-
Certo - VALENTINI (2014)
A avaliação de um documento é feita através da análise e seleção do mesmo, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação (cria-se uma tabela de temporalidade), contribuindo, assim, para a racionalização dos arquivos.
De acordo com o dicionário brasileiro de terminologia arquivística do Arquivo Nacional, seleção é a “separação dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação, mediante critérios e técnicas previamente estabelecidos em tabela de temporalidade”.
A destinação é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhá-los à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem.
-
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Acervo e PesquisaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Avaliação de documentos;
A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais. Por meio dessa tabela, são gerenciados os prazos de guarda e definida a destinação final dos documentos.
GABARITO: CERTA.
-
Prof. Ronaldo Fonseca:
Sem a Tabela de Temporalidade, fica impossível a correta destinação dos arquivos (guarda ou eliminação, por exemplo).
-
A ausência da tabela de temporalidade na instituição dificulta a transferência e o recolhimento dos documentos de arquivo de maneira técnica e científica. Resposta: Certo.
Comentário: a tabela de temporalidade é a maneira técnica e científica para a destinação dos arquivos.
-
Tem dia que a gente amanhece assim, que nem a Rihanna: "qual é o meu nome?" - Ana Maria Braga.
-
A transferência e o recolhimento são os nomes dados à movimentação dos documentos nos arquivos correntes, intermediários ou permanentes.
A transferência se dá do arquivo corrente para o arquivo intermediário e o recolhimento acontece quando os documentos passam do arquivo corrente para o permanente, e do intermediário para o permanente.
Dica: sempre que o destinatário for o arquivo permanente, haverá um recolhimento.
Os documentos serão recolhidos ou transferidos quando a tabela de temporalidade determinar. Dessa forma, após, cumprirem as funções pelas quais foram criados no arquivo corrente, cada documento seguirá o seu curso, em tempos diferentes.
Quando não há uma tabela de temporalidade, os documentos não serão recolhidos e nem transferidos, pois é esse instrumento que define quando a movimentação irá acontecer. Essa é a maneira "técnica e científica" tratada pela questão.
O que pode ser feito é uma movimentação empírica, o que não coaduna com as técnicas arquivísticas de gestão de documentos.
Gabarito do Professor: CERTO.