-
Gabarito preliminar: CERTO. Gabarito definitivo: Anulada.
A banca expôs o motivo da anulação, vejam: "Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item".
Seguindo a mesma linha de raciocínio da minha explicação feita antes do gabarito definitivo (que você pode ler abaixo), não concordo com a anulação da questão, ela poderia ter sido considerada como certa sem nenhum problema. #Opinião
Essa questão pode ter gerado um pouco de dúvida, já que tem atividades de risco que não se aposenta com 15 anos, mas sim com 20 ou 25. Para matar esta questão é preciso observar o termo "admissível", que é a mesma coisa que "é possível", então não restringiu... Portanto, a questão está realmente correta.
Lei 8213, Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
Bons estudos!
-
QUESTÃO ANULADA
Lei 8.212
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
-
Gabarito preliminar: Certo
QUESTÃO ANULADA
Justificativa da banca:
"Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item."
Fonte:
http://www.cespe.unb.br/concursos/dpu_15_administrativo/arquivos/DPU_15_ADMINISTRATIVO_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
==========================================================================================
APOSENTADORIA ESPECIAL
-------> Trabalhar exposto a agentes nocivos
~ químicos
~ físicos
~ biológicos
-------> prejudicial à
~ saúde
~ integridade física
-------> durante
~ 15 anos
~ 20 anos
~ 25 anos
Para complementar:
-------> a exposição tem que ser
~ não ocasional
~ não intermitente
Quanto à carência:
-------> 180 CONTRIBUIÇÕES
~ Aposentadoria por idade
~ Aposentadoria por tempo de contribuição
~ Aposentadoria especial
Fundamentação
LEI 8.213/91
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
-
CERTO
Mas sinceramente se eu estivesse respondendo esta prova deixaria essa em branco, já que, faltou mencionar que teria de ser de forma permanente, não ocasional nem intermitente.
-
faltou detalhar a exposição também, mas não tá errada.
-
Um "apenas" e seu destino financeiro estará mudado
É admissível a aposentadoria especial ao segurado que detém apenas quinze anos de contribuição previdenciária, desde que tenha trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e tenha cumprido o período de carência exigido. (X) CERTO
É admissível a aposentadoria especial apenas ao segurado que detém quinze anos de contribuição previdenciária, desde que tenha trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e tenha cumprido o período de carência exigido. (X) ERRADO
-
Excelentes os comentários do Patrick Rocha.. ;)
-
GALERA,
mesmo a questão estando "incompleta" ela é considerada correta pois está na lei LEI 8.213/91 Art. 57.
Agnt sabe que tem que ter o PPP e a atividade ser executada de forma não ocasional nem intermitente.
Porem isso não deixaria a questão errada,pois a questão não fala que tem q constar apenas aquelas regras, ( a banca CESPE tem muitas pegadinhas com as palavras " PODEM,EXCLUSIVAMENTE...." )
Vamos nos atentar as leis,oq está escrito na letra dela. (Y)
inss 2016 PODE VIR ..
-
Questão deveria ser considerada ERRADA, pois quando a questão fala que é admissível aposentadoria especial ao segurado, não especifica qual é a categoria de segurado, sendo que não são todos os segurados que tem direito ao beneficio de aposentadoria especial.
APOSENTADORIA ESPECIAL, uma vez cumprida a carência exigida, será devida ao segurado EMPREGADO, TRABALHADOR AVULSO E CONTRIBUINTE INDIVIDUAL, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produção que tenha trabalhado durante 15, 20 ou 25 anos, conforme o caso, sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física (RPS, Art.64)
Manual de Direito Previdenciário, Hugo Goes.
-
CERTA, galera!
É um copia e cola da Lei 8213!
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez
cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito
a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante
15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a
lei.
-
É admissível a aposentadoria especial ao segurado que detém apenas quinze anos* de contribuição previdenciária, desde que tenha trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e tenha cumprido o período de carência exigido.
*A meu ver, passível de anulação por essa conjunção restritiva.
E Gabriel Carioca, nunca que essa questão foi a copia da lei...
Onde é que encontramos essa restrição ou exigência de Apenas 15 anos?
