SóProvas


ID
1806655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A respeito das metodologias de desenvolvimento de software, julgue o item subsequente.

O MPS.BR, cuja finalidade é prover conhecimentos para melhorar a qualidade de software, recomenda, nos níveis de maturidade G e F, o uso de métricas como o ponto de função.

Alternativas
Comentários
  • No nível F tem o processo de Medição. Este não poderia fazer uso de APF? Alguém poderia comentar? :)

  • Nível G não tem processo referente à medição e o MPS.BR não recomenda nenhum tipo de métrica. Diz que deve ser feito uso de alguma, mas não especifica qual.

  • O tamanho é a dimensão das funcionalidades sob o ponto de vista do usuário. São contadas tabelas internas e externas ao sistema, classes, objetos, relatórios, telas, consultas a banco de dados, cálculos, transações e atores dos casos de uso, linhas de código etc. Uma técnica bastante utilizada para medir o tamanho do software é a técnica de Análise de Pontos por Função (APF) [VAZQUEZ et al., 2005], que visa estabelecer uma medida de tamanho do software em Pontos por Função. No MPS.BR, no entanto, é importante enfatizar que o uso de uma técnica DESTE TIPO não é exigido no nível G do MPS.BR, porém será obrigatória a partir do nível E. No nível G, a estimativa de escopo, produtos e tarefas pode ser feita baseada na complexidade, no número de requisitos ou no uso da EAP juntamente com dados históricos e a experiência em projetos anteriores. Uma organização pode também aplicar técnicas de estimativas próprias que se mostraram eficientes e adequadas às necessidades e características da empresa.

     

    Fonte: http://www.softex.br/wp-content/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_de_Implementacao_Parte_1_2013.1.pdf

  • @Silas Júnior

     

    Pode ser usado APF, mas o MPS.BR não recomenda nenhuma técnica de medição em específico. Esse é o erro da questão.

  • O MPS.BR não recomenda APF.

  • É obrigatório usar métodos parametrizados como: Análise de ponto de função e Análise de caso de uso, a partir do E (Parcialmente definido) - GPR (gerência de projetos)