SóProvas


ID
1807774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca das regras de catalogação descritiva, julgue o item que segue,considerando que a sigla RDA, sempre que utilizada, corresponde a Resource Description and Access.

Situação hipotética: Na folha de rosto de um livro encontram-se os seguintes dados: Defensoria Pública da União, registrado na primeira linha da página; na linha logo abaixo está o título “Programa de encarreiramento no âmbito da DPU", ao que segue abaixo dois nomes de responsáveis, sem destaque para nenhum deles e tampouco menção de que sejam organizadores ou coordenadores. O título reflete o conteúdo da obra, que trata com detalhes das carreiras específicas no âmbito da Defensoria Pública da União. Assertiva: Nesse caso, a entrada principal para essa obra deve ser feita pelo órgão ao qual o programa se subordina, seguida da palavra Brasil, entre parênteses: Defensoria Pública da União (Brasil); a entrada secundária será feita para o título: Programa de encarreiramento no âmbito da DPU.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a entrada para DPU seria: Brasil. Defensoria Pública da União, embora não tenha certeza se o "da União" deva ser mantido ou não. 

  • Lendo o livro: Cabeçalhos para entidades coletivas, da Maria Teresa Reis Mendes. Defensoria são entradas subordinadas. Exemplo do livro: Rio de Janeiro(Estados). Defensoria Pública Geral. Acho que no exemplo da questão seria: Brasil. Defensoria Pública da União
  • Quando a entidade em questão for da adm direta (U, E, DF e M), o Brasil vem antes. 

    Se for da adm indireta (Aut, F.P, SEM, EP.) vem depois.

  • Sim, Fran Grimaldi. A "União" faz parte da entrada. 

    Exemplos:

    Brasil. Tribunal de Contas da União

    Brasil. Defensoria Pública da União

     

  • Uma das diferenças do AACR2 para o RDA é o fim da entrada principal. não se usa mais o regra dos 3 autores. 

    A transcrição é fidedigna ao documento e são mencionados quantos autores existirem 

  • A questão aborda o uso do RDA na catalogação. 

    Com base na situação hipotética apresentada e sua respectiva assertiva, podemos analisar cada uma das informações apresentadas: 

    1 - “a entrada principal para essa obra deve ser feita pelo órgão..." O RDA não trabalha com o conceito de entrada principal ou secundária e sim com o de pontos de acesso autorizados. 

    2 - “ser feita pelo órgão ao qual o programa se subordina, seguida da palavra Brasil, entre parênteses: Defensoria Pública da União (Brasil)". O formato correto para este tipo de entidade coletiva é Brasil. Defensoria Pública da União. 

    3 - “a entrada secundária será feita para o título: Programa de encarreiramento no âmbito da DPU." Novamente, o RDA não trabalha com o conceito de entrada principal ou secundária. O título neste caso será identificado de maneiras diferentes nas entidades Obra e Manifestação do grupo 1. 

    Desta forma, identificamos que as informações apresentadas na assertiva estão incorretas. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.