SóProvas


ID
1808479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da teoria e da prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue o item que se segue.

A operação de arranjo é sistematizada na ordenação dos conjuntos documentais, obedecidos os critérios que respeitem a relação significativa dos conjuntos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correto
    Segundo Bellotto, a operação do arranjo resume - se à ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações(ditadas pelas tabelas de temporalidade e executadas nos arquivos correntes e intermediários), obedecendo a critérios que respeitem o caráter orgânico dos conjuntos interna e externamente.

    Fonte: Bellotto, Heloísa liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Editora FGV, 2005. Página 136


  • É SÓ LEMBRAR DO PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.

     

    GAB: CERTA.

  • Para responder essa questão, é preciso saber o que é arranjo e o que é a "relação significativa dos conjuntos" abordada no enunciado.

    Arranjo é a organização/ordenação dada aos documentos de valor secundário, ou seja, aos documentos que cumpriram as funções pelas quais foram criados e agora servem à administração e aos interessados por suas características históricas, culturais, probatórias ou informativas, nos arquivos permanentes. 

    A relação significativa entre os conjuntos documentais é dada entre a instituição, suas funções/atividades e os próprios documentos. Isso quer dizer que um documento só existe porque foi produzido no decorrer das atividades de uma instituição, ou seja, o documento é um reflexo das funções e atividades e todos terão uma relação entre si, justamente por refletirem as mesmas atividades, ainda que possuam objetivos diferentes.

    Dito isso, pode-se dizer que o arranjo é a ordenação dos documentos, desde que essa organização respeite a relação entre os conjuntos documentais. Em outras palavras, a organização dos documentos no arquivo permanente deve ser feita considerando a inter-relação entre os documentos, que é o reflexo das funções e atividades institucionais.

    Para complementar, a questão foi baseada na obra "Arquivos permanentes: tratamento documental", da Professora Heloísa Liberalli Bellotto, mais especificamente no capítulo 8, que trata da Sistemática do Arranjo. Bellotto diz:

    "A operação do arranjo resume-se à ordenação dos conjuntos documentais remanescentes das eliminações (ditadas pelas tabelas de temporalidade e executadas nos arquivos correntes e intermediários), obedecendo a critérios que respeitem o caráter orgânico dos conjuntos, interna e externamente."

    Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

    Gabarito do Professor: CERTO.