SóProvas


ID
1808719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos, fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue o item a seguir.

As necessidades sociais que se apresentam ao assistente social configuram a demanda sobre a qual esse profissional deve intervir com a apresentação de propostas e a busca de soluções para as requisições do usuário do serviço social e da instituição empregadora.

Alternativas
Comentários
  • As necessidades sociais dos cidadãos, que,condicionadas pelas lutas sociais e pelas relações de poder, se transformam em demandas profissionais, re-elaboradas na optica dos empregadores no embate com os interesses dos usuarios dos serviços profissionais.

  • Alguém poderia apontar o erro da questão?

  • As necessidades sociais que se apresentam( E QUE NÃO SE APRESENTAM )ao assistente social configuram a demanda sobre a qual esse profissional deve intervir com a apresentação de propostas e a busca de soluções para as requisições do usuário do serviço social e da instituição empregadora.

  • as EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL  e nao necessidades sociais

  • Não entendi o erro da questão. 

    Questão incompleta, não é questão errada para o CESPE. 

    Alguém pode ajudar aqui? 

  • --O ÚNICO erro que eu ~~ACHO~~ está em 

    --A questão social configura a demanda sobre a qual esse profissional deve intervir com a apresentação de propostas e a busca de soluções para as requisições do usuário do serviço social e da instituição empregadora.

    --ao invés de 
    --As necessidades sociais que se apresentam ao assistente social configuram a demanda sobre a qual esse profissional deve intervir com a apresentação de propostas e a busca de soluções para as requisições do usuário do serviço social e da instituição empregadora.

    --mas não tenho certeza se isso se configura um erro de fato.
    --HELP
    --CESPE SENDO CESPE. :(

  • Entendi que o erro da questão esta em colocar o Assistente Social como "solucionador" dos problemas sociais apresentados pelos indivíduos, induzindo a uma intervenção messiânica frente as expressões da questão social.  

  • Não consegui  compreender o erro da questão ? Alguem pra dar uma luz sobreo referencial teorico ?

  • Eu não consegui também ter certeza do erro dessa questão nem encontrar conteúdo teórico. Mas acho que o que stá errado é ter colocado "e da instituição empregadora", pois nem sempre o que é bom para o usuário será bom para o patrão. É a relação capital x trabalho. Talvez eu possa ter viajado um pouco.

  • Como o colega acima, penso que o erro esta na palavra SOLUCIONADOR. Vamos indicar a questao para comentario do professor.

  • Vou colocar aqui o que entendi, espero ajudar, pq a questão parece um pouco confusa. 

    Acredito que o erro está em dizer que as necessidades apresentadas configuram as demandas que o profissional deve intervir, segundo o texto de Berencie Rojas Couto, é de autoridade do Assistente Socia identificar aquilo que irá requerer sua intervenção profissional.

    "Um dos grandes desafios hoje colocados aos assistentes sociais consiste em formular projetos que materializarão o trabalho a ser desenvolvido. Cada vez mais, é imperativo ao assistente social identificar aquilo que requer a intervenção profissional, bem como reconhecer de que forma essa intervenção irá responder às necessidades sociais que, transformadas em demandas, serão privilegiadas nos processos de trabalho nos quais a profissão é requerida. (...) Portanto, é preciso reconhecer o real compromisso da profissão com o trabalho coletivo e com o atendimento às necessidades sociais. Toda e qualquer leitura da realidade que prescindir do reconhecimento de que o trabalho do assistente social se coloca na tensão direta entre trabalho e capital corre o risco de produzir um conhecimento pragmático, descritivo, desconectado da sociedade e com as condições para a culpabilização individual de sujeitos, famílias e grupos sobre as mazelas produzidas pela sociedade capitalista." COUTO, Berenice Rojas. Formulação de projeto de trabalho profissional

  • GOSTARIA DE ENTENER..................

  • No meu entender, as demandas que se apresentam ao assistente social para sua intervenção, sempre será a questão social, caso fosse as necessidades socias como menciona a questão, os assistentes sociais teriam que ter "poderes de Super heróis", tamanha são as necessidades.

    Para completar meu racicíocinio lembro Yamamoto:" Via de mão dupla", sendo assim, o assistentente social tem que buscar soluções para os usuários ao mesmo tempo que deve atender a necessidade da entidade empregadora.

    Por isso GABARITO ERRADO

    Espero ter ajudado!

  • Gente, vou tentar ajudar aqui a partir do que eu compreendi com a afirmativa:

    " As necessidades sociais que se apresentam ao assistente social configuram a demanda sobre a qual esse profissional deve intervir com a apresentação de propostas e a busca de soluções para as requisições do usuário do serviço social e da instituição empregadora."