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
São 15, 20, 25 anos e tem de se analisar a atividade preponderante de exposição à agentes nocivos... Por exemplo quem trabalha com "rai-x", só se aposenta com 25 anos, ou seja, caso ele tenha contribuído 15 anos, poderá se aposentar?
Não! Por tanto, a meu ver e em minha humilde opinião, errada!
-
Acabei me confundindo, e achei que fosse pegadinha... porque na questão não está claro que ele trabalhou durante os 15 anos sob condições especiais (e no art. 57 da 8213 fica bem visível isso).
Então, ao meu ver, a questão, para estar correta, teria que dizer: É admissível a aposentadoria especial ao segurado que detém
apenas quinze anos de contribuição previdenciária, desde que
tenha trabalhado (durante esses 15 anos) sujeito a condições especiais que prejudiquem
a saúde ou a integridade física e tenha cumprido o período de
carência exigido.
Isso porque: não basta 15 anos de contribuição + ter trabalhado em condições especiais + carência. É preciso, na verdade, ter trabalhado durante 15 anos em condições especiais + carência.
mas, enfim...
-
Gente o que a questão quer é a regra geral dos requisitos básicos para aposentadoria especial.
Esses 15 anos de contribuição refere-se aos 180 meses de carência, e não de anos de exposição.
Se o segurado estava exposto aos riscos e tem a carência então ele cumpre os requisitos. E é admissível sua Ap. Especial desde que tenha trabalhado exposto, ou seja, desde que esse tempo tenha sido em exposição aos risco.
Não adianta ficar pensando: haa mas tem que está exposto durante 15, 20 ou 25 anos.
Pra cespe mesmo estando incompleto é certo se tiver pelo menos uma chance de ser verdade. Então tem que aprender com a banca amigo kkk.
-
Questão incompleta da CESPE e que não possui restrição geralmente é considerada correta.
-
CERTO.
Analisando: aposentadoria especial é benefício previdenciário a
exigir, no mínimo, 180 contribuições mensais a título de carência,
o que equivaleria a 15 anos contribuindo para o RGPS. A depender do grau de risco
da atividade laboral exercida no aludido período de contribuição, seria sim possível a
aposentadoria.
-
Creio que essa questão deveria ser considerada ERRADA, pois ela menciona condições especiais que prejudiquem " a saúde ou a integridade física " e tenha cumprido o período de carência exigido.
de acordo com o professor Hugo Góes " Não é a saúde OU a integridade física" e sim a "saúde E a integridade física", uma vez que muitas atividades consideradas insalubres não garante o direito a aposentadoria especial, mas apenas adicional de insalubridade.
Mas se tratando de CESPE toda interpretação tem que ser minuciosamente analisada.
-
No meu humilde ponto de vista questão passível de anulação.
-
Destaco os comentários de Maycon Leite e Matheus. Ambos analisam com muita propriedade e assertividade estratagemas utilizados pelo examinador para, ao mesmo tempo, evitar eventual anulação da questão e fazer com que muitos candidatos sejam eliminados. Este tipo de questão jamais será anulada. Ela não dá brecha para isso. Ela não infringe as regras do jogo. Atentem para a expressão-chave "é admissível". Com esta expressão, o examinador abre um leque de possibilidades de aposentadoria especial. Deste leque ele tira uma carta e indaga ao candidato se esta carta faz parte do jogo ou não. Todo jogador que se preze conhece o valor das cartas e sabe que este valor não é absoluto. Em um determinado jogo, o ás será a carta de maior valor, enquanto que outro será a de menor valor.
Muito feliz o exemplo do colega Matheus. Ele chama a atenção para o fato de que a simples colocação de uma palavra, o seu posicionamento na frase, pode redirecionar a interpretação textual. Até mesmo a pontuação, uma simples vírgula, pode induzir a interpretações errôneas como pode-se constatar pela leitura do seguinte texto:
O Testamento
Um homem rico, sem filhos, sentindo-se morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim:
"Deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta do mecânico nada aos pobres"
Não teve tempo de pontuar - morreu.
Eram quatro concorrentes. Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres."
A irmã do morto chegou em seguida com outra cópia do testamento e pontuou assim:
"Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres".
Apareceu o mecânico, pediu uma cópia do original e fez estas pontuações:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do mecânico. Nada aos pobres."
