SóProvas


ID
1807219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), julgue o item a seguir.

A chave primária (PK) contém apenas uma coluna, a chave secundária (SK) contém duas colunas e a chave concatenada (CK) contém três ou mais colunas.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois chave primária pode conter mais de uma coluna. Além disso, chave secundária (também chamada de chave candidata) pode conter apenas uma coluna e chave concatenada pode ser formada por duas ou mais colunas.

     

    Qualquer erro, basta corrigir.

     

    Bons estudos!

  • Chave Primária: uma ou mais colunas de uma relação cujos valores são usados para identificar de forma exclusiva uma linha ou conjunto de linhas.

     

    Chave Secundária (Candidata): existe mais de uma combinação de atributos para a identificação única do registro. Tem o potencial de se tornar uma chave primária. Uma chave candidata que não seja usada como chave primária será conhecidade como chave alternativa.

  • Chave estrangeira: Atributo (s) que são chave primária ou candidata de outra relação.

    >>> Chave primária: Chave candidata que é escolhida pelo designer de banco de dados como o principal meio de identificar tuplas.

    >>> Chave candidata: Cada uma das chaves possíveis em uma relação.

    Por fim, a chave candidata, que não é escolhida como principal identificador, será chave secundária ou chave única.

  • GAB:E

  • Acrescentando:

    • Uma tabela pode conter apenas uma restrição PRIMARY KEY.
    • Uma chave primária não pode exceder 16 colunas e o comprimento de chave total de 900 bytes.
    • Todas as colunas definidas em uma restrição PRIMARY KEY devem ser definidas como NOT NULL. Se a nulidade não for especificada, todas as colunas participantes de uma restrição PRIMARY KEY deverão ter sua nulidade definida como NOT NULL.
    • Se a chave primária for definida em uma coluna de tipo CLR definida pelo usuário, a implementação do tipo deverá oferecer suporte a uma ordenação binária.
    • As colunas de chave estrangeira são frequentemente usadas em critérios de junção quando os dados de tabelas relacionadas são combinados em consultas, fazendo a correspondência de uma ou mais colunas na restrição FOREIGN KEY de uma tabela com uma ou mais colunas de chave exclusiva ou primária de outra tabela. 
  • Os conceitos de chave primária e chave secundária não estão relacionados ao número de colunas, mas sim à capacidade de identificar unicamente cada uma das tuplas de uma relação. Tanto uma chave primária quanto uma chave secundária podem ser formadas por uma ou mais colunas. Se a chave for formada por mais de um atributo ela é dita concatenada.

    Uma chave é o conjunto mínimo de atributos que identificam unicamente as linhas de uma tabela. Podemos ter mais de uma chave possível para uma relação. A chave escolhida dentre as chaves candidatas será a chave primária de, enquanto as demais são chamadas chaves secundárias ou únicas.

    Gabarito: Errado.