SóProvas


ID
1808680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O debate a respeito do projeto ético-político no serviço social brasileiro, nos últimos anos 90, foi marcado pela recusa e crítica do conservadorismo profissional. Acerca do seu processo de construção e desafios, julgue o seguinte item.

Os fóruns de deliberação, assim como as entidades da profissão, constituem instâncias político-organizativas da profissão, por meio das quais os traços gerais do projeto profissional são reafirmados.

Alternativas
Comentários
  • Gab. CERTO.


    Texto José Paulo Netto. 

  •  É por meio dos  fóruns  consultivos  e  deliberativos  dessas  entidades  que  são  consagrados  coletivamente os traços gerais do projeto profissional, onde são reafirmados (ou não)  compromissos  e  princípios. (Neto, 2004)

  • O Projeto ético-político do Serviço Social apresenta quais os princípios e valores que balizam essa profissão e o exercício profissional, sendo considerado como uma auto-imagem da profissão. Este projeto nos informa com quem, com o que e com que tipo de sociedade a profissão está comprometida, quais as normas e as regras para a atuação profissional assim como os ideais que devem permear a formação e o exercício profissional. O Projeto profissional do Serviço Social é bastante claro com relação aos seu compromisso com a classe trabalhadora, objetivando a emancipação política e humana desta classe, a radicalização da democracia, a justiça social, a eliminação de todas as formas de exploração e o fim da opressão de uma classe sobre a outra. Além disso, este projeto possui como sustentação teórico-metodológica o pensamento marxista e realiza uma crítica a sociedade capitalista. Deste modo, pode-se afirmar que os fóruns de deliberação e as entidades que representam a profissão, espaços esses político-organizativos e democráticos de discussão, são formas de materialidade (de visibilidade) do Projeto ético-político, podendo reafirmarem ou não os valores apresentados naquele projeto. Vale ressaltar que o projeto profissional está em constante construção e é produto sócio-histórico. Além dos fóruns deliberativos e das e entidades que representam a profissão, pode-se citar como concretização do projeto ético-político do Serviço Social as leis que regulam a profissão, a formação e o exercício profissional (Lei de Regulamentação da Profissão - Lei n. 8.662/1993; LOAS - 8.742/1993; Diretrizes Curriculares dos Cursos de Serviço Social; etc) e a própria produção de conhecimento pela profissão que indica seu posicionamento, sua sustentação teórico-metodológica.Sobre essa temática ver: "O projeto ético-político do Serviço Social" de Joaquina Barata Teixeira e Marcelo Braz contido na coletânea Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais, CFESS/ABPESS, 2009. Disponível on line.


    RESPOSTA: CERTO
  • Tres componentes materializam o PEP:

    1- Produção de conhecimento no interior do Serviço Social (Como as pesquisas por ex. pensar os processos reflexivos do fazer profissional)

    2- Instância Politica Organizativa da Profissão ( Foruns)

    3- Dimensão Político da Profissão (Codigo de Etica, CF 88.etc)

     

     

  • Projeto ÉTICO-POLÍTICO

     

    -tem três dimensões 

     

    1)ASPECTO TEÓRICO: implica a produção de conhecimentos no
    âmbito da profissão

     

    2)JURÍDICO-POLÍTICO: representa o conjunto de leis, resoluções, documentos e textos políticos consagrados no meio profissional.


    3)POLÍTICO-ORGANIZATIVA: São os espaços deliberativos e consultivos da profissão
    construídos historicamente por meio dos movimentos organizados da categoria

     

     

    Gab. CERTO

  • A materialização do PEP se dá através : Pesquisa em Serviço Social (produção do conhecimento), os Fóruns deliberativos da profissão (CFESS/CRESS. ENESSO/ABEPSS)  e as dimensões político e jurídicas da profissão (CEP, Lei de Regulamentação, CF/88, Diretrizes Curriculares)

  • O projeto ético-político do Serviço Social (Barata, 2009)