Um juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade. Um deles, mais sabido, tomou outra cópia do testamento e pontuou deste modo:
"Deixo meu bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do mecânico? Nada! Aos pobres!"
Portanto, importa mais saber o que se pode fazer com o material que nos é dado, do que conhecer sua existência. Exemplo: todos nós sabemos quais são as sete notas musicais. Mas quantos efetivamente sabem como tirar maior proveito delas?
-
Lei 8.212 -91
(...)
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
-
Osaias vieira, às vezes ler Doutrinadores nem sempre ajuda na hora da prova...
A Lei 8213 diz::
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde OU a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
Então, não há que se falar em erro na questão!
Uma fato que poderia ser levado a possível alteração de gabarito foi o fato de não mencionar a necessidade da carência (conforme artigo 57), exclusiva na modalidade especial, embora não torne a questão errada e sim incompleta!
-
errei por causa da palavra APENAS.
-
Tom Castilho, concordo com sua observação sobre a questão, porém com relação aos doutrinadores eu tenho que discordar de você, através das observações deles somos capazes de identificar muitas "pegadinhas" que as bancas mandam.
Bons estudos!
-
osaias vieira Concordo com você, por isso disse em meu comentário "Às vezes"...
-
Concordo com o Lenildo! A banca deveria especificar qual a categoria de segurado ou pelo menos usar um termo que não generalizasse. A forma como ta redigida a questão da a entender que qualquer segurado faz jus ao benefício, o que não é verdade. Passível de anulação ao meu ver
-
Errei feio, rsrs...
-
Gente, vamos abrir a mente. O examinador perguntou se er possível aposentadoria especial com 15 anos de contribuição . isso é possível sim . Ele não disse SOMENTE.
-
Prezados (a) Boa tarde,
Meus caros colegas, por acaso tem algum site de SIMULADOS gratuito ou ate mesmo pago na Internet.
Ficarei no aguardo para maiores informaçoes.
-
Não há a menor chance de anulação, questão lisa.
"É admissível a aposentadoria especial ao segurado que detém apenas quinze anos de contribuição previdenciária, desde que tenha trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e tenha cumprido o período de carência exigido, "
Observe bem: "APOSENTADORIA ESPECIAL", se estivesse apenas aposentadoria, a questão estaria errada. Afinal, é possível se aposentar com 15 anos de contribuição sem estar sujeito a condições especiais de trabalho.
O outro ponto é que o "apenas" refere-se apenas a idade, e mais nada.
A questão apenas jogou no ar: "é possível aposentadoria especial com 15 anos de contribuição?" SIM.
-
Aqui você pode montar uns simulados Carlos meira.
-
Gabarito Certo
-
*detém apenas quinze anos de contribuição previdenciária*
*tenha trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física*
-
A questão fala se ele pode se aposentar , poder pode , mas deve ser comprovado
-
Lei 8.213
Art 57.A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
§ 4º O segurado deverá comprovar, além do tempo de trabalho, exposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, pelo período equivalente ao exigido para a concessão do benefício.
-
O "desde que" deixaria a questão errada, porem o "É admissível" no inicio abre possibilidades.
Quem vai prestar o concurso do INSS pode esperar essas traquinagens, huhahaha!
Gabarito: Certo
-
Para quem estudou complica, pois sabe que não será necessário apenas 15 anos de trabalho em condições especiais. Conforme art. 57 8.213 será possível desde que cumprida a carência exigida e mais condições CONFORME DISPUSER A LEI. Aí sim quem estudou e sabe que necessário mais alguns requisitos poderia subentender o omitido.
-
Eu fui de certo tbm.
sabendo que o cespe é assim desse jeito ai, questão incompleta não está errada, mas a parte "CONFORME DISPUSER A LEI" é o coração da coisa.. #continuemos a nadar..
-
Na hora de responder as questões da Cespe devemos nos preocupar com o enuciado da questão, é lá, que esta a chave da resposta.
A questão certa, pois perguntou se poderia se aposentar? 15 anos e um dos tempos para aquisição da aposentadoria especial, se ele não citou qual a atividade ele desempenhava, então subentende-se que ele queria saber se o candidato estudou os possíveis casos.
