SóProvas


ID
1808461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da avaliação de documentos de arquivo, julgue o item que se segue.

À medida que os documentos são mais utilizados, cresce o seu valor primário.

Alternativas
Comentários
  • Ora, não é  diretamente proporcional a frequência de utilização e o valor primário? Não entendi. 

  • A avaliação do documento é que define prazos e destinações.

    Para tanto, existe a TABELA DE TEMPORALIDADE, instrumento que define prazos de guarda (para a fase corrente e intermediária), destinação (eliminação ou guarda permanente) e a alteração de suporte dos documentos. A tabela é elaborada pela Comissão Permanente de Avaliação e aprovada por autoridade competente.

    Fonte: Aula do professor Darlan Eterno.


  • Valor primário não está relacionado com a frequência de uso, uma vez que tanto os arquivos primários, quanto os secundários são considerados arquivos com valor primário. 

  • Bom, a princípio pensei realmente que a frequência de utilização crescia seu valor primário, mas o valor primário é o mesmo a frequência de utilização é que cresce ou diminui. Quando o documento possui maior utilização(frequência de uso) ele pertence ao arquivo corrente, no caso do documento possuir menor utilização(frequência de uso) já está em tempo de fazer sua transferência para oarquivo intermediário. Mas nessas transições o valor primário é o mesmo ele não está maior nem menor. Agora, quando o documento perde seu valor administrativo(primário) ele é eliminado ou caso possuir valor secundário(histórico) deve recolhê-lo para o arquivo permanente.     

    Gab. E  

  • Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente AdministrativoDisciplina: Arquivologia

    A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.

    GABARITO: CERTA.

    Pela lógica, o valor primário não crece, mas pode diminuir.

     

     

  • Errado,

    O erro da questão reside no fato de que os arquivos intermediários estão também dentro do valor primário que, diferentemente dos arquivos correntes, já não são tão consultados.

  • Discordo. Digamos que o documento estivesse no arq intermediario, pela baixa frequencia de consulta, digamos, ainda, que seja um processo esperando sua eleminação ou sua guarda. Imaginemos que por "n" motivos fosse solicitado sua revisão. Logo, o valor primário, administrativo, irá aumentar, pois ele será consultado diariamente. Portanto indo para o arq. corrente do setor. 

    Para entendimento diverso, pfv pode corrigir.

  • O valor primário do documento é sua importância para a atividade que o gerou. Esse valor é a própria razão de existir do documento.

    À medida em que o tempo passa e a atividade é concretizada, o documento vai perdendo sua importância administrativa, ou seja, seu valor primário vai decrescendo, até chegar o momento em que este será nulo (momento em que o documento deve ser destinado).

    Portanto o item está incorreto.
  • O valor primário do documento é sua importância para a atividade que o gerou. Esse valor é a própria razão de existir do documento.

    À medida em que o tempo passa e a atividade é concretizada, o documento vai perdendo sua importância administrativa, ou seja, seu valor primário vai decrescendo, até chegar o momento em que este será nulo (momento em que o documento deve ser destinado).

    Portanto o item está incorreto.

     

    comentários do Prof.Mayko Gomes , Professor de Arquivologia do QC.

  • Errado.

    Estamos cansados de saber que todo doc. é criado para cumprir alguma atividade. Assim, ao ser criado ele passa a ser bastante utilizado, com objetivo de cumprir suas atividades, a medida que vai sendo usado (sendo ou não com maior frequência) vai diminuindo seu valor primário. Vamos fazer uma analogia: o doc. nasce com 100% de valor primário e com o tempo vai perdendo parte do valor.

    Há exceções, como um doc. de valor intermediário que por algum motivo passa a ser mais utilizado (aumenta-se o valor primário), mas o CESPE, em mais um enunciado incompleto, exige nossa interpretação acerca da questão.

     

  • Olhem essa questão..

    (CESPE – 2014 – AGENTE ADMINISTRATIVO DA POLÍCIA FEDERAL)
    No que se refere ao gerenciamento da informacão e à gestão de
    documentos, julgue os itens subsecutivos.
    A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os
    arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário
    dos documentos.

