúmeros núcleos de vida urbanos no interior dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso. Três áreas principais de criação de gado despontavam nos albores do século XIX: os sertões do Norte e do Nordeste, que abasteciam a zona agrícola do litoral; a zona de mineração, Minas Gerais, que contava com melhores condições técnicas; e os campos do Sul, que serviram à produção de couro e charque.

(SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 33.)

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a formação econômica do espaço nacional, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A expansão das fronteiras terrestres em direção oeste, que culminou com a ampliação do território do Brasil, foi responsável pela dinâmica econômica acima descrita.

( ) A dinâmica econômica citada, quando consolidada no final do século XIX, mostrava que, apesar da grande extensão, o território nacional apresentava alto índice de integração econômica.

( ) O movimento econômico descrito no texto estava associado à industrialização na região litorânea e demonstrava uma economia cujo padrão espacial era de complementaridade de atividades entre o setor secundário e o primário.

( ) A criação de gado e a mineração foram processos econômicos que podem ser considerados complementares, apesar de ocorrerem em diferentes regiões do espaço brasileiro.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) A expansão do território brasileiro foi feito pela coroa portuguesa lá pelo século XVI a XVIII. Por exemplo:

    Aqui no nordeste houve expansão para o interior (sertão nordestino e vale do São Francisco) com a finalidade de criação de gado par abastecer as cidades e os engenhos.

    No sul do país, a primeira expansão também foi com o objetivo de criar gado. Mas que barbaridade tchê

    No Norte foi para exploração das drogas do sertão na região da Amazonia.

    No suldeste, a exploração foi feita pelos bandeirantes paulistas para caçar índios, escravos e ouro (encontrado em MG, MT e GO)

     

    ( ) Item errado, pois até hoje essa integração econômica não é alta, como por exemplo podemos citar a região Norte do país que ainda sofre com falta de rodovias, com isso o meio de transporte mais utilizado no interior do Amazonas é o rio. Isso sem falar na rodovia transamazônica que parece que não acaba nunca. Quem perde com isso é a população e a economia do país.

     

    ( ) Item errado. A industrialização brasileira começou na Era Vargas (1930), antes disso havia uma ou outra indústria no país, como por exemplo as criadas pelo Barão de Mauá. Tudo isso porque a coroa portuguesa proibia a criação de indústrias e manufaturas, com o intuito de barrar o crescimento da colônia e deixá-la dependente da europa. (O incrível é que sentimos isso até os dias de hoje!)

     

    ( ) Item correto. Durante a época da mineração em MG, o nordeste brasileiro criava gado e enviava para abastecer essa região, tanto na alimentação dos carnívoros como na mão de obra animal para movimentar máquinas mineradoras.

     

    Alternativa D

  • Não da pra resolver nenhuma questão desta banca maldita.

  • Muito parecida com a geografia da PREP:

    (F) A expansão das fronteiras terrestres em direção oeste, que culminou com a ampliação do território do Brasil, foi responsável pela dinâmica econômica acima descrita.

    Foi essa dinâmica que levou a expansão da fronteira agrícola e não o contrário

    (F) A dinâmica econômica citada, quando consolidada no final do século XIX, mostrava que, apesar da grande extensão, o território nacional apresentava alto índice de integração econômica.

    Falso, o índice de integração era muito baixo é tanque que quando o período de mineração começa e o ciclo de cana decai e a pecuária sai do nordeste para o sul, basicamente o nordeste entra em uma crise econômica extrema. Além disso, temo o isolacionismo do norte.

    (F) O movimento econômico descrito no texto estava associado à industrialização na região litorânea e demonstrava uma economia cujo padrão espacial era de complementaridade de atividades entre o setor secundário e o primário.

    Não havia industrialização nesse período para haver essa complementariedade.

    (V) A criação de gado e a mineração foram processos econômicos que podem ser considerados complementares, apesar de ocorrerem em diferentes regiões do espaço brasileiro.

    Verdade uma ocorria no Sudeste(mineração) e outro no Sul(pecuária).