SóProvas


ID
1808068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A respeito das normas jurídicas e suas relações com os sistemas sociais, julgue o item que segue.

A sociologia jurídica, como ciência autônoma, busca compreender as causas sociais das normas jurídicas; os efeitos dessas normas são estudados por outros ramos das ciências humanas.


Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

     

    ASSERTIVA CORRIGIDA ABAIXO:

     

    Sociologia jurídica, como ciência autônoma, busca compreender as causas sociais das normas jurídicas; NÃO SE PODE DIZER QUE os efeitos dessas normas são estudados por outros ramos das ciências humanas, PORQUE NÃO OBSTANTE ADMITIR O ESTUDO POR OUTRAS NORMAS, A SOCIOLOGIA JURÍDICA TAMBÉM ESTUDA OS EFEITOS DAS NORMAS SOCIAIS JURÍDICAS.

     

    VAMOS EM FRENTE!

  • " efeitos dessas normas são estudados por outros ramos das ciências humanas." Se fosse assim não seria tão autônoma quanto diz...

  • GABARITO: ERRADO

    Definição da sociologia jurídica à luz dos ensinamentos de Ana Lucia Sabadell:

    “A sociologia jurídica examina a influência dos fatores sociais sobre o direito e as incidências deste último na sociedade, ou seja, os elementos de interdependência entre o social e o jurídico, realizando uma leitura externa do sistema jurídico.

    Em outras palavras, a sociologia jurídica examina as causas(sociais) e os efeitos(sociais) das normas jurídicas” (SABADELL, 2013, p. 54)

    Portanto, a questão está incorreta, uma vez que afasta da sociologia jurídica os estudos dos efeitos das normas.

    SABADELL, Ana Lucia. Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013, 6a Ed. 

  • A Sociologia Jurídica não estuda apenas as causas e os efeitos do fenômeno jurídico, mas também o contexto em que esse fenômeno se desenvolve, aí incluída a pessoa, que é sujeito do Direito.

  • GABARITO: ERRADO

    A sociologia jurídica examina a influencia dos fatores sociais sobre o direito e as incidências deste ultimo na sociedade, ou seja, os elementos de interdependência entre o social e o jurídico, realizando uma leitura externa do sistema jurídico.

    Fonte: https://cmarocha.jusbrasil.com.br/artigos/337509283/introducao-a-sociologia-juridica