-
O "liberal" Sir Beveridge, assim, torna-se o autor de um aspecto do welfare state inglês, qual seja, o da seguridade social, como indica em seu relatório Social Insurance and Allied Services.8 Na interpretação de Marshall, o Plano Beveridge consistiu em fazer uma fusão das medidas esparsas já existentes, ampliar e consolidar os vários planos de seguro social, padronizar os benefícios e incluir novos benefícios como seguro acidente de trabalho, abono familiar ou salário família, seguro desemprego e outros seis auxílios sociais: auxílio funeral, auxílio maternidade, abono nupcial, benefícios para esposas abandonadas, assistência às donas de casa enfermas e auxílio-treinamento para os que trabalhavam por conta própria (BEVERIDGE, 1942:7-9 & MARSHALL, 1967:99).9 Cabe ainda precisar que o termo social security, popularizado e universalizado após sua incorporação no Plano Beveridge, contudo, foi utilizado oficialmente pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1935, pelo Governo Roosevelt em seu Social Security Act , mas com sentido bastante restritivo em relação àquele atribuído posteriormente por Beveridge (ROSANVALLON, 1981 & LESEMANN, 1988).
Implicações da reforma da previdência na seguridade social brasileira
Ivanete Boschetti
Universidade de Brasília
-
Beveridge não previu a fragmentação, pelo contrário, a integração do conjunto de medidas assistenciais.
-
O "liberal" Beveridge, tornou o autor de um aspecto do welfare state inglês, qual seja, o da seguridade social, integrou o conjunto de medidas assistenciais
-
No sistema beveridgiano, os direitos têm caráter universal, destinados a todos os cidadãos incondicionalmente ou submetidos a condições de recursos, mas garantindo mínimos sociais a todos em condições de necessidade. Os princípios fundamentais são a unificação institucional e uniformização dos benefícios (BEVERIDGE, 1943; CASTEL, 1998).
extraído de: Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. Ivanete Boschetti. Livro: Serviço Social: Direitos sociais e Competências Profissionais. CFESS, 2009.
-
Resposta---E
No Sistema Beveridgiano os direitos tinham caratér universal.
Princípios fundamentais: unificação institucional e uniformização dos benefícios.
-
A dica é só relacionar beveredgiano com assistência social
-
Pelo contrários, os princípios basilares do Beveridgianismo é a unificação institucional e a uniformização dos benefícios.