-
Questão Errada.
Para Almeida (2000, p. 2), “o planejamento não é um
acontecimento, mas um processo contínuo, permanente
e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação,
detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários
à consecução desses objetivos”.
FOCO E FÉ
-
Questão errada. O planejamento estratégico está ligado à alta administração e os objetivos são estabelecidos de modo amplo pela alta administração e com base nesses objetivos gerais, os níveis inferiores da organização estabelecem os objetivos específicos. Para Almeida (2005, p. 5) " a definição dos objetivos da unidade de informação é condicionada pelos objetivos da instituição... e pela missão da organização... Logo, a questão peca quando fala que no planejamento estratégico de uma biblioteca devem conter os objetivos específicos ... a partir da demanda de seus usuários. Mais a diante no livro da Almeida, ela comenta que o planejamento em bibliotecas localiza-se frequentemente no nível tático e operacional.
Bons estudos.
-
RESOLUÇÃO: O planejamento estratégico não é independente, ele deve estabelecer objetivos alinhados com as políticas, metas e princípios da organização, bem como observar fatores de relevância ao meio-ambiente organizacional, levando-se em conta o meio externo.
Resposta: E
-
Questão que aborda o planejamento de bibliotecas.
O planejamento de bibliotecas é um processo continuo que envolve a racionalização das atividades de uma biblioteca alinhadas aos objetivos da organização mantenedora.
O planejamento não é independente dos acontecimentos da organização, pelo contrário, seu desenvolvimento se apoia na missão, visão e valores da instituição mantenedora, determinando objetivos gerais que, por sua vez, serão divididos em objetivos específicos dentro de planos, programas e projetos.
Logo, o erro na assertiva proposta é indicar que o planejamento é independente e que é dotado de objetivos específicos.
Gabarito do Professor: ERRADO .