SóProvas


ID
1808797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os fundamentos e argumentos teóricos, históricos e políticos presentes nas abordagens das políticas sociais, julgue o item que se segue.

O modelo bismarquiano de proteção social é caracterizado pelo pré-pagamento de contribuições (seguro obrigatório), o que garante a proteção e a segurança de rendimento mínimo e de cobertura de determinadas situações como doença e desemprego.

Alternativas
Comentários
  • O modelo Bismarquiano de proteção social, de seguridade social, é baseado numa lógica contratualista (a seguridade social como um contrato), onde o acesso à seguridade social se dava apenas através de uma contribuição (seguro obrigatório). Surge no período concorrencial do capitalismo e dentro de uma lógica LIBERAL. Modelo Bismarquiano não compactua com a AMPLA PROTEÇÃO e sim com sistemas de benefícios fragmentados e montados para atender apenas determinados segmentos de trabalhadores. No modelo bismarquiano a lógica do seguro social é a lógica do contrato, ou seja, não há universalização dos direitos

  • Gabarito C

    -

    No modelo bismarquiano é a forma de contrato = RGPS

  • As políticas de seguridade social em nível mundial são geralmente analisadas sob duas óticas distintas: a primeira delas é orientada na concepção de Bismarck[1] e a segunda no modelo beveridgiano[2]. Essas duas concepções se distinguem pelo caráter, pela forma de contribuição e pelo financiamento dos sistemas de seguridade social. O modelo bismarckiano é caracterizado pela contribuição individual[3] como critério para o aferimento de benefícios, valendo também para a aposentadoria. Os que não puderam contribuir com o sistema previdenciário ficam sem receber o benefício da aposentadoria. Aos que não recebem nenhum tipo de benefício, seja por que não terem tido condições de contribuir ou por não haver outras formas de assistência, resta o apoio da família e/ou da igreja[4] como provedoras da aposentadoria dos idosos[5].

    O modelo beveridgiano, por outro lado, caracteriza-se pelo seu caráter universal, não exigindo contribuição individual anterior para a obtenção de um benefício básico, aferindo o direito ao benefício pela característica definidora da cidadania, ou seja, o simples fato da pessoa ter nascido ou possuir a cidadania de um determinado país. O financiamento dos programas de caráter universal não se dá via contribuições individuais, mas por tributos gerais. Em virtude disso, esse modelo é tido como mais justo por incorporar mecanismos redistributivos. 

    Por CLÓVIS ZIMMERMANN. Revista Espaçco Acadêmico. N 48. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/048/48czimmermann.htm

     

  • Dica:

    BismarCkiano = C de contribuição para receber o benefício

    BeveriDgiano = D de direito ao benefício :)