SóProvas


ID
1807381
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica a proteína que deve ser dosada no soro como indicador do grau de hemólise intravascular.

Alternativas
Comentários
  • A haptoglobina é uma globina, sintetizada no fígado, que migra na região alfa-2-globulina na eletroforese e que se liga à hemoglobina livre, formando um complexo que é removido pelo sistema reticuloendotelial. Esta ligação é responsável pela diminuição dos níveis de haptoglobina em episódios de hemólise intravascular (esferocitose hereditária com hemólise, anemia hemolítica auto-imune, deficiência de piruvatoquinase) ou extravascular (hematomas, hemorragia retroperitoneal). Sua dosagem é útil no acompanhamento pós-esplenectomia, realizada como terapia contra a esferocitose hereditária. A haptoglobina reaparece em 24 horas após o tratamento e normaliza seus níveis em quatro a seis dias, caso ele seja bem-sucedido.

    Esta proteína de fase aguda exibe um comportamento duplo durante um processo inflamatório, diminuindo como resultado da hemólise moderada, mas aumentando pelo estímulo de citocinas. Visto que estes dois processos coexistem freqüentemente, a resposta à inflamação pode ser confirmada e monitorada por outras proteínas de fase aguda (proteína C reativa, alfa-1-antitripsina). A síntese da haptoglobina está aumentada nos processos infecciosos, inflamatórios, traumas, necrose tecidual, doenças do colágeno, artrite reumatóide, febre reumática, dermatomiosite e outras doenças inflamatórias.

     

    http://www.sergiofranco.com.br/bioinforme/index.asp?cs=Bioquimica&ps=haptoglobina