-
Princípio do respeito à ordem original (ou ordem primitiva): Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva,pessoa
ou família que o produziu. (Fonte: Dicionário de Terminologia Arquivística)
Ou seja, pelo Princípio do Respeito pela Ordem Original, os documentos do fundo a tratar devem ser mantidos na ordem original instituída pela entidade produtora. Esta ordem deverá ser mantida ou reconstruída. Por consequência, o erro da questão é que o princípio faz referência explícita à ordem física.
-
(CESPE/2011-TJ-ES)
A aplicação do princípio da ordem original mantém os documentos na ordem física que eles tinham no setor de trabalho.
GAB.: ERRADO.
(CESPE/2012/ANCINE/Técnico Administrativo)
O princípio da ordem original NÃO faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem Intelectual de acumulação dos documentos.
GAB.: CORRETO.
(CESPE/2010/DPU/Arquivista)
O princípio de respeito à ordem original refere-se à ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.
GAB. ERRADO.
-
Gabarito: correto
Utilizando - se dos estudos em diplomática, Bellotto esclarece que a ordem original não é propriamente a ordem física que os documentos tinham lá no arquivo corrente, mas sim o respeito à organicidade ( uma das características essenciais do documento de arquivo), isto é, " a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento"
Fonte: Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento/Vanderlei Batista dos Santos, Humberto Celeste Innarelli, Renato Tarciso Barbosa de Sousa, organizadores; 3ª ed: Distrito Federal: SENAC, 2013. Pág. 121
-
Certo. A ordenação, por si só, já é uma operação intelectual. Já o arquivamento é considerado uma operação física.
-
A Ordem Original determina que os documentos de arquivo devem manter organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, seja ela física ou virtual (através de ferramentas de referência).
Isso porque "o todo é maior do que a soma das partes", ou seja, os documentos possuem muito mais informação do que o que está apenas registrado em seu corpo. Essa informação "extra" está explícita na relação que os documentos têm uns com os outros. E esta relação é identificada através da organização que os mesmos possuíam quando estavam nos setores de trabalho.
Portanto o item está correto.
-
Gabarito: Certo
Editado & Extraído do PDF do Professor Felipe Petrachini - ESTRATÉGIA CONCURSOS
Da ordem original (ou da ordem primitiva)
Está relacionado ao arranjo original dos arquivos, é o “princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.” (ESAF 2010).
Aliás, este princípio representa a própria garantia da organicidade dos documentos. Mantendo-se a ordem original, preservamos a intenção de que o arquivo reflita o curso das atividades da instituição a que serve.
Por fim, vale notar que a organização dispô os documentos de determinada forma, relacionando-os uns aos outros, e é isto que deve ser preservado pelo arquivista. Ou seja, referência à ordem intelectual.
-
O Princípio da Organicidade ou da ordem original é o princípio segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a
organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos com testemunho do funcionamento daquela entidade.
Observe que o conceito não orienta, simplesmente, manter o acervo da forma como é recebido, afinal pode estar desorganizado, não ser integral ou, mesmo, não ser perceptível qualquer regra efetiva de organização. Nesse sentido, o princípio da ordem original não faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem Intelectual de acumulação dos documentos. O ideal é buscar a organicidade e o contexto dos documentos de modo a permitir sua utilização como prova da execução das atividades.
Fonte: Material do Ponto.
-
-Intelectual: Análise documental no que se refere à forma, conteúdo e origem funcional dos documentos (basicamente, o arquvista deve observar o documento e extrair as informações mencionadas através do uso de seu raciocínio.
- Física: Braçal mesmo, refere-se à arrumação dos documentos nos locais corretos.
-
A Ordem Original determina que os documentos de arquivo devem manter organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, seja ela física ou virtual (através de ferramentas de referência).
Isso porque "o todo é maior do que a soma das partes", ou seja, os documentos possuem muito mais informação do que o que está apenas registrado em seu corpo. Essa informação "extra" está explícita na relação que os documentos têm uns com os outros. E esta relação é identificada através da organização que os mesmos possuíam quando estavam nos setores de trabalho.
Portanto o item está correto.
-
Os melhores comentários são aqueles que colocam questões que já caíram sobre o mesmo assunto. Obrigado Rafael Medeiros!!
-
Certo
Ordem origINal ---> ordem INtelectual
-
CERTO.
(CESPE/FUB/2015) A preservação do contexto de produção dos documentos de arquivo é obtida por meio da aplicação do princípio da ordem original. CERTO
(CESPE/FUB/2015) A aplicação do princípio da ordem original garante a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo. CERTO.