-
Concordo com o Maycon Leite, um pouco de dúvida seria por causa de não ter especificado a atividade, pois a depender dela poderia ser 15, 20 ou 25. Mas o "admissível" (que dá a mesma ideia de "possível") deixa a questão realmente correta.
-
Gabarito: Certo
Está incompleta mas mesmo assim está correta, vejamos:
Aposentadoria Especial é um tipo de aposentadoria
que exige um tempo de contribuição menor (15, 20 ou 25 anos) essa aposentadoria
são para aquelas pessoas que trabalham expostos a agentes nocivos químicos,
físicos ou biológicos que são prejudiciais à saúde ou a integridade física. (Decreto, 3.048, art. 64)
-
Depois dessa prova da DPU obtive a certeza que a prova do INSS vai dar o que falar!!! Questões incompletas, anuladas, etc.
Está errada por causa do "desde que"... a banca não citou um dos dois principais requisitos:
I - do tempo de trabalho
permanente, não ocasional nem intermitente; e
II - da exposição do
segurado aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou a associação de
agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.
Também dá margem de interpretação com relação a atividade exercida, quem tem direito, conforme já citado pelos colegas.
-
Ao meu ver, o admissível, como disse um colega aqui, dá a ideia de possível, o que não deixa a questão ser considerada errada por não mencionar as outras possibilidades (20, 25 anos).
-
Art. 64. A aposentadoria especial, uma vez cumprida a carência exigida, será devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produção, que tenha trabalhado durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, conforme o caso, sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física. (Redação dada pelo Decreto nº 4.729, de 2003) Acredito que o motivo da anulação seja a omissão deste trecho destacado no art 64 do decreto. Mas, na prova, eu assinalaria como correto.
-
Inicialmente marquei CERTO. Porém, de forma "cri cri", da pra ver que tem margem para anular. E acredito que pode ser devido ao tempo de efetivo exercício (trabalhado) sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, que o enunciado não deixa claro. Pois o período de carência é o próprio tempo de contribuição mencionado: 15 anos. Quer dizer:contribuo por 15 anos e exerço atividade em condições especiais por qualquer tempo? Já tenho direito aposentadoria especial? hum hum.
Falha do elaborador "taba"* desta banca "master".
*gíria em cearencês, cujo significado não é apropriado mencionar aqui.
-
JUSTIFICATIVA DA BANCA PARA ANULAÇÃO DO ITEM:
Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item.
Gabarito preliminar: CERTA
Gabarito definitivo: ANULADA
(Agora imaginem a bagunça que o CESPE fará numa prova contendo 70 questões só de previdenciário)
-
Eu quero ver é dia 15 de maio. O bicho vai pegar
-
O Cespe quer complicar tanto para o candidato que se complica.. afff
Anular uma questão de certo ou errado é brincadeira..
-
Por mais que tenham faltado informações, a palavra "admissível" significa "PODE SER ACEITA", o que, na MINHA opinião, deixa a questão correta.
Se tivesse vinculado a concessão da aposentadoria baseado apenas nas informações constantes, ai sim o gabarito seria errado.
-
Que banca lixo, a prova do INSS será uma bagunça, total desrespeito com o estudante que se mata pra tentar algo de bom na vida.
-
... uma outra questão foi anulada por causa da ausência da preposição "do"¬¬ se o cespe está anulando questões por causa de "bobisses" assim > "Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item.", então vou "tacar" recursos nesta prova do inss alegando por ex.:
>>"não há informação no enunciado (desta questão por ex) declarando se a pessoa tem mais de que 14..16..18 anos", pois como sabemos, é proibido o trabalho a menores e bla bla bla. diante disso a questão deverá ser anulada tbm...
Anotem ai! Nesta prova do INSS: Ao menos 15 questões de Dir. Previ. serão anuladas.
-
É incrível como essa banca não vê o nível dos concorrentes... acho que os candidatos acabam sabendo muito mais que o proprio examinador...e por isso as dezenas de questões anuladas....cespe, se cuida porque das 70 questões de previdenciario, e das de portugues que vc também ama fazer merda, se vc fizer alguma bobagem será recurso provido e questão anulada...falouuu.
ANULADAAAA, FALTA DE INFORMAÇÃO.