    A primeira parte da questão, que aboda que as necessidades sociais correspondem ao que devemos intervir está correta, o trabalho profissional esta pautado nisso aí, ach que todos concordam. O "nó" da questão esta na segunda parte (que grifei aí acima), pois "buscar soluções" ficaria meio tosco, visto que não vamos solucionar as quesões postas (não vamos ser messiânicas ou fatalistas como bem lembra Iamamoto lá no Livro "Renovação e conservadorismo") e o prrincipal erro que notei foi que atenderiamos as requisições do Usuário e da Instituição empregadora.

    Notem que no exto do Código de ètica de 1993 tá lá expresso "de que lado estamos" enquanto profissionais: estamos do lado da classe trabalhadora, dos nossos unuários. Apesar de sermos contratados e  remunerados pela Instituição empregadora, não estamos para atnder as dmandas desta, que na maioria das vezes colabora para a exloração do trabalhador, que busca na contratação do Assistente Social um meio de manutenção do satus quo, pensam que seremos asm oças boazinhas que ajudarão a manter s usuários quietos e a-criticos. Percebam que, enquanto profissionais, estamos numa constante contradição entre agir de acordo com  que o emregador espera  as necessidads dos usuarios e o código de ética nos mostra de que lado devemos estar.

    É isso.

  • Concordo com os comentários das colegas Danila Infante e kassia barbosa. Acrescento ainda que, REQUISIÇÕES DO USUÁRIO E DA INSTITUIÇÃO?
    O significado literal da palavra requisitar é imperativo, o A.S tem autonomia para intervenção. Além dos erros comentado pelas colegas penso que esse é mais um.

  • Essa é umas daquelas questões que não se cala ,até que se encontre uma resposta.

    Chega de conversa mole  e vamos ao que interessa ;P

    Com base nos estudos de Guerra (2009), a questão social esta sendo entendida como “expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e do seu ingresso no cenário da sociedade, exigindo seu reconhecimento enquanto classe por parte do empresariado e do Estado” (Iamamoto e Carvalho, 1982:77; Ver também Netto, 1992 e, especialmente, 2001). É no estágio monopolista do capitalismo, dadas às características que lhe são peculiares, que a questão social vai se tornando objeto de intervenção sistemática e contínua do Estado. Com isso, instaura-se um espaço determinado na divisão social e técnica do trabalho para o Serviço Social (bem como para outras profissões). A utilidade social de uma profissão advém das necessidade sociais. Numa ordem social constituída de duas classes fundamentais (que se dividem em camadas ou segmentos) tais necessidades, vinculadas ao capital e/ou ao trabalho, são não apenas diferentes mas antagônicas. A utilidade social da profissão está em responder às necessidades das classes sociais, que se transformam, por meio de muitas MEDIAÇÕES, em demandas para a profissão. Estas são respostas QUALIFICADAS E INSTITUCIONALIZADAS, para o que, além de uma formação social especializada, devem ter seu significado social reconhecido pelas classes sociais fundamentais (capitalistas e trabalhadores). Considerando que o espaço sócio-ocupacional de qualquer profissão, neste caso do Serviço Social, é criado pela existência de tais necessidades sociais e que historicamente a profissão adquire este espaço quando o Estado passa a interferir sistematicamente nas refrações da questão social, institucionalmente transformada em questões sociais (Netto, 1992), através de uma determinada modalidade histórica de enfrentamento das mesmas: as políticas sociais, pode-se conceber que as políticas e os serviço sociais constituem-se nos espaços sócio-ocupacionais para os assistentes sociais.

     

  • Ainda bem que errei a questão, do contrário não pegaria aula nos comentários dos colegas. <3

  • Questão mega confusa, compartilho da ideia de alguns colegas em que o erro se trata de necessidades sociais, uma vez que expõe a questão social (nossa matéria prima).

     

    Vamos indicar para comentário.

     

    Bom estudo!

  • O erro deve está em: "As necessidades sociais."

    O certo seria Questão Social ou expressão da questão social.

  • Concordo Marileia, de qualquer forma indiquei ao comentário do professor...

  • Concordo com a maioria dos colegas quanto à colocação de "necessidades sociais" e quanto ao atendimento das requisições dos usuários juntamente com as da instituição empregadora. Vou indicar para comentário também.

  • Gabarito Errado

    Conforme Potyara Pereira, Concretizar direitos sociais significa prestar à população usuária, como dever do Estado, um conjunto de benefícios e serviços que lhe é devido, em respostas às suas necessidades sociais. O compromisso primeiro é com o usuário, e não com a instituição empregadora como afirma a questão. 

  • Lou Brito foi simples e certeira... pronto...

  • Acredito que o erro da questão esteja justamente em colocar às necessidades sociais como objeto de intervenção do serviço social, quando segundo a literatura são as expressões da questão social. Porque de certa forma o assistente social tem sim em que alguma medida também dar resposta as demandas da instituição.