-
- Pelo Princípio da Proveniência, o(s) fundo(s) de arquivo de determinada proveniência, a tratar, não podem ser misturados com outros de diferentes proveniências.
- Pelo Princípio do Respeito pela Ordem Original os documentos do fundo a tratar devem ser mantidos na ordem original instituída pela entidade produtora. Esta ordem deverá ser mantida ou reconstruída.
-
CERTO.
Para Bellotto (2007, p.131), obedecer a ordem original não está ligada ao respeito a
ordem estrita que os documentos receberam na repartição de origem e, sim, o respeito à
organicidade, isto é, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não
propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento.
-
Me resta complementar essa informação nos meus resumos....
-
Não é a ordem física que os documentos tinham no setor de trabalho; É o respeito à organicidade; É a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos.
Gab.: CERTO
-
CERTO
A ordem original é o princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.A ordem original deve ser mantida intelectualmente.
O que é considerado ordem intelectual?
A ordem em que os documentos foram produzidos dentro de uma sequência lógica, de um contexto. Um bom exemplo são os processos de tribunais.
- Profº Ronaldo Fonseca.
-
Falou em ordem original,falou em manter a ordem intelectual de quem a criou.
-
(CESPE 2016/DPU/Arquivista)
A respeito das teorias e dos princípios de arquivologia, julgue o item a seguir.
A preservação da ordem original, defendida pelo princípio do respeito à ordem primitiva, não faz referência à ordem física, mas à ordem intelectual.
(CESPE/2011-TJ-ES)
A aplicação do princípio da ordem original mantém os documentos na ordem física que eles tinham no setor de trabalho.,
(CESPE/2012/ANCINE/Técnico Administrativo)
O princípio da ordem original NÃO faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem Intelectual de acumulação dos documentos.
(CESPE/2010/DPU/Arquivista)
O princípio de respeito à ordem original refere-se à ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.
(CESPE/FUB/2015)
A preservação do contexto de produção dos documentos de arquivo é obtida por meio da aplicação do princípio da ordem original
(CESPE/FUB/2015) A aplicação do princípio da ordem original garante a manutenção da organicidade dos documentos de arquivo.
-
Achei que houve um trocadilho, pois o princípio arquivístico é o da ordem original, porém, se considerarmos o campo semântico, não teremos uma questão errada e, por isso, acertei o gabarito (C), pois, de fato, ordem primitiva ou ordem original está relacionado à ordem intelectual e não à ordem física (meramente de local de armazenamento).
Bons estudos e avante sempre!
-
Obedecer a ordem original não está ligada ao respeito à ordem estrita que os documentos receberam na repartição de origem e, sim, o respeito à organicidade,isto é, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento. O qualquer regra efetiva de organização. O ideal é buscar a organicidade e o contexto dos documentos de modo a permitir sua utilização como prova da execução das atividades. O conceito não orienta, simplesmente, manter o acervo da forma como é recebido, afinal pode estar desorganizado, não ser integral ou, mesmo, não ser perceptível
-
eu decorei assim:
ORIGINAL-INTELECTUAL
-
Exemplo distribuição de acontecimentos dentro de um processo.
-
Usando a linguagem popular, quando um arquivista vai organizar os documentos no sentido de manter a ordem, ele utiliza o intelecto para verificar a ordem dos mesmos.
-
acabamos de falar que as bancas consideram que a ordem intelectual deve ser respeitada e não a física, certo? Há inúmeras questões, de vários anos, cobrando isso. Não se esqueça!
Resposta: certa
-
O princípio da do respeito a ordem original/ ordem primitiva/ santidade da ordem original : a ordem orgânica deve ser respeitada na organização interna de um fundo de um arquivo. Considerando parte decorrente do principio da proveniência.
-
O princípio da ordem original não diz respeito à ordem estrita que os documentos receberam na repartição de origem e, sim, o respeito á organicidade, isto é, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios, a ordem física de seu primeiro arquivamento.
Belloto.
-
A ordem original pode não utilizar essa ordem física, MAS ela faz referência, é isso que a questão pergunta.
ERRADO.
-
Lembre-se de Star Wars!
Ordem física: SW I,II, III, IV, V, VI
Ordem intelectual: SW IV, V, VI, I, II, III
-
GAB C
A ordem original- o arquivo deve conservar o arranjo original, ou seja, respeitar a ordem material e intelectual.
Fonte: PDF estratégia.
-
Queria n ter visto essa questão... Rapaz..... Até onde eu sei:
- PROVENIENCIA: Externo, intelectual.
- PRIMITIVA/SANTIDADE/ORDEMORIGINAL: Interno, físico.
Agora só sei que nada sei...