-
Ranger_Vermelho a idade da pessoa, nesse caso, não é necessária já que o enunciado diz: segurado que detém apenas quinze anos de contribuição. Porque se o segurado tem todo esse tempo de contribuição, ele não possui apenas 18 anos.
-
Pessoal, creio que o motivo da anulação está correto. Meu ponto de vista é que se a questão mencionou a aposentadoria especial com 15 anos, deveria mencionar a qual tipo de atividade especial o segurado estava sujeito, pois dependendo da atividade, ele não se aposentaria com 15, mas com 20 ou 25 anos. Ou então a questão deveria mencionar, admissível com 15 anos, conforme dispuser a lei.
Espero ter ajudado.
-
Com certeza tem cara que elabora a prova que sabe muito menos de previdencia social do que o proprio estudante (y)...
Como pode um cara receber por isso --'.
-
De acordo com a lei 8213/91
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15, 20 ou 25 anos, conforme dispuser a lei.
O fato de não ter especificado as demais condições necessárias para a ap. especial, não torna a questão errada, apenas incompleta, eu julgaria como correta se caísse assim na prova, só espero que na nossa não tenhamos problemas de questões anuladas.Bons estudos!
-
Acredito que o "APENAS" restringiu as características necessárias para o gozo do benefício. Obrigando a questão a ser incompleta/nula.
CESPE caiu nas próprias pegadinhas de restrição! kkkkkkk
-
Essa é uma incompleta que tornou-se errada. Há incompletas que estão certas. Ou seja, tamo fudido!
-
NAO FIZ ESSA PORVA E ACHEI QUE NAO FOI CORRETO ANULAR...
-
Meio-certo é certo. Marcaria correta.
-
Analisando a questão novamente não encontrei erros...
É admissível a aposentadoria especial ao segurado que detém apenas quinze anos de contribuição previdenciária (SIM,a questão não disse que só terá direito à aposentadoria especial quem contribuiu por 15 anos)
-
A questão começa com "É ADMISSÍVEL" e depois tem o Apenas com sentido de "PELO MENOS" a galera que não tava atenta na prova fica fazendo o cespe anular a questão!!! mas é isso mesmo!! pra quem errou, qualquer brecha pra que seja anulada a questão é válida!!!
-
Não são todos os segurados que têm direito a Aposentadoria Especial, mas somente:
o Empregado
o Trabalhador Avulso
e o Contribuinte Individual cooperado.
-
Na minha humilde análise a Questão está incompleta. A pergunta fala: "É admissível a aposentadoria especial ao segurado que detém ..." .
Um segurado CI sem vinculação a cooperativa de trabalho ou de produção, ou ainda um segurado empregado doméstico são segurados e não tem direito à Ap Especial, mesmo cumprindo o que fala o restante da questao: " ...apenas quinze anos de contribuição previdenciária, desde que tenha trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e tenha cumprido o período de carência exigido"
-
A Cespe é campeã em anulações, incrível
-
Pooooxa Cespe! Quantas questões vc consegue anular por prova? Tais tentando entrar no Guinnes Book?
-
Já vi questão da cespe incompleta e mesmo assim permanecer, e essa por uma besteirinha de nada foi anulada, não entendo essa banca, pensei q uma questão incompleta não fosse motivos para uma anulação.
-
Errada: o DESDE QUE restringe a questão, por isso foi anulada
-
Tem gente que não se toca.., Eu preciso dar de cara com esse comentário de curso sei lá das quantas, desnecessário, desagrádavel e chato p crlho em TODAS as questões?. pelamor
-
A qustão colocou uma situação e perguntou se era admissível, sim nessa situação é admissível é uma das possibilidades
-
O Gabarito (preliminar) estaria Certo
A aposentadoria Especial:
> É devida a segurado que trabalhe em CONDIÇÕES ESPECIAIS que PREJUDIQUEM A SAÚDE OU A INTEGRIDADE FÍSICA, durante:
>> 15 ANOS
>> 20 ANOS ou
>> 25 ANOS
> Uma vez cumprida a CARÊNCIA exigida de 180 CONTRIBUIÇÕES MENSAIS (15 anos).
-
caso o segurado tenha trabalhdo por 15 anos em condições especias, pode ocorrer que ele também tenha contribuido pelo mesmo período. Considerando essa situação ele já poderia aposentar-se.