     

    Os documentos Intermediários (ou de segunda idade) ainda precisam estar
    disponíveis para consulta. Tanto os arquivos correntes quanto os arquivos
    Intermediários possuem valor primário. Por essa razão, também se diz que
    possuem valor Primário (igual aos arquivos correntes).
    Mas o que significa valor primário? É o valor atribuído aos documentos em função do
    interesse que possam ter para o gerador do arquivo, levando-se em conta a sua
    utilidade para fins administrativos, legais e fiscais. Ora, um arquivo corrente precisa
    ser acessado com muita frequência e o intermediário, com muito menos frequência. E
    os dois possuem valor primário! E agora? Agora, quando um documento é transferido
    dos arquivos correntes para o intermediário é porque sua utilidade diminuiu. Ele
    continua importante e última, mas com valor primário menor (porque você vai precisar
    acessá-lo menos). Dizemos que os documentos dos arquivos intermediários possuem
    valor primário decrescente.

  • ERRADO 

    A MEDIDA DE USO DO DOC = AJUDA A NÃO DIMINUIR SEU VALOR PRIMÁRIO ( NÃO, O AUMENTA)

  • Também errei, mas é difícil saber onde está o erro. Vejamos:

     

    (Cespe) A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos. [Certo]

     

    (Adaptada) A transferência dos documentos dos arquivos intermediários para os arquivos correntes justifica-se pelo aumento do valor primário dos documentos. [Certo]

     

    Agora, vamos a questão:

     

    À medida que os documentos (correntes, intermediários e permanentes) são mais utilizados, cresce o seu valor primário. [Errado, pois, no caso do aumento da utilização de documentos permanentes, não há aumento do seu valor primário]

     

  • Se tivesse feito essa prova deixaria em branco fácil .

     

    Também lembrei dessa questão:

    CESPE - A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifica-se pela diminuição do valor primário dos documentos.

  • . Comentário Prof TEC CONCURSOS:


    Todo documento de arquivo nasce com valor primário em uma das suas três dimensões: VALOR ADMINISTRATIVO , VALOR JURÍDICO OU LEGAL ou VALOR FISCAL . A tendência, com o tempo, é desaparecer esse valor. A diferença encontrada é o tempo em que isso acontece. Ou seja, a permanência do valor primário para alguns documentos é rápida; em outros, o intervalo é mais longo.

     

    Concomitantemente à curva decrescente de valor primário, o documento poderá adquirir valor secundário ou não. Caso positivo, esse documento deverá ser preservado permanentemente. Caso negativo, será eliminado após o prazo de guarda no arquivo corrente ou intermediário.

     

    Assim, à medida que os documentos são mais utilizados, diminui o seu valor primário

  • Achei doidera

  • A ambiguidade é latente (tanto que o PROF. interpretou de um jeito , e os comentários de outro) 

     

    Infelizmente é por isso que o candidato tem de passar na hora da prova ao fazer um teste dessa banca MEDONHA

     

    I) à medida que são mais utilizados está no sentido de que "tem aumentada a frequência de uso" ou tem sentido de " com o passar do tempo".  Se for o segundo caso , o valor primário tende a diminuir , se for o primeiro caso o valor primário permanece o mesmo , embora sua frequência de uso aumente.

  • Vá para o comentário da Nathálya Leal .

  • Gab: ERRADO

    Há questões que nós só acertaremos na prova porque vimos em alguma prova anterior e fizemos milhões de questões incansavelmente. Depois de ter o gabarito, a lógica da assertiva fica até simpática, mas confesso que raciocinei como sendo arquivo corrente e uso frequente, aumentando-se o valor primário. No entanto, não é isso. kk

    Quanto mais eu uso, mais valor ele perde.

    ANOTADOPORRA

  •   Valor primário não está relacionado com a frequência de uso, uma vez que tanto os arquivos corrente e intermediários tem o valor primário.

       Seguindo o pensamento até mesmo o valor secundário a depender dos documentos são muito utilizados ainda.