-
Comentário do Osmar Franco
JUSTIFICATIVA DA BANCA PARA ANULAÇÃO DO ITEM:
Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item.
Gabarito preliminar: CERTA
Gabarito definitivo: ANULADA
-
POR ISSO FALO QUE A BANCA NÃO VAI APERTAR MUITO O SAPATO NA PROVA DO INSS,
PORQUE PODE HAVER QUE ANULE A METADE DAS QUESTÕES.
ACHO QUE O ELABORADOR DA PROVA DE 2008 FOI DEMITIDO.
-
Nåo vejo motivo para anulação.
-
creio eu que uma qanulação é uma decisão razoavel. logo porque para a concessão dessa aposentadoria especial é imprecindivel alem de se tratar de atividade perigosa que seja realizada de forma permanente não ocasional nem intermitente, esses fatores não são apenas regra geral mas exigencia para a concessão do beneficio.
-
Não sei por que foi anulada pois usa o termo apena 15 anos a questão esta errada
Lei 8.213
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta
Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde
ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme
dispuser a lei.
-
Pelos comentários aqui expostos, vi que o gabarito preliminar era: CERTO.
Discordo desse gabarito, pois, justamente por faltarem informações que justifiquem o deferimento de uma Aposentadoria Especial ao segurado em questão é que eu a marcaria como ERRADA. Um exemplo de erro, em minha opinião, é não especificar a categoria do segurado, uma vez que esse benefício não é devido a todos eles...
Devido a isso, acredito que a CESPE deveria ter alterado o Gabarito para ERRADO e não anulado a questão....
-
Não aguento mais esta propaganda! Treinamento gratuito? Sei.
-
poxa cara! vai fazer propaganda no seu face ou, melhor, na casa da sua vó.
-
Só bloquear o cara que vcs não vão mais ver essa propaganda ridícula!
-
Se não estivesse sido anulada, a resposta seria CERTO.
Pois a Aposentadoria Especial exige carência minima de 15 anos de contribuição. E para o segurado ter direito a aposentadoria especial, teria que trabalhar por no minimo, 15 anos de forma interrupta e não ocasional exposta aos agentes nocívos, exatamente o tempo de carencia minima exigida.
Questão - C
-
Os motivos utilizados pelo cespe pra anular uma questão são ridículos.
-
Marcaria errado.
Muito imaturo achar que a condição para aquisição dos três tempos de contribuição para aposentadoria especial é somente o que foi exposto; no artigo 57 deixa claro que é conforme disposto em lei.
-
Af ñ da para entender o cespe ñ anula questão óbvia que ta na acra que está errada, mas essa que ñ tem erro fazem isso. Por isso ninguém gabarita as provas uai, uma confusão danada.
-
No que se refere aos benefícios previdenciários regulamentados pela Lei n.º 8.213/1991, julgue o item subsequente. É admissível a aposentadoria especial ao segurado que detém apenas quinze anos de contribuição previdenciária, desde que tenha trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e tenha cumprido o período de carência exigido.
Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei (8.213/91), ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.
-
É admissível a aposentadoria especial ao segurado que detém apenas quinze anos de contribuição previdenciária, desde que tenha trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e tenha cumprido o período de carência exigido. CERTO
carência de 15 anos para quem trabalha em frente de produção em mineração subterrânea.
No meu entender a questão quer saber se é possível receber a aposentadoria especial tendo apenas 15 de contribuição....somente isso, não deu um caso hipotético para ser avaliado se determinado segurado faz ou não jus ao benefício, é possível? sim
-
E a cespe também não disse qual segurado. Não são todos que tem direito a aposentadoria especial.
D3048
Art. 64. A aposentadoria especial, uma vez cumprido o período de carência exigido, será devida ao segurado empregado, trabalhador avulso e contribuinte individual, este último somente quando cooperado filiado a cooperativa de trabalho ou de produção, que comprove o exercício de atividades com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou a associação desses agentes, de forma permanente, não ocasional nem intermitente, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação, durante, no mínimo, quinze, vinte ou vinte e cinco anos, e que cumprir os seguintes requisitos:
"O resultado da minha aprovação é construído todos os dias"
@concurseira_registros
-
não basta só ter 15 anos de contribuição ,tem que ter completado